Especial/ Diabetes

Cuidado especializado é fator essencial ao tratar diabetes

Além da assistência familiar e acompanhamento médico, cuidadores domiciliares são alternativas para garantir a saúde de diabéticos com mais de 60 anos; a Cuidare oferece serviços desses profissionais

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Taciana Lima, enfermeira e diretora da Cuidare, destaca a importância do trabalho do cuidador de idoso
Taciana Lima, enfermeira e diretora da Cuidare, destaca a importância do trabalho do cuidador de idoso (Taciana Lima Cuidare)

São Luís - O diabetes é uma doença grave e, assim que diagnosticada, exige acompanhamento e cuidados que devem ser mantidos pela vida inteira. Além das diversas especialidades médicas que precisam ser consultadas para evitar ou controlar complicações, o diabético deve manter rotinas que vão desde a verificação das taxas glicêmicas à prática regular de atividades físicas e alimentação equilibrada, principalmente para pacientes com mais de 60 anos.

Garantir a qualidade de vida nestes casos requer comprometimento tanto da pessoa com diabetes quanto da família, o que, devido à rotina agitada, nem sempre é viável. Para assegurar que os cuidados sejam mantidos, uma opção muito procurada atualmente é contar com o apoio de cuidadores especializados. Um cuidador bem orientado pode dar várias contribuições para melhorar a qualidade de vida da pessoa portadora da doença.

O diabetes é uma patologia caracterizada, entre outras coisas, pelo risco de diversas complicações agudas e crônicas, capazes de causar perda de visão, insuficiência renal e até amputação de membros, tornando essenciais as mudanças de hábitos na vida do paciente para que, assim, sejam evitados maiores problemas, como explicou a enfermeira e diretora da Cuidare, Taciana Lima.

“É de suma importância a prática de atividades físicas em qualquer faixa etária, principalmente no diagnóstico do diabetes. Os exercícios auxiliam no controle da doença, evitando complicações e garantindo qualidade de vida ao paciente. A Cuidare dispõe de cuidadores capacitados para atender a essas e outras necessidades, além de promover a independência do idoso”, esclareceu.

Cuidador

Como explicou Taciana Lima, o trabalho do cuidador para pessoas com diabetes é diversificado, podendo oferecer desde implementação de dietas saudáveis ao estímulo à prática de atividade física regular, conforme as recomendações dos médicos que atendem o paciente e sua família. Além disso, o cuidador pode ser responsável, também, por supervisionar ou executar a higiene adequada e inspeção da pele do assistido para identificar possíveis focos de possíveis lesões e minimizar a ocorrência de início de úlceras que, geralmente, são de difícil cicatrização e, até mesmo, o cuidado emocional com o paciente.

“Prestamos assistência voltada à rotina diária do nosso assistido com atenção na alimentação adequada, administração correta dos medicamentos prescritos por seu médico, massagem de conforto para garantir uma pele integra, boa higiene bucal e corporal, atividades físicas. Além de garantir segurança emocional e integração social, pois é fundamental para a pessoa com o diagnóstico de diabetes não se expor ao estresse”, destacou Taciana Lima.

E, assim como os serviços prestados, a empresa possui planos específicos conforme as necessidades de cada assistido, com serviços que podem ser adaptados conforme solicitação médica e perfil do idoso, garantindo, assim, uma cobertura cada vez maior de cuidados especializados e humanizados, como ressaltou a diretora.

“A Cuidare - Cuidadores de Pessoas é uma empresa de nível nacional experiente em cuidados especiais. Todos os nossos cuidadores são qualificados e altamente capacitados, possuem curso técnico em enfermagem e têm experiência no mercado para atender pessoas com qualquer tipo de diagnóstico, garantindo um atendimento de qualidade para os assistidos. Nossa missão é oferecer sempre os melhores profissionais, com o objetivo de preservar a saúde e bem-estar de quem você ama, garantindo assim segurança, confiabilidade e tranquilidade para você e sua família”, frisou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.