Atividade

Ação de cidadãos tenta resgatar a Fonte das Pedras

Moradores da região se uniram a artistas e resolveram limpar o monumento, que é um dos pontos turísticos de São Luís; sem esperar pelo poder público, eles tentam salvar o espaço

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45
Intenção é tentar manter limpa a Fonte das Pedras, que hoje é ocupada por moradores de rua
Intenção é tentar manter limpa a Fonte das Pedras, que hoje é ocupada por moradores de rua

Situada à frente da Rua de São João, ladeada pelas Ruas do Mocambo e da Inveja e com fundos que se confrontam com os da antiga Fábrica Santa Amélia, a Fonte das Pedras, um dos principais monumentos históricos de São Luís, não lembra mais os tempos de esplendor de quando era imprescindível à cidade.

Hoje, o espaço está com sua estrutura comprometida, cheia de lixo e sua principal serventia é como abrigo para moradores de rua. Mas, ontem, um grupo de artistas e moradores das proximidades resolveram arregaçar as mangas e mudar um pouco a realidade do local.

A última reforma que a fonte recebeu foi em 2008. Desde lá, o poder público tem feito poucas ações para manter o local atrativo aos visitantes. A fonte está entupida de lixo, o que já ocasionou alagamento de boa parte do espaço. Além disso, os banheiros estão sem condições de uso. Por causa da situação precária, a fonte ficou fechada para visitação.

Limpeza
Na manhã de domingo, um mutirão de limpeza foi organizado para tentar revitalizar a fonte. “Estamos tentando iniciar um movimento de cuidados e movimentação da Fonte das Pedras, para que ela seja um espaço de todos, mas para isso temos de começar limpando e é isso que estamos fazendo hoje [ontem]”, afirmou o artista Antunes Neto.

Luiz Eduardo Oliveira é vizinho da Fonte das Pedras e ontem foi a primeira vez que ele entrou no local. “Os moradores da área ficam intimidados com a presença de moradores de rua e pelo fato de aqui ser extremamente mal iluminado à noite. Não há segurança, então, as pessoas acabam não visitando a fonte.
Hoje, eu vim ajudar nessa limpeza, para ver se a realidade da área muda”, comenta.

Antunes Neto acredita que o espaço não precisa de grandes reparos para voltar a ser ocupado pela população de São Luís. “Aqui tem uma boa estrutura. Precisa de uma limpeza constante, de melhorias na pintura, adequações nos banheiros e outros pontos. A gente pode fazer várias atividades aqui, desde que o espaço ofereça condições e a segurança necessárias. É muito importante revitalizar essa área do centro de São Luís”,defendeu.

[e-s001]A Fonte das Pedras já foi praticamente a porta de entrada da cidade. Construída durante a invasão holandesa à Ilha de Upaon-Açu (1641/1644), servindo antes de abrigo às tropas de Jerônimo de Albuquerque quando da expulsão dos franceses (1615), ela era utilizada no abastecimento de todas as embarcações que atravessavam o Atlântico ou seguiam para o interior do país, o que fazia dela um ponto estratégico. A importância dessa nascente na conquista da nova cidade era tamanha que, assim que chegaram à Ilha, os holandeses trataram de monopolizá-la, sendo os responsáveis pela sua edificação.

SAIBA MAIS

A Fonte das Pedras foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no livro de Belas Artes volume I em 1963.

Fonte das Pedras

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.