Ação

Ação em alusão ao Dia da Saúde Mental será realizada hoje

Serviços da área da saúde serão oferecidos para a comunidade nesta quinta-feira, 10, na Deodoro

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Caps e Polícia Civil tem atuado em favor da saúde mental com ações
Caps e Polícia Civil tem atuado em favor da saúde mental com ações (Caps)

Os transtornos mentais estão cada vez mais comuns no mun­do. A ansiedade, como exemplo, atinge mais de 260 milhões de pessoas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é um dos países com maior número de pessoas ansiosas, acometendo 9,3% da população. Os dados mostram também que 86% dos brasileiros sofrem ou já tiveram algum tipo de transtorno mental, principalmente, apresentando quadro de ansiedade ou depressão. O dia de hoje (10) foi instituído pela Federação Mundial de Saúde Mental como o Dia Mundial da Saúde Mental, e este ano tem co­mo te­ma “Dignidade na Saúde Mental: Primeiros Socorros de Saúde Mental e Psicológica para Todos”. Em São Luís, em alusão ao Dia Mundial da Saúde Mental, o Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas (Caps Ad) do Estado do Monte Castelo e a De­legacia de Costumes vão oferecer serviços na área de saúde para a comunidade, nesta quarta-feira, na Praça Deodoro, no Centro.

Um dos organizadores da ação, Marcelo Costa, diretor do Casps Ad do Monte Castelo, disse que durante a atividade serão oferecidos teste de glicemia, aferição de pressão arterial, vacinação, atendimento a usuários de drogas, avaliação nutricional e exames laboratoriais como HIV, sífilis e hepatites.

Marcelo Costa também declarou que a população vai contar com o trabalho de clínicos gerais e psiquiatras. Também serão expostos os materiais produzidos pelos pacientes das oficinas terapêuticas do Caps Ad em parceria com o Senac.

Ainda segundo Marcelo Costa, somente este ano já foram realizadas na capital 15 ações resgates e cada edição mais de 600 pessoas são atendidas. No decorrer desse trabalho, 55 usuários de drogas já foram retirados das ruas, inclusive, de cracolândias. “Essa atividade é em alusão ao Dia Mundial de Saúde Mental. Um problema que está sendo cada vez mais comum e uma grande quantidade de brasileiro sofre”, disse Marcelo Costa.

Transtorno

A OMS considera os problemas relacionados
à saúde mental como prioridade devido o grande número de dias de incapacidade que pode causar. Os transtornos mentais são doenças como quaisquer outras e passíveis de tratamento, com grande chance de melhora e até mesmo de cura. Ainda segundo a OMS, reconhecer esses transtornos como doenças ajuda a vencer o preconceito de se falar sobre o assunto e mesmo de identificar casos que exijam atenção ao nosso redor.

No momento, o tratamento em saúde mental não é apenas farmacológico, sendo também executado por uma equipe de profissionais como: psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, fonoaudiólogos, enfermeiros, nutricionistas e auxiliares de enfermagem.

Eles buscam a diminuição do sofrimento do paciente, a sua reabilitação psíquica e a busca das habilidades perdidas por conta da doença. Na Grande Ilha, há clínicas particulares e da rede estadual como também os caps que já possuem esses profissionais realizando esse tipo de tratamento especializado.

Lei

No Brasil, a Câmara Federal aprovou em 17 de março de 2009, em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 6013/01, do deputado Jutahy Junior (PSDB-BA), que conceitua transtorno mental, padroniza a denominação de enfermidade psíquica em geral e assegura aos portadores desta patologia o direito a um diagnóstico conclusivo, conforme classificação internacional. O projeto determina que transtorno mental é o termo adequado para designar o gênero enfermidade mental, e substitui termos como "alienação mental" e outros equivalentes.

BOX

Fique sabendo

Transtorno mental

Para ter uma boa saúde mental: praticar hábitos saudáveis e adotar um estilo de vida de qualidade como jamais se isole, consulte o médico regularmente, faça o tratamento terapêutico adequado, mantenha o físico e o intelectual ativos, pratique atividades físicas, tenha alimentação saudável e reforce os laços familiares e de amizades.

Quem pode ser afetado por problema mental: todas as pessoas, qualquer faixa etária, pode ser afetado, mas algumas fases, no entanto, podem servir como gatilhos para início do problema como entrada na escola, adolescência, separação dos pais, conflitos familiares, dificuldades financeiras, menopausa, envelhecimento, perda de entes queridos, desemprego, fatores genéticos e traumas.

Tratamentos para saúde mental e dependência química: exigem abordagem interdisciplinar, envolvendo múltiplas áreas governamentais (Saúde, Assistência Social, Trabalho, Justiça). Recentemente, o Governo alterou as diretrizes de sua Política Nacional sobre Drogas, por meio da Resolução no 1 de 2018 do Conselho Nacional de Políticas Sobre Drogas (CONAD).

Número

86% dos brasileiros sofrem ou já tiveram algum tipo de transtorno mental

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.