Eleições 2022

Deputado diz que PCdoB lançará Dino candidato a presidente

Orlando Silva deu declaração durante entrevista ao programa Pânico, da Rádio Jovem Pan; segundo o comunista, sigla precisa ter candidato para "formar torcida"

Gilberto Léda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Flávio Dino, há uma semana, disse que a esquerda vai vencer o presidente Jair Bolsonaro em 2022
Flávio Dino, há uma semana, disse que a esquerda vai vencer o presidente Jair Bolsonaro em 2022 (Flávio Dino)

O deputado federal Orlando Silva (PCdoB-BA) afirmou ontem, durante entrevista ao programa Pânico, da Rádio Jovem Pan, que o PCdoB deve mesmo lançar o nome do governador do Maranhão, Flávio Dino, como candidato a presidente da República em 2022.

Segundo ele, o objetivo é romper com um ciclo em que os comunistas ficaram marcados por ser linha auxiliar do Partido dos Trabalhadores (PT) - em 2018, por exemplo, a então deputada estadual Manuela d’ Ávila, do PCdoB do Rio Grande do Sul, foi candidata a vice-presidente na chapa do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad.

Para Silva - que admite “muita coisa boa” nas gestões do PT -, o PCdoB precisa ter candidato para “formar torcida”. “Muita coisa boa aconteceu graças à experiência do PT. Agora, nós achamos o seguinte: está na hora de dar uma mudada. Time que não joga não forma torcida”, declarou.

Para ele, “Flávio Dino é um extraordinário candidato a presidente” porque tem uma experiência a mostrar como gestor no Maranhão.
“Flávio Dino é um extraordinário candidato a presidente. Nós vamos lançar ele candidato a presidente da República para fazer diferente. Lá no Maranhão ele tem feito uma revolução focando na educação. E é isso que nós queremos experimentar no Brasil”, completou.

Há pouco mais de um mês, durante entrevista que concedeu ao jornalista Bob Fernandes, da TV Educativa da Bahia, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também fez uma menção à possível candidatura de Dino.

Segundo o petista, o governador maranhense é uma das opções de candidato a presidente do chamado campo progressista. “Tem o nosso companheiro Flávio Dino”, destacou

Feliz

Um mês antes, em julho, o próprio Flávio Dino admitiu, em entrevista à revista Veja, que “fica feliz” ao ser lembrado como provável candidato a presidente da República, em 2022.

Foi a primeira vez que ele admitiu publicamente uma possível candidatura depois de dizer que só estava brincando quando citou a pretensão, ainda no começo deste ano.

“Qualquer jogador fica feliz quando é convocado para a seleção brasileira”, disse, quando perguntado se havia o desejo de ser candidato. “Mas hoje meu time é o Maranhão”, completou.

Na mesma entrevista, contudo, o comunista ponderou que o cenário eleitoral para a Presidência ainda estava distante.

“Estou no comecinho do segundo mandato e tenho um desafio gigante, que é governar em meio à recessão econômica. Não coloco na minha frente cenários eleitorais tão distantes”, declarou.

Dino diz que esquerda vencerá Bolsonaro em 2022

Durante entrevista que foi ao ar na semana passada, o governador Flávio Dino (PCdoB) afirmou ao ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) que a esquerda conseguirá vencer as eleições de 2022.
Segundo o comunista, a partir de vitórias em importantes prefeituras no pleito de 2020, o campo progressista pode retomar o poder no país.

“Temos a eleição de 2020, e acredito que vamos vencer. Teremos um resultado bastante bom em 2020, teremos muitas vitórias de prefeituras, vamos trabalhar para isso. E vamos vencer a eleição presidencial em 2022, tenho certeza disso”, afirmou.

O comunista também reforçou a importância da formação de uma frente ampla de esquerda, confirmando o que fora divulgado no início da semana pela jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, sobre a criação de um grupo para viabilizar candidaturas fortes em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre.

“Temos esta tarefa, da unidade, e creio que temos avançado nesse sentido. Há um clima de muita cortesia entre várias lideranças, e isso é uma pré-condição – a conversa, o diálogo”, completou.

Segundo a publicação da Folha, Flávio Dino já conversou sobre o assunto com o ex-governador de São Paulo Márcio França (PSB-SP), que deve se lançar candidato a prefeito da capital paulista.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.