Organize-se

Planejamento e organização: armas poderosas contra o estresse

Como manter o foco e buscar administrar melhor o tempo estão entre as dicas da coluna esta semana

Lanny Bedasi

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Saber onde se quer chegar deve ser o foco do planejamento
Saber onde se quer chegar deve ser o foco do planejamento

+ TEMPO | Por que é importante planejar?

Não tem como falar sobre planejamento e não comentar antes da importância do foco. Para planejar é imprescindível que você tenha clareza do que realmente quer alcançar.

Planejar tem a ver com o futuro. E quando o assunto é esse, se suas metas estiverem bem definidas, você pode conquistar o que sonhar. A vantagem de deixar tudo anotado é que você pode fazer alterações ao longo da sua caminhada, afinal, as pessoas mudam.

Agora, um exercício: observe como é um dia vivido sem planejar nada e outro dia com tudo planejado e perceba a diferença. Depois de experimentar, reflita: qual dos dois dias gostou mais? Isto pode ajudar você a perceber a importância de ter um bom planejamento.

De fato, nem sempre o planejamento é cumprido 100%. Não se desespere por causa disso! Mesmo que não tenha realizado tudo que planejou, certamente, um dia programado é mais produtivo.

Dicas:

- Faça uma programação com uma lista de tarefas baseada no seu objetivo (diário, semanal, mensal, anual...).

- Nada é engessado! Deixe margens de tempo para eventuais imprevistos. Assim, fica mais flexível seu dia.

Lembre-se: planejar é tão importante quanto executar. Não fique só no planejamento, faça acontecer.

TUDO EM ORDEM | Estresse: previna-se uma dose diária de organização

O Brasil é o segundo país do mundo com níveis de estresse elevadíssimos, de acordo com a Associação Internacional do Controle do Estresse, ISMA (International Stress Management Association).

Além do excesso de informações e de preocupações, a má administração do tempo também é fonte de estresse no mundo moderno. E como os mais antigos sempre dizem: prevenir é melhor que remediar.

Então, vou prescrever aqui uma receita que serve tanto para quem evitar quanto para quem já tem problemas com o mau uso do tempo... e com apenas 1 dose diária!

Um tempo para relaxar deve fazer do planejamento
Um tempo para relaxar deve fazer do planejamento

São 3 passos bem simples que podem ajudar você relaxar:

1º passo: divida seu tempo em manhã, tarde e noite.

2º passo: pontue suas atividades.

3º passo: execute “religiosamente” cada item da sua agenda.

Seguindo a agenda, você consegue controlar suas emoções e estar com tempo livre para as urgências circunstanciais.

Então, fica a dica: respire fundo e mãos à obra. Afinal, tem que querer para poder realizar.

Deixar a pia limpa e organizada é desafio possível de vencer
Deixar a pia limpa e organizada é desafio possível de vencer

LÁ EM CASA | Dicas de como deixar a cozinha organizada

A cozinha é de fato o coração da casa! Parece que quando ela está suja, todo o resto da casa também fica. Pior é quando você acorda cedo e vê aquela pia cheia de louça suja, o desespero vem junto. Então, para que sua cozinha esteja sempre ordem, siga essas dicas:

- Na hora de preparar o alimento, deixe os utensílios (tábuas, escorredor, tábuas, papel-toalha, facas) perto da bancada.

- Na hora de cozinhar, o fogão é o centro das atenções. Então, tudo que for preciso para cozinhar, aquecer, fritar e assar deve estar por perto.

- Os talheres devem sempre estar perto do fogão preferencialmente em nichos com divisórias e as louças do dia a dia têm que estar em armários ao alcance das mãos.

- As panelas podem ser organizadas por frequência de uso: menos usadas, ao fundo; mais utilizada à frente.

- Os potes de plásticos ou de vidros a organização de potes deve ser feita por tamanho com as respectivas tampas empilhadas ao lado

- Tudo que for necessário para limpeza e coleta de lixo deve estar perto. O ideal é que seja debaixo da pia ou em um local mais próximo, que seja acessível. No caso da lixeira, deixe-a sempre com o saco plástico com sacos-reserva ao lado.

Na hora do descarte, pergunte-se: quando foi a última vez que usei isto?

A - Nunca (jogue fora ou, se estiver em boas condições de uso, doe).

B - Outro dia (fica)

C - Hoje mesmo (todos ficam)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.