Destino partidário

MDB se pronunciará após o dia 6 deste mês sobre o futuro de Hildo

Deputado federal maranhense Hildo Rocha foi convidado pelo presidente estadual do PSL, vereador Chico Carvalho, para integrar os quadros da legenda no fim do mês de agosto; definição deverá ocorrer após convenção do MDB

Thiago Bastos/ Da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Deputado Hildo Rocha vai aguardar posição a direção estadual do MDB para se decidir sobre ida para o PSL
Deputado Hildo Rocha vai aguardar posição a direção estadual do MDB para se decidir sobre ida para o PSL (Hildo ROcha)

A direção do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) deverá se pronunciar após o dia 6 deste mês, data em que está prevista a convenção nacional da legenda, em Brasília, sobre o futuro político do deputado federal da bancada maranhense, Hildo Rocha. O parlamentar foi convidado para integrar os quadros do PSL, no entanto, ainda não obteve autorização do MDB para a mudança.

Internamente, o MDB discute novas políticas e apoios partidários para a construção de alianças, já que perdeu representatividade nas eleições do ano passado, deixando de ocupar assentos na Câmara dos Deputados e Senado Federal. Este fator é um dos que poderão influenciar na liberação ou não de Hildo Rocha para filiar-se com outra legenda.

Outro fator é a mudança no comando do partido. Atualmente, o MDB é presidido nacionalmente pelo ex-senador Romero Jucá, no entanto, o nome do deputado federal Baleia Rossi (MDB/SP) desponta como favorito para assumir o posto. A O Estado, Hildo Rocha disse que já iniciou as conversas com o parlamentar. “Conversei com o Baleia [Rossi] e ele me pediu para esperar a convenção do partido e o futuro da nossa legenda”, afirmou.

O deputado do Maranhão confirmou ainda que o convite feito pelo PSL permanece válido. “Sim, ainda está de pé. Mas eu não posso me liberar do partido. Dependendo da direção [do MDB] para saber se permanecerei ou não”, disse.

O convite à Hildo Rocha pelo PSL foi feito no dia 24 de agosto deste ano pelo presidente do PSL no Maranhão, Chico Carvalho, em evento no município maranhense de Arari (MA). Após o convite, de acordo com o presidente da legenda nacional, o nome de Hildo Rocha foi encaminhado para os quadros do PSL em Brasília.

Caso Hildo consiga a desfiliação do MDB e passe a integrar os quadros do PSL, o deputado terá participação na indicação do nome que concorrerá pela legenda da direita nas eleições municipais do ano que vem. Por enquanto, estão na disputa o apóstolo Sílvio Antônio e o militar reformado Coronel Monteiro.

Rocha no PSL vai fortalecer base de Jair Bolsonaro


Caso confirmada, a ida de Hildo Rocha ao PSL possivelmente fortalecerá a base de apoio à Jair Bolsonaro no Maranhão. Entre os segmentos populares no estado, o presidente da República ainda registra altos índices de rejeição.

Além de convergência política, a transferência de ido ao PSL deverá manter a rotina de atividades do deputado favoráveis às pautas de interesse do Executivo Federal. Recentemente, foi a partir do relatório de Hildo Rocha que o governo conseguiu aprovar em comissão o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST) entre Brasil e Estados Unidos para o uso da base de Alcântara.

Hildo Rocha também é um dos principais aliados do governo Bolsonaro para a tramitação e aprovação da proposta de reforma tributária e faz parte de comissão especial na Casa que analisa a PEC Nº 45/2019, que trata do assunto. A proposta aguarda parecer.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.