Dia Mundial de Combate à Sepse

São Domingos alerta sobre os riscos da sepse

Hospital desenvolve ações voltadas para o público interno, acadêmicos de Enfermagem, Medicina, Fisioterapia e de outros cursos da área da saúde

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
O médico Carlos Sousa ministra palestra para acadêmicos da Universidade Ceuma
O médico Carlos Sousa ministra palestra para acadêmicos da Universidade Ceuma (Divulgação)

SÃO LUÍS - Durante toda esta semana, o Hospital São Domingos vem promovendo atividades alusivas à Semana da Sepse. Além de ações voltadas para o público interno, profissionais do hospital vem ministrando palestras para acadêmicos de Enfermagem, Medicina, Fisioterapia e de outros cursos da área da saúde.

E neste Dia Mundial de Combate à Sepse, 13 de setembro, o Hospital São Domingos promoverá, às 8h, a palestra “Sepse: Identificação e manejo inicial no atendimento primário”, a ser proferida pelo médico Dr. Carlos Sousa e a enfermeira coordenadora da Unidade de Terapia Intensiva, Danielle Cardoso. O evento ocorrerá no Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital São Domingos.

Foram promovidas aulas na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Ceuma e Faculdade Pitágoras sobre o tema ‘Atualização e manejo da sepse. Evolução e manejo da Sepse no Hospital São Domingos”. Ao fim das explanações, os acadêmicos tiraram dúvidas e enriqueceram seus conhecimentos sobre o assunto.

Durante as palestras, médicos e enfermeiros frisam o que é sepse, como identificar os sintomas e a importância de procurar logo atendimento médico.

E para alertar a população, o Hospital São Domingos desenvolverá no domingo, 15, a partir das 17h30, na pracinha da Lagoa da Jansen, uma panfletagem com orientações.

O que é

A sepse se caracteriza por um conjunto de manifestações graves em todo o organismo provocadas por uma resposta inadequada a uma infecção e pode levar à morte em poucas horas.

O movimento é uma data mundial adotada por institutos internacionais e na América Latina é liderado pelo Instituto Latinoamericano de Sepse (ILAS), com o qual o HSD mantém estreita relação e, na campanha deste ano, participou da criação da arte do material de divulgação para toda a América Latina.

A campanha mundial de sensibilização da população sobre os riscos da sepse tem como tema este ano: Pense, pode ser Sepse. As ações alertam para a necessidade do reconhecimento precoce dos sintomas e o tratamento adequado.

Segundo o ILAS, a sepse é uma das principais causas de morte, hoje, no mundo. No Brasil, as manifestações graves causadas por uma infecção são responsáveis por 55% das mortes em Unidades de Terapia Intensiva. E é exatamente para mudar essa realidade que são promovidas as campanhas educativas e de alerta à população.

De acordo com o médico intensivista do Hospital São Domingos, Dr. Carlos Sousa, nas campanhas são disseminadas informações, como identificação dos sintomas e necessidade de socorro médico urgente. “Mostramos ainda, que a infecção pode se originar em um só órgão e a resposta inadequada pode gerar disfunção de múltiplos órgãos, não necessariamente o afetado no momento inicial e que a sepse pode ser adquirida em qualquer lugar, pois não é restrita a ambientes hospitalares, como muitas pessoas acreditam. Uma simples infecção na garganta, por exemplo, pode evoluir para uma sepse, caso não seja tratada”, explica ele.

Time da Sepse

Segundo Dr. Carlos Sousa, no Hospital São Domingos, a equipe segue um protocolo para o tratamento precoce dos pacientes que dão entrada na Emergência com quadro de sepse. “O Time da Sepse é responsável pela gestão e assistência organizada aos pacientes. Esse Time é o mais longevo do hospital, atuando há mais de 10 anos com constante atualização. A equipe é multiprofissional e abrange todos os setores da instituição”, complementa.

Mais

SINTOMAS DA SEPSE

- Sonolência

- Alteração da consciência

- Frequência cardíaca alterada

- Pressão arterial baixa (hipotensão)

- Dificuldade para respirar (dispneia)

- Menor quantidade de urina

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.