Faccionados

Polícia vê ligação de facções em oito crimes na Região Metropolitana de SL

Na última ocorrência, um duplo homicídio na Estrada de Santana, quatro suspeitos foram presos; em relação aos outros assassinatos ninguém até agora foi identificado

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Duplo homicídio na Estrada de Santana com prisão de quatro faccionados
Duplo homicídio na Estrada de Santana com prisão de quatro faccionados (Homicidio)

SÃO LUÍS - Uma facção criminosa estaria praticando ações bárbaras na Região Metropolitana de São Luís, principalmente assassinatos com requintes de crueldade. Segundo a polícia, dos 17 homicídios dolosos ocorridos este mês na Ilha, oito tiveram a participação direta de “faccionados”. O último caso ocorreu na noite de quarta-feira, 16, na Estrada de Santana, área da Cidade Olímpica. As vítimas foram Jardeilson Silva Costa, de 22 anos, e Dalvis Costa, de 32 anos, que eram cunhados e moravam na localidade.

As vítimas estariam retornando do trabalho quando foram abordadas em uma barreira organizada por faccionados que estavam praticando assaltos. Como a dupla reagiu, foi baleada em via pública e morreu no local. Os criminosos, após praticarem o crime, fugiram em um veículo prata.

Na manhã quinta-feira, 17, policiais militares realizaram um cerco policial na região e conseguiram prender quatro suspeitos desse duplo homicídio. Domilson Alves Matos, Aurio Costa Abreu, Wesley dos Santos Neves e João Vitor Neves Barbosa foram apresentados na delegacia.

Com os quatro suspeitos foram apreendidos uma submetralhadora, dois revólveres, três coletes balísticos e 19 munições de calibres diversos. A polícia também informou que Wesley Neves e João Barbosa haviam sido beneficiados com a saída temporária dos Dia das Mães e não retornaram ao Complexo Penitenciário de Pedrinhas no prazo estabelecido pelo Poder Judiciário.

Mais ocorrências

A polícia ainda registrou no último dia 3 mais dois assassinatos, que foram praticados por faccionados na área da Cidade Olímpica. Um dos casos aconteceu pela manhã e teve como vítima o ex-presidiário Auro Abreu, de 52 anos. Ele foi abordado dentro do seu veículo, um Fiat Strada prata, de placas não identificadas, na avenida dos Agricultores.

A vítima foi alvejada na cabeça e no tórax e morreu no local. Os acusados fugiram em um veículo preto. Segundo a polícia, a vítima tinha passagem pelos crimes de falsificação de moeda e tráfico de droga. Ela havia deixado o Complexo Penitenciário de Pedrinhas no dia 27 de agosto deste ano.

Já a noite do mesmo dia, os faccionados voltaram a agir e assassinaram a tiros João Garcês de Almeida, de 35 anos e fugiram de bicicleta. Os dois assassinatos estão sendo investigados pela Superintendência de Homicídios e Proteção a Pessoas (SHPP), mas ainda não tem registro de identificação dos criminosos.

Execução

Na manhã do dia 13 deste mês, a polícia registrou uma execução praticada por integrantes de uma facção criminosa, na rua Sol Nascente, na Vila Riod, área da Santa Clara. A vítima Hairlon Correa, de 18 anos, que foi morta com cinco tiros em via pública. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas ao chegarem a vítima já estava sem vida.

Os moradores da área, que presenciaram a ação criminosa, declararam para a polícia que os acusados fugiram em um veículo Gol cinza. Guarnições da Polícia Militar foram chamadas e realizaram rondas pela localidade, mas não conseguiram prender os suspeitos.

Degolado

O delegado Walter Wanderley informou que o corpo de Allan Cristian Silva e Silva, de 17 anos, foi encontrado em estado de putrefação no dia 8 deste mês em uma área de matagal, na Alonso Costa, em São José de Ribamar.

O corpo do adolescente estava com mais de 40 golpes de faca pelo corpo, principalmente nas costas. As mãos da vítima estavam amarradas e os pés tinham sido cortados. A cabeça foi achada a 300 metros do corpo. Ainda no local havia duas armas brancas sujas de sangue que foram apreendidas e levadas para a perícia no Instituto de Criminalística (Icrim).

Walter Wanderley declarou que a vítima era moradora da região e estava desaparecida desde o dia 6 deste mês. O crime teria sido praticado por faccionados e três suspeitos foram conduzidos para a delegacia de Polícia Civil do Araçagi onde ouvidos pelo delegado.

Frentista

No início da noite do dia 7, foi executado o frentista Denilson Chrislley Oliveira de Sousa, de 24 anos, em um posto de combustível, na Avenida Lourenço Vieira da Silva, no São Cristóvão. De acordo com a polícia, o crime foi cometido por dois faccionados e estavam em uma motocicleta de marca e placa não identificadas.

A polícia informou ainda que a vítima era integrante de facção e tinha sido presa no dia 6 de março deste ano em um evento, no São Raimundo, portando uma arma de fogo municiada. Ela também respondia por roubo qualificado. A SHPP investiga o caso.

Nova facção

De acordo com a polícia, Washington Luís Souza Martins Santos, de 31 anos, foi assassinado no último dia 15 nas proximidades do condomínio Eco Tajaçuaba, área da Santa Bárbara, zona rural da capital, por integrantes de uma nova facção criminosa, denominada “Neutros”. A vítima teria furtado uma motocicleta nessa localidade e acabou sendo sentenciado de morte pelo “Tribunal do Crime”. Mais de 10 criminosos participaram desse ato bárbaro.

O repórter do O Estado e pesquisador da área criminal, Nelson Melo, informou que os “Neutros” tem ligação com a facção “Família do Norte (FDN), que tem como base no estado do Amazonas. A maioria de seus integrantes são antigos membros do Comando Organizado do Maranhão (COM).

Número

8

é o número de pessoas assassinadas este mês na Região Metropolitana de São Luís, segundo a polícia, por faccionados

Entenda

Vítimas de faccionados este mês na Ilha

Cidade Olímpica: Jardeilson Silva Costa, Dalvis Costa, Auro Abreu e João Garcês de Almeida

Vila Riod: Hairlon Correa

Alonso Costa: Allan Cristian Silva e Silva

São Cristóvão: Denilson Chrislley Oliveira de Sousa

Eco Tajaçuaba: Washington Luís Souza Martins Santos

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.