mal-estar

Reunião com direção do Aldenora Bello provoca mal-estar na Assembleia

Deputados estaduais reclamaram de não terem sido avisados de conversa com representante da SES, que encaminhou solução para o colapso no hospital

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Othelino admitiu ter falhado ao não chamar colegas para reunião
Othelino admitiu ter falhado ao não chamar colegas para reunião (Othelino Neto)

Uma reunião restrita a quatro deputados estaduais, entre eles o presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto (PCdoB), a direção do Hospital do Câncer Aldenora Bello, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o Ministério Público - que encaminhou solução para o colapso e ameaça interromper serviços no hospital -, provocou mal-estar na sessão de ontem do Legislativo Estadual.
Durante o pequeno expediente, o deputado Hélio Soares (PR), que participou do encontro junto a Othelino, Helena Duailibe (Solidariedade) e Yglésio Moyses (PDT), falou sobre a reunião.

Ele destacou a iniciativa de Othelino e afirmou que a participação no debate sobre o tema faz parte do cumprimento de dever da Casa.
“Eu me senti naquele momento com a sensação de estar cumprindo o nosso dever, uma vez que, quando esta Casa puxa a sua responsabilidade na pessoa do presidente, propõe o protagonismo para resolver as soluções das políticas públicas que muito nos afeta”, disse.

Foi o que provocou a reação de colegas no Plenário, por causa da não participação no encontro.

Antônio Pereira foi o primeiro a protestar. Ele cobrou um posicionamento da Mesa Diretora pela não formalização de convite aos demais membros da Comissão de Saúde da Casa e aos parlamentares que formam a atual legislatura.

“O deputado Hélio acabou de afirmar na tribuna que teve uma reunião em relação ao Aldenora Bello da Comissão de Saúde. Eu sou da Comissão de Saúde e não fui avisado. Ao presidente ou ao vice-presidente deputado Yglésio, foi ontem, não é, deputado?”, questionou.

Cleide Coutinho (PDT) também questionou o fato de a reunião ter ocorrido de forma mais reservada.

“Deputado Hélio, eu quero endossar as palavras do deputado Antônio, porque, além do mais, não é só à Comissão de Saúde que interessa esse assunto. Todo mundo aqui é deputado nas suas respectivas cidades. Eu, por exemplo, consegui o serviço de oncologia para Caxias. Eu tenho muito interesse e não fui avisada também. Gostaria de participar também”, completou.

Desculpas

Depois da reclamação dos deputados e da reação nada amistosa de Hélio Soares (ele afirmou que nenhum parlamentar precisa de convites para participar das agendas), o presidente da Casa, Othelino Neto, apelou para um pedido de desculpas aos colegas.
Ele admitiu ter falhado, ao ter deixado a agenda restrita a apenas quatro parlamentares, de um total de 42.

“Deputado Antônio, deputada Dra. Cleide, na realidade, não foi falha da Comissão de Saúde, foi desta presidência, que deveria ter avisado. O deputado César inclusive me ligou hoje [ontem], com a gentileza habitual, fez o registro e gostaria de ter estado na reunião. Então, fica o pedido de desculpa desta presidência por não ter avisado a todos os colegas”, afirmou.

Mais

Site faz referência só a Othelino Neto

No site da Assembleia Legislativa, uma reportagem institucional publicada na capa também foi motivo para o mal-estar entre os deputados da Casa. A reportagem tinha como título “Othelino Neto articula retomada de serviços do Hospital Aldenora Bello em reunião na Alema” e dava os créditos apenas ao parlamentar pela retomada dos serviços de Pronto Atendimento no Hospital do Câncer.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.