Universidade

Natalino Salgado é empossado em Brasília como reitor da UFMA

O professor e médico foi empossado na tarde de ontem, 12, pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, em Brasília; a transmissão do cargo acontecerá nesta quarta-feira, 13, na Universidade Federal do Maranhão, Campus do Bacanga

Nelson Melo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Natalino Salgado Filho assina seu termo de posse como reitor da Universidade Federal do Maranhão
Natalino Salgado Filho assina seu termo de posse como reitor da Universidade Federal do Maranhão (Divulgação/MEC)

Em cerimônia ocorrida na tarde de ontem, 12, o professor doutor Natalino Salgado Filho foi empossado pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, em Brasília, como reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em seu terceiro mandato. O médico, que nasceu em Cururupu, na Baixada Maranhense, permanecerá à frente da instituição acadêmica durante os próximos quatro anos. Um de seus projetos é fomentar o empreendedorismo entre os alunos e concluir obras paralisadas.

A posse do professor Natalino Salgado, que é membro da Academia Maranhense de Letras (AML) e da Academia Maranhense de Medicina, ocorreu na sede do Ministério da Educação (MEC), por volta das 14h. Em seu discurso, o médico frisou que, em suas gestões como reitor da UFMA nos mandatos anteriores, atuou sem viés ideológico ou partidário. “Em oito anos como reitor, deixei de lado uma profícua carreira como empreendedor na iniciativa privada”, declarou.

O ministro da Educação também se manifestou na cerimônia. “Não preciso nem destacar a importância da Universidade Federal do Maranhão. São 40 mil pessoas envolvidas e um grande orçamento”, expressou Abraham Weintraub. Participaram da posse, também, o secretário de Educação Superior do MEC, Arnaldo Lima; o vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão (PRB); os deputados federais eleitos pelo estado Aluisio Mendes (PSC), Edilázio Júnior (PSD), Eduardo Braide (PMN) e João Marcelo Souza (MDB). Prestigiou, ainda, o presidente da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez.
A transmissão do cargo de reitor ocorrerá hoje, 13, às 18h, na UFMA, Campus do Bacanga, em São Luís. Nas eleições que aconteceram na instituição, o médico Natalino Salgado recebeu 60% dos votos, entre alunos, professores e técnicos da instituição. O vice-reitor é o professor doutor Alan Kardec Barros.

Equipe técnica
Para esse terceiro mandato, Natalino Salgado já escolheu sua equipe técnica. Na lista, há Isabel Ibarra Cabrera, na pró-reitora de Ensino (Proen); Fernando Carvalho Silva, pró-reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-graduação e Internacionalização (AGEUFMA); Josefa Bentivi Andrade (Zefinha Bentivi), pró-reitora de Extensão e Cultura (Proec); Leonardo Silva Soares, pró-reitor de Assistência Estudantil (PROAES); Walber Lins Pontes, pró-reitor de Planejamento, Gestão e Transparência (PPGT), e Joyce Santos Lages, superintendente do Hospital Universitário (HU-Ufma/Ebserh).

Os outros nomes são Vilma Moares Heluy, pró-reitora de Gestão de Pessoas (Progep); Marize Barros Rocha Aranha, chefe de Gabinete; Wener Miranda Teixeira dos Santos, superintendente de Infraestrutura; Ana Emília Figueiredo de Oliveira, Diretoria Interdisciplinar de Tecnologias na Educação (DINTE); Anílton Bezerra Maia, Superintendência de Informação, Sistemas e Tecnologia; Arkley Marques Bandeira, assessor de Relações Interinstitucionais; Sonia Maria Correa Pereira Mugschl, assessora de Gabinete; Antonio Fernando de Jesus Oliveira Silva, superintendente de Comunicação e Eventos; e Cecília Maria da Costa Leite, diretora da TV UFMA.

Projetos do reitor
Nomeado pelo presidente da República Jair Bolsonaro (PSL) no dia 7 de novembro como novo reitor da UFMA, o professor Natalino Salgado Filho disse que já tem projetos para o desenvolvimento da pesquisa, ensino e extensão da instituição. Ele frisou que vai trabalhar em várias dimensões, incluindo a de infraestrutura, para concluir as obras paralisadas, e a de empreendedorismo, com o intuito de gerar experiência de interação com o setor industrial.

Natalino Salgado declarou que, para esse terceiro mandato como reitor da UFMA, o investimento será em vários aspectos, a fim de melhorar a autoestima dos funcionários, professores e alunos, isto é, toda a comunidade acadêmica. Um deles é dar continuidade às obras que estão paralisadas na universidade. O objetivo é valorizar o ambiente de trabalho e de ensino, para beneficiar o corpo docente e discente.

“A dimensão da infraestrutura é muito importante. É lá que se desenvolvem atividades acadêmicas, culturais. A outra dimensão é a de um planejamento estratégico de manutenção predial, porque, nesses últimos quatro anos, não houve um projeto de captação de recursos para concluir essas obras, que ficaram abandonadas. Nós precisamos concluí-las. Então, vamos trabalhar em um projeto para concluir essas obras e para a manutenção”, ressaltou Natalino Salgado. Formado em Medicina na UFMA na década de 1970, o novo reitor explicou que pretende criar condições para o desenvolvimento das atividades acadêmicas.

Expansão da UFMA
Dentre seus projetos, o professor Natalino Salgado objetiva trabalhar intensamente na expansão da universidade. De acordo com ele, durante seus mandatos anteriores como reitor da UFMA, a instituição acadêmica vivenciou um crescimento significativo, sobretudo em direção ao interior maranhense. “Quando assumi a universidade, ela era focada somente em São Luís, na sede, ou seja, no Bacanga. Havia pouco mais de 40 cursos. Nós fizemos a expansão na capital, e, principalmente, no continente, nos interiores, o que a tornou multicampi”, destacou o médico, que é mestre e doutor em Nefrologia pela Universidade Federal de São Paulo.

“Com a adesão ao Enem, essa nova realidade permitiu que esses jovens ficassem nos seus próprios municípios onde estão os campi, para não terem que sair em direção à capital”, completou o novo reitor. Segundo Natalino Salgado, a quantidade de cursos dobrou em suas gestões anteriores, passando de 40 para mais de 90.

Autor de 18 livros, Natalino Salgado revelou que implementou novas licenciaturas na universidade, com um modelo pedagógico de qualidade, em todos os campi da instituição, o que possibilitou a formação de professores. “Nós temos no Brasil um colapso de professores. Muitos não têm ainda a sua graduação. Outros estão tendo atividades de disciplinas diferentes de suas formações. Por este motivo, a UFMA precisa dar a sua contribuição. Nós fizemos isso e fizemos bem, tanto que os cursos se consolidaram no continente”, comentou o reitor.

Pesquisas

De acordo com ele, a UFMA se consolidou no continente e hoje desenvolve pesquisas. Grande parte dos professores, nesse cenário, se destacou com mestrados e doutorados. “Há alguns anos, a universidade era muito tímida, sem produção de ciências, não havia segurança. Não atendia aos pré-requisitos de uma universidade, que precisa ser detentora do conhecimento, produzir, inovar e ajudar no desenvolvimento do País”, disse Salgado. Conforme frisou, a UFMA cresceu bastante quando ele esteve à frente. O médico objetiva retomar esse desenvolvimento, em todas as esferas.

Ele relembrou que criou o Bacharelado Interdisciplinar, época em que vários cursos que não havia na UFMA surgiram, como o de Engenharia Civil. Esse processo, segundo o professor, aconteceu na capital e no interior. Um projeto ambicioso do professor pretende incentivar o empreendedorismo na UFMA. Na visão dele, a universidade não pode ficar fechada, para que os alunos tenham esse conhecimento imprescindível para o desenvolvimento econômico do Brasil. “É necessário criar uma cultura empreendedora, de inovação, para fazer com que os universitários ganhem essa experiência de criar essas incubadoras a partir dessa realidade, de interagir com a indústria, com o mundo lá fora”, destacou Natalino Salgado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.