Recuperação

Obras de revitalização da Fonte das Pedras avançam

No local, já foram concluídas a supressão de raízes e poda das árvores, recuperação do passeio interno de concreto e pintura das paredes laterais; serviços integram o programa São Luís em Obras

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Obra de revitalização da Fonte das Pedras segue sendo realizada
Obra de revitalização da Fonte das Pedras segue sendo realizada (Fonte das Pedras)

As obras de reforma da Fonte das Pedras, que estão sendo executadas pela Prefeitura de São Luís, estão em estágio avançado. No local, já foram concluídos serviços como a supressão de raízes e a poda das árvores, a recuperação do passeio interno de concreto e a pintura das paredes laterais internas e externas. O trabalho faz parte do programa São Luís em Obras, que promove melhorias na área da infraestrutura por toda a cidade.

Nesta semana, entre os serviços executados na Fonte das Pedras está a reforma dos banheiros com troca da cobertura, com instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias. A restauração da Fonte das Pedras compreende, ainda, serviços de recuperação do deck de madeira e da calçada externa; limpeza das galerias e dos tanques que recebem a água da fonte; recuperação das luminárias coloniais; limpeza das carrancas, além de novo projeto paisagístico. A área da fonte receberá novo mobiliário urbano, com lixeiras e bancos.

As obras de reforma da Fonte das Pedras estão sendo conduzidas pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh). O secretário da pasta, Mádison Leonardo Andrade, explica que o objetivo principal da obra. "Os serviços seguem determinação do prefeito Edivaldo e são primordiais para a preservação deste importante monumento. O trabalho vai beneficiar tanto a população ludovicense quanto os turistas que frequentam o espaço", destaca o titular da Semurh.

HISTÓRIA

Localizada na Rua Antônio Rayol, no Centro de São Luís, a Fonte das Pedras é considerada um importante ponto turístico da cidade. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1963, o local foi construído pelos holandeses no século XVII. Em 1762, a Fonte das Pedras estava em ruínas e foi reconstruída com as características que conserva até hoje, com bicas e carrancas em lioz português, frontão de alvenaria, calçamento e galerias subterrâneas.

SAIBA MAIS

SÃO LUÍS EM OBRAS

Além da Fonte das Pedras, outras obras do programa São Luís em Obras já foram iniciadas e seguem em andamento como a reforma do Parque do Bom Menino, Praça da Bíblia e entorno; a revitalização do Mercado das Tulhas, na Praia Grande; a reforma do Estádio Nhozinho Santos; e a pavimentação de mais de 16 km de vias no Vinhais, iniciada na terça-feira (17).

O programa São Luís em Obras inclui também a reforma de outros mercados como o do São Francisco, Cohab e Coradinho, que devem ser iniciadas em breve, e, ainda, a requalificação da Praça da Saudade e da Praça da Misericórdia e entorno; intervenções viárias em diferentes pontos da cidade, entre outros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.