Exposição

Experiência sensorial e poética

Exposição "O Grande Veleiro" fica aberta ao público até o dia 13 de dezembro, na Galeria de Arte do Sesc Centro, com horário de visitação das 9h às 17h

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Um dos trabalhos que compõem a exposição
Um dos trabalhos que compõem a exposição (Veleiro )

São Luís - Inspirada na vida e obra do artista plástico Arthur Bispo do Rosário, a exposição “O Grande Veleiro” está em cartaz na Galeria de Arte do Sesc Centro até o dia 13 de dezembro, aberta para visitação das 9h às 17h. Interativa, a exposição é constituída por estações multissensoriais que buscam apresentar ao público, novos olhares sobre a arte e a cultura. Arthur Bispo do Rosário é um dos artistas de maior referência na arte contemporânea brasileira.

“O Grande Veleiro” possibilita que os visitantes embarquem nas aventuras do marinheiro-artista e desenvolvam atividades educativas e recreativas interdisciplinares, atuando entre literatura, música, arte popular, história, história da arte, ciências e pedagogia. O público interage com os diversos elementos que constituem a vida e a obra poética de Arthur Bispo do Rosário. São estações multisensoriais, que levam o visitante a vivenciar o universo de Bispo do Rosário embarcando, como marinheiros, na descoberta de novos olhares sobre a arte e cultura na imensidão poética do artista.

Além da exposição, o Sesc promoveu a oficina gratuita “Arthur Bispo do Rosário: Inventários de Utopias”, mediada pela educadora, pesquisadora e curadora pedagógica do Museu Bispo do Rosário de Arte Contemporânea, Diana Kolker.

Lixo

Conhecido como louco por uns e gênio por outros, Bispo do Rosário, natural de Sergipe, passou a maior parte de sua vida, cerca de 50 anos, em hospitais psiquiátricos, onde começou a construir objetos utilizando lixo e sucata. Os navios são um dos temas mais abordados nas obras do artista, que foi marinheiro em sua juventude.

O artista levanta controvérsias. Foi considerado louco por alguns e gênio por outros. O trabalho do artista foi classificado como arte vanguardista e comparado à obra de Marcel Duchamp, um dos principais expoentes da vanguarda artística europeia do início do século XX. O título da exposição se dá pelo uso frequente que Bispo fez em suas criações de navios, fruto de sua experiência como marinheiro na juventude.

“O Grande Veleiro” integra o projeto Arte SESC, que desde 1981 promove a circulação nacional de mostras artísticas, alcançando o interior do Brasil. Nos últimos anos, o projeto se voltou para a arte contemporânea, permitindo contato do público com obras de artistas como Beatriz Milhazes, Nuno Ramos, entre outros. A mostra já percorreu as cidades de Sergipe, Rio de Janeiro, Crato e Juazeiro do Norte.

Serviço

O quê

Exposição “O Grande Veleiro”

Quando

Até o dia 13 de dezembro

Onde

Galeria de Arte do Sesc Centro

Entrada franca

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.