A comunidade quilombola Andirobal, na localidade Cajueiro, no bairro Vila Maranhão, recebeu um novo acesso para embarque no ônibus que atende à área. A nova estrada beneficiará principalmente as 41 famílias do Andirobal, que antes percorriam 1,5 km para ter acesso ao ônibus e agora terão o transporte quase na porta de casa. O novo acesso foi construído pelo Porto São Luís, por meio da empresa Rota Nordeste, e entregue aos moradores de forma simbólica na manhã de ontem, 17.
Na oportunidade, também foi assinada a ordem de serviço para realocação do campo de futebol do povoado. Participaram do ato simbólico, realizado na comunidade, o presidente da Associação Quilombola do Andirobal, Nataniel Costa Barreto, o Natan, moradores e executivos do Porto São Luís e da Rota Nordeste.
O novo acesso do ônibus traz mais segurança aos moradores, pois evita que transitem dentro da área do Porto, que está em obras. A via tem extensão de aproximadamente 850m, largura de 3,5m e está localizada após a divisa entre o porto e a comunidade.
“A melhoria teve a aplicação de 60 caminhões do material laterita, com espalhamento, umectação e compactação em toda a extensão, fazendo com que a estrada ficasse com melhores condições de tráfego”, detalha o gerente de produção da Rota Nordeste, Cassiano Bronholo. O trabalho foi executado em 10 dias, com equipamentos de pavimentação especializados.
Campo de futebol
A realocação do campo de futebol foi um pedido da Associação de Moradores do Andirobal. O campo estava situado dentro da área do Porto e agora será remanejado para um local mais seguro. O terreno é no Andirobal, tem 30m x 25m, e foi doado pela comunidade. A previsão é de que o campo esteja concluído ainda neste mês de outubro.
“O diálogo com a empresa está permitindo à comunidade realizar sonhos. Há pessoas com problemas de mobilidade, como idosos e cadeirantes, que agora terão o ônibus passando mais perto de casa. Já o campo de futebol é uma área de lazer importante na nossa comunidade, não apenas para os adultos, mas para as crianças. Com o novo campo, poderemos buscar convênios para implantar uma escolinha de futebol que reúna a criançada toda do Cajueiro”, afirmou o presidente da Associação Quilombola do Andirobal, Nataniel Costa Barreto, o Natan.
Saiba Mais
- Advogado denuncia censura prévia do Governo relacionada ao caso Cajueiro
- Governo do estado anula decreto que desapropriou o Cajueiro
- Justiça Estadual extingue e arquiva ação do PSTU em desfavor do Executivo
- Ação judicial caracteriza decreto que desalojou moradores do Cajueiro como ilegal
- Comunidade da localidade Cajueiro recebe ação social
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.