Campanha

Vacinação contra Sarampo é tema de ação em São Luís

Consumidores que foram às compras com crianças no Rio Anil Shopping beneficiaram-se com a imunização contra sarampo; campanha do Ministério da Saúde começa amanhã e país registrou 5.404 casos da doença em 90 dias

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Ação de vacinação aconteceu neste sábado
Ação de vacinação aconteceu neste sábado (vacinação contra sarampo)

São Luís -Nos últimos 90 dias, o Brasil registrou 5.404 casos confirmados de sarampo. Dos casos confirmados nesse período, 97% (5.228) estão concentrados em 173 municípios do estado de São Paulo, principalmente na região metropolitana. Os outros 176 casos foram registrados em 18 estados, incluindo o Maranhão. Os outros estados são Rio de Janeiro, Paraná, Piauí, Santa Catarina, Ceará, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Rio Grande do Norte, Bahia e Sergipe. Foram confirmados seis óbitos por sarampo no Brasil, sendo cinco em São Paulo e um em Pernambuco. Quatro óbitos ocorreram em menores de 1 ano de idade e dois em adultos com 31 e 42 anos.

A nova campanha nacional de vacinação do Ministério da Saúde para combater o sarampo começa hoje. No sábado, um estande montado no Rio Anil Shopping (Turu) imunizou crianças de 6 meses a menores de 5 anos. Uma equipe da Prefeitura de São Luís, entre técnicos de Enfermagem e acadêmicos, chamava a atenção dos consumidores para a importância da vacinação.

Ao passar pelo estande, os pais faziam uma rápida parada para vacinar seus filhos. “Era uma pendência que estava me incomodando e não queria me sentir culpada se ela contraísse a doença. Agora, está imunizada”, disse o vendedor Kléber Barbosa, que foi às compras com a filha de três anos.

Segundo Júlio César Santos, coordenador de Ações Comunitárias da Secretaria Municipal de Saúde de São Luís, a estratégia visa alcançar o público-alvo da campanha. “É necessário apresentar a caderneta de vacinação. É muito importante que os pais fiquem atentos e tragam seus filhos, porque o sarampo é uma doença infecciosa grave, que pode ser fatal”, alertou.

A estratégia de montar estandes nos shoppings facilita o acesso à imunização. A ação objetiva conscientizar os pais para a importância da vacina, que é a única forma de evitar o sarampo. A campanha nacional, orientada pelo Ministério da Saúde, será dividida em duas etapas. Até o dia 25 de outubro acontece a primeira, com foco nas crianças. Já a segunda fase, será realizada de 18 a 30 de novembro, com foco na população de 20 a 29 anos. Em ambos os casos, haverá o chamado “Dia D”, em duas datas: em 19 de outubro e em 30 de novembro.

A campanha em nível nacional visa alertar pais, mães e responsáveis para a importância da vacinação. Em São Luís, para além da campanha e das ações extras realizadas, a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nas unidades de saúde da rede, a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba. O objetivo é imunizar, de forma permanente, o público-alvo.

Transmissão
O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina. Os principais sintomas da doença são febre acompanhada de tosse; irritação nos olhos; nariz escorrendo ou entupido; e mal-estar intenso.

Nas campanhas, é sempre enfatizado que podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.

A meta do Ministério da Saúde é vacinar 2,6 milhões crianças na faixa prioritária e 13,6 milhões adultos. Para isso, o Ministério da Saúde garantiu a maior compra de vacinas contra o sarampo dos últimos 10 anos. Ao todo, 60,2 milhões de doses da tríplice viral foram adquiridas para garantir o combate à doença nos municípios.

Mais

Vacinar contra o sarampo é importante para evitar complicações como cegueira e infecções generalizadas que podem levar a óbito. Por isso, o Governo Federal em parceria com os estados e municípios estão unindo esforços para vacinar 39,9 milhões de brasileiros, 20% da população, que hoje estão suscetíveis ao vírus do sarampo, de acordo com o Ministério da Saúde. Apesar da faixa etária de 20 a 29 anos concentrar a maior parte desses brasileiros (35%), são os menores de 5 anos o grupo mais suscetível para complicações do sarampo. Desde o início do ano, foram distribuídas 25,5 milhões de doses da vacina tríplice viral para garantir a todos os estados a vacinação de rotina, as ações de interrupção da transmissão do vírus e a dose extra chamada de ‘dose zero’ a todas as crianças de seis meses a 11 meses e 29 dias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.