Revisão

Após Aulão, candidatos esperam a próxima etapa

Primeira revisão, promovida pelo Grupo Mirante e parceiros, ocorreu no Cinesystem, Rio Anil Shopping; no dia 9, o foco serão as Ciências da Natureza e Matemática

Nelson Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22

Os 400 inscritos no Aulão Presencial, promovido pelo Grupo Mirante, em parceria com o Curso One, Colégio Upaon-Açu e Faculdade Pitágoras, já estão aguardando, com muita expectativa, a segunda etapa do projeto, que acontecerá no próximo sábado, 9. Agora, a revisão terá como foco a área de Exatas, seguindo o roteiro de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), voltado a Ciências da Natureza e Matemática.

No sábado, 2, o Grupo Mirante realizou a primeira fase do projeto “Revisão Enem”, no Cinesystem, Rio Anil Shopping, em São Luís. Na ocasião, o Aulão foi direcionado para questões de Ciências Humanas, linguagens e Redação, temas da prova do Enem no domingo, 3, em sua primeira etapa. Confiantes e em clima de interação, os candidatos receberam orientações e dicas importantes de professores gabaritados, que transmitiram os conteúdos de tal forma que facilitasse a assimilação.

Nos momentos que antecederam a revisão, os candidatos relaxaram o corpo com alongamentos e aquecimento, em movimentos orientados pela educadora física Denise Performance. Antes, porém, houve a apresentação de Max Paviani, apresentador do programa “Daqui”, da TV Mirante. Depois do instante de descontração, iniciou-se o Aulão. Na sala do cinema, o público evitava até piscar diante da tela, para não perder um detalhe do que estava sendo ministrado pelos docentes.

Para quem faria a prova do Enem na primeira etapa, o Aulão presencial se tornou fundamental não apenas na compreensão dos conteúdos, como, também, no alívio da tensão. “Os professores são maravilhosos. Eles nos dão assistência. Eu me sinto muito acolhida. Estou tentando ficar tranquila, porque se ficarmos nervosos, podemos esquecer o assunto na hora da prova”, declarou Emilly Sued, que sonha cursar Farmácia.

Os professores selecionados para o Aulão possuem excelentes currículos. Para eles, uma revisão sempre tem sua importância, uma vez que um bom desempenho na prova do Enem não depende apenas da combinação entre estudos e concentração. É necessária uma boa preparação para fixar o conteúdo adequadamente. Assim sendo, uma rotina de estudos facilita esse caminho para o sucesso diante das questões do Exame.

O professor de História Elvis John entende que a revisão é fundamental para que o candidato não perca o foco. “Sem sombra de dúvidas, trabalha a questão da concentração. Assim, o aluno treina o cérebro para assimilar os conteúdos com mais eficiência. Aqui, nesse Aulão, as dúvidas serão esclarecidas. Tem que perguntar, indagar, isso é benéfico. Por este motivo, o Grupo Mirante e os parceiros desse projeto estão de parabéns”, enfatizou o docente.

De igual modo, também avaliaram, dessa forma, os professores Rudrigo Sérgio e Alvaro Maio, de Geografia e História, respectivamente. Eles analisaram que a revisão atua na parte cognitiva e na emocional do candidato, porque o aluno aprende e, ao mesmo tempo, fica mais confiante para responder as questões do Enem.

Múltiplas plataformas

Segundo Gustavo Santana, gerente de Comunicação do Grupo Mirante, esta já é a segunda edição do projeto “Revisão Enem”, que é realizado sob múltiplas plataformas, como radioaulas e videoaulas. “Além de informar e entreter, a gente também busca se aproximar das comunidades, a fim de proporcionar às pessoas experiência e conhecimento. Sabemos das dificuldades para a vida de muitos estudantes. Então, esse momento é importante demais para cada um deles”, frisou ele.

De acordo com Gustavo Santana, 400 pessoas se inscreveram para a revisão, que tem como um dos realizadores o Jornal O Estado, assim como a Mirante AM e o Imirante.com. “São aulas de qualidade, de cursos renomados da capital. No próximo sábado, a revisão será no mesmo horário, no mesmo lugar. São as mesmas pessoas inscritas. A gente espera que todos saiam com muita informação e preparados para se saírem bem nas provas”, explicou o gerente de Comunicação do Grupo Mirante.

Prova de Exatas
No próximo domingo, 10, será realizada a segunda etapa do Enem. Serão aplicadas questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias / Matemática e suas Tecnologias. O candidato, assim como na primeira fase do Exame, deve apresentar um documento de identificação original, oficial e com foto. São válidos documentos como Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com fotografia, Certificado de Reservista, Passaporte e Carteira de Trabalho.

Para a prova, serão aceitas somente canetas esferográficas de tinta preta, fabricada em material transparente. Apesar de não obrigatório, é aconselhável levar o Cartão de Confirmação da Inscrição. É proibido o uso de materiais como corretivo, borracha, lápis, livros, manuais, régua, óculos escuros, calculadoras, smartphone, tablets, fones de ouvido, caneta de material não transparente, chave com alarme e artigo de chapelaria.

Antes de entrar na sala, o candidato receberá um envelope porta-objetos, para guardar todos os itens listados como “proibidos”. Esse envelope deve ser colocado debaixo da carteira, com eletrônicos (como o celular) desligados. A abertura dos portões será às 12h (horário de Brasília), e serão fechados às 13h. A prova será iniciada às 13h30. Diferentemente do primeiro dia do Enem, o término da prova será 18h30, e não às 19h.

O Cartão-Resposta e a Folha de Redação terão o nome do candidato, e virão encartados no Caderno de Questões. Serão entregues a partir das 13h. Depois desse horário, será proibido ir ao banheiro sozinho.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.