COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
O EX-PRESIDENTE José Sarney conversando com o vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, em Roma. O vice-presidente foi representar o governo brasileiro na cerimônia de canonização de Santa Dulce dos Pobres, realizada domingo, na Praça de São Pedro
O EX-PRESIDENTE José Sarney conversando com o vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, em Roma. O vice-presidente foi representar o governo brasileiro na cerimônia de canonização de Santa Dulce dos Pobres, realizada domingo, na Praça de São Pedro

Caindo de maduro
O envelhecimento da população do Maranhão pode ser uma boa ou uma má notícia. Depende do que a gente fizer com ela.
Entre todas as transformações impulsionadas pela mudança do perfil de idade dos maranhenses, uma é especialmente intrigante: os efeitos no mercado de trabalho.
Na semana passada saiu publicado na imprensa um artigo da diretora de uma rede global de universidades amigas dos 60+, a irlandesa Christine O´Kelly.
Ela alerta para as imensas oportunidades que as equipes multigeracionais produzem para as empresas. O desfio é formar gestores preparados para liderar grupos plurais, não apenas nos aspectos mais debatidos nos últimos anos – gênero e raça –, mas também em idades.
Os mais jovens trazem energia e rebeldia. Os mais experientes, ponderação, memória e sabedoria. Seria a mistura ideal, não fossem preconceitos e antigas verdades já caducas, mas ainda presentes.
Hoje, dar emprego para alguém com mais de 60 anos é confundido com ato de bondade. Em breve, não contar com grisalhos nas equipes será burrice.
Na verdade, já é.

Movido a maconha
O produtor musical e escritor Nelson Motta chega aos 75 anos no próximo dia 29, mantendo inabalado um de seus maiores bens: “Tenho uma memória incrível, não sei por quê. Fumo maconha todos os dias, há 55 anos. Talvez seja por ter começado tarde, ali com uns 20 anos. Dizem que quando se começa cedo é que afeta os neurônios. Meu pai falava que eu era a prova viva desse mito. É bom preservar isso, né? À medida que as pessoas vão envelhecendo, o HD vai enchendo”.
Em plena atividade, Nelsinho tem lançamentos de livro e documentário previstos para o ano que vem e planeja um novo musical.

Manchas de um jogo sujo
Um único navio tem a capacidade de emporcalhar mais de 130 praias no Nordeste.
Em vez de botar a culpa na Venezuela, prefiro falar sobre petróleo. Em 1989, o Exxon Valdez derramou dezenas de milhares de barris de óleo perto do Alasca, depois de se chocar contra rochas embaixo da água.
Morreram cerca de 3 mil lontras, 250 águias e mais de 20 baleias.
De lá até hoje, a tecnologia evoluiu em quase tudo. E o petróleo continua emporcalhando o planeta.

Manchas de ... 2
Como se não bastasse a fumaça e toda a sujeira, o “ouro negro” sustenta um punhado de ditaduras mundo afora. Uma delas, o Irã, festejou essa semana um avanço espetacular na sua política de igualdade. Pela primeira vez em 40 anos, mulheres puderam entrar em um estádio de futebol em Teerã. Mas é preciso ir com calma, ainda mais em uma atitude radical como essa. Só 5% dos ingressos puderam ser comprados por elas, que ocuparam um setor isolado.
O mundo vem investindo pesado em energias limpas. Algumas, já estão por aí. Torço para que a transformação seja rápida. Sem o petróleo, o mundo será mais limpo. Em todos os sentidos.

Jatinho de Gusttavo Lima
Gusttavo Lima tem novo avião para chamar de seu! O cantor de sertanejo já era dono de um jatinho particular, mas decidiu comprar um modelo mais atual e luxuoso para viajar pelo país. Apaixonado por veículos com pegada retrô, o dono do hit “Apelido Carinhoso” adquiriu uma aeronave bimotor da marca Gulfstream G100 que pesa cerda de 6 toneladas e chega até de 874 km/h. O jatinho custa cerca de R$ 48 milhões.

TRIVIAL VARIADO

Rafaela e Gustavo Amorim viajam terça-feira para Portugal. Vão ao encontro dos filhos dela, Rafael e Fernanda. De lá seguem para Londres, onde irão participar da colação de grau de Ulisses Braide, namorado de Fernanda.

Um pouco de bom humor para começar a semana: um professor pergunta ao aluno: – Arroz é com S ou com Z? – Aqui na escola eu não sei, mas lá em casa é com feijão.

Vem crescendo: levantamento do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação mostra que, desde 2016, os brasileiros trabalham 153 dias por ano para pagar impostos. Em 2010, eram 148 dias.

Houve época em que a maioria dos governantes insistia em um ritual perverso: anunciar que o orçamento do ano seguinte teria superávit. De mentira em mentira, chegamos ao caos de hoje.

Vinte e sete anos após ter deixado a Presidência da República, Fernando Collor de Mello continua no cenário. Agora, a Polícia Federal investiga a participação dele em lavagem de dinheiro.
Fim da longa jornada: governistas apostam que a reforma da Previdência será aprovada até quarta-feira. A oposição terá tempo nas sessões de segunda e terça-feira para os ataques finais. O projeto foi entregue pelo Executivo em 20 de fevereiro deste ano.

Até que se aprume, a sigla PSL identifica Partido Só de Litígios.

Teresa Martins passou o fim de semana em Brasília, especialmente para participar da comemoração do aniversário de sua (nossa) amiga Marilene Dias, que há vários anos está radicada naquela cidade.

DE RELANCE

Netos de ex-governadores
No almoço da Petisqueira da Mamãe, ontem, foram vistos Tiana e Clorisval Gomes Pereira. Em outra mesa Teresa e Francisco Rocha com os filhos João Pedro e Guilherme, mais Jana Braga e Elie Georges Hachem. Também por lá, Cinthya e Fernando Nogueira Santos. Ainda no mesmo ambiente, Rafaela e Gustavo Amorim. Na mesa ao lado, Lucas Lobão e a namorada Fernanda Rocha, ambos, assim como Rafaela, netos de ex-governadores do Maranhão – José Sarney, Luiz Rocha e Edison Lobão.

Festival de Violão
Shows e masterclass com violonistas considerados referência no Brasil e no mundo tornam São Luís, de 22 a 26 de outubro, a capital brasileira do violão. A cidade vai sediar a primeira edição do Festival Internacional de Violão de São Luís (FIVIS), que homenageia o grande maestro e compositor Heitor Villa-Lobos, no ano que completa 60 anos do seu falecimento. Os shows ocorrem no Convento das Mercês, nos dias 24, 25 e 26 de outubro, abertos ao público. As masterclass para músicos serão na Escola de Música do Maranhão (22 a 24).

Festival de Violão 2
O festival será aberto com o show do violonista maranhense Turíbio Santos. Integram a programação dos três dias do evento Rogério Caetano (RJ), Gian Correa (SP) e Alessandro Penezzi (SP) e do Maranhão os violonistas João Pedro Borges, Tiago Fernandes, Mano Lopes, Endro Fádell e Luiz Júnior. Haverá concertos também com as Orquestras de Violões de Teresina (PI) e da UEMA-EMEM (Universidade Estadual e Escola de Música do Maranhão). O idealizador e coordenador do FIVIS é o violonista Luiz Júnior Maranhão.

Incômodo a menos
Nas telas de telefones celulares, com frequência cada vez maior, aparece o aviso de possível fraude. É a identificação dos que oferecem produtos e serviços que não interessam. Ligam a qualquer hora e, na maioria das vezes, trata-se de uma gravação.

Vão pensar 10 vezes
Quando oito deputados federais do PDT – entre os quais o maranhense Gil Cutrim (MA) – votaram a favor da reforma da Previdência, a direção nacional fez um escândalo, anunciando que seriam expulsos. Já se passaram quatro meses e a Comissão de Ética está adormecida. Reduzir a bancada de 28 para 20 deputados equivale a um suicídio coletivo.

Mordida forte
Muitos que foram às compras para presentear no Dia da Criança pagaram, sem saber, impostos altos: patins, skates ou patinetes (52,78 por cento), bicicletas (45,93 por cento), celulares (39,80 por cento e tênis nacional (44 por cento). Levantamento do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação.

Sérgio Moro: quem está contra?
O ministro Sérgio Moro voltou a falar em defesa do pacote anticrime. E foi enfático ao declarar que “só protesta quem se dá bem com a corrupção”. Os principais pontos do pacote anticrime servem para desmascarar a verdadeira intenção daqueles que se opõem a este projeto de lei.

Sérgio Moro… 2
Alguns pontos: Prisão após condenação em segunda instância, garantida por lei; Aumentar efetividade do Tribunal do Júri, que julga homicídios dolosos; Alteração das regras do julgamento dos embargos infringentes (recursos ao mesmo tribunal); Maior efetividade da legítima defesa; Endurecer o cumprimento das penas; Alterar conceito de organização criminosa; Elevar penas para crimes com armas de fogo; Aprimorar a posse, pela União, de bens apreendidos comprados com dinheiro do crime; Permissão para órgão de segurança usarem bens apreendidos de criminosos.

Para escrever na pedra:
“Os piores males que a humanidade já teve de suportar foram infligidos por maus governos”. De Ludwig von Mises (1881-1973)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.