São Luís

Serviços diários deixam São Luís ainda mais bela nos seus 407 anos

Para garantir o desenvolvimento da cidade e melhoria da qualidade de vida da população, Prefeitura investe mais na limpeza urbana, trânsito e paisagismo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Limpeza urbana foi intensificada em logradouros e coleta em bairros da capital
Limpeza urbana foi intensificada em logradouros e coleta em bairros da capital (limpeza urbana)

Na última déca­da, São Luís ultrapassou a marca de 1 milhão de ha­bitantes, tornando-se uma das 15 cidades mais populosas do Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O crescimento populacional aumenta a demanda dos serviços públicos e, para garantir o desenvolvimento da cidade e melhoria da qualidade de vida da população, o poder público precisa enfrentar os desafios com muito planejamento, pois o trabalho constante e rotineiro, feito de maneira organizada é a receita para que a cidade funcione de for­ma plena em todos os setores, o que só é possível com a máquina pública funcionando 24 horas, sete dias por semana.

Capital do Maranhão, São Luís mantém profissionais de área co­mo limpeza, segurança, infraestrutura, trânsito e transportes, en­tre outras, a postos, garantindo serviços essenciais à cidade. A limpeza urbana é um dos serviços que funcionam 24 horas. Segundo o Comitê Gestor de Limpeza Urbana da Prefeitura de São Luís, a coleta domiciliar, por exemplo, funciona em três turnos de 8 horas para garantir que todo o lixo produzido pela população seja recolhido e a cidade permaneça limpa.

“Temos trabalhado de forma planejada, no intuito de ofertar a cada dia um serviço melhor para a população. Nossos servidores nos ajudam a construir uma cidade melhor, têm o compromisso de bem atender a população. O resultado é que hoje temos muito o que comemorar nestes 407 anos de São Luís. Temos uma cidade mais limpa, mais arborizada, com espaços públicos recuperados, com investimentos em iluminação pública, na mobilidade urbana e em outros setores importantes como saúde e educação. Tudo isso para garantir melhor infraestrutura para cidade e mais qualidade de vida para a população”, disse o prefeito Edivaldo Holanda Junior.

A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, informou que é no período noturno que ocorre grande parte das operações, como a intensificação do serviço de coleta. “Em muitas cidades do Brasil, os aterros sanitários fecham durante a madrugada ou feriados, problemas que São Luís não enfrenta, pois a Central de Gerenciamento Ambiental Titara, para onde é encaminhado todo o lixo recolhido na nossa cidade, funciona 24 ho­ras. Então, durante toda a madrugada, mantemos a operação de transbordo São Luís-Rosário funcionando”, disse.

1.300 toneladas de lixo
Esse trabalho tem garantido o recolhimento diário de 1,3 mil toneladas de lixo da cidade. Em pontos de grande geração de lixo, como as áreas de comércio popular, turísticas e de grande fluxo de pessoas, a coleta ocorre diariamente no período da noite. É o caso da Rua Grande, principal ponto de comércio popular da cidade e que foi totalmente reformada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com a Prefeitura de São Luís. Somente da Rua Grande, são recolhidas cerca de 25 toneladas de lixo, diariamente.

Já ao longo do dia, são executados serviços de varrição, capina e roçagem das vias públicas, pintura de meio-fio, remoção manual e mecanizada nos pontos de descarte irregular de resíduos, lavagem de praças, feiras e mercados, além da coleta domiciliar nos bairros.
Os Ecopontos funcionam das 7h às 19h, de segunda a sábado. Todos estes serviços garantem uma cidade mais limpa. Esse trabalho vai ser intensificado com o lançamento da coleta seletiva por­ta a porta, prevista para se iniciar no mês de setembro.

Ecopontos
Os Ecopontos foram a primeira política pública de coleta seletiva implantada em São Luís. O primeiro equipamento foi inaugurado pela Prefeitura de São Luís em maio de 2016. Até dezembro de 2017, ano de referência do último SNIS, a capital contava com oito Ecopontos. Atualmente, são 15 equipamentos em funcionamento. Os três últimos entregues há um mês. Outros três já estão em obras e mais dois terão os trabalhos iniciados ao longo do mês de agosto, fechando a segunda etapa do Plano de Expansão dos Ecopontos cuja meta é encerrar 2019 com 20 em funcionamento. Mais 10 serão implantados ao longo de 2020.

De acordo com dados do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, os Ecopontos em funcionamento já recolheram 30 milhões de quilos de materiais que foram encaminhados para a reciclagem. “À medida que vamos implantando novos Ecopontos este total de recolhimento vai aumento e consequentemente o percentual de reciclagem de São Luís” informa Ca­rolina Moraes Estrela.

Ainda segundo a presidente do órgão, será iniciada ainda no mês de agosto a coleta seletiva porta a porta, o que vai ajudar São Luís a subir ainda mais posições no ranking nacional. “A implantação da coleta seletiva porta a porta não concorrerá com os Ecopontos, que continuarão sendo pontos de entrega voluntária de materiais recicláveis e volumosos. Juntos, os equipamentos e o serviço porta a porta aumentarão a quantidade de resíduos coletados e encaminhados para a reciclagem na nossa cidade”, explica.

Reciclagem
São Luís ocupa o primeiro lugar no ranking das capitais do Nordeste que mais reciclam o lixo coletado. Os dados constam no último levantamento divulgado pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). Em 2013, a Taxa de Recuperação de Recicláveis de São Luís, conforme o SNIS, era de 0,12%. Em 2017, este índice já era 2,34%. De acordo com o Comitê Gestor de Limpeza Urbana da Prefeitura de São Luís, o crescimento da capital neste ranking é reflexo das políticas de profissionalização da gestão de resíduos que vem sendo implantados na cidade como os Ecopontos.

De acordo com os dados do SNIS, das nove capitais nordestinas, apenas três têm taxas de reciclagem superiores a 1%, sendo São Luís a única com taxa superior a 2%. A média nacional de reciclagem no Brasil atualmente é de 3%, de acordo com dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). Em todo o Brasil, 30% das cidades não têm qualquer iniciativa de coleta seletiva e reciclagem. No Nordeste, este índice é ain­da maior: passa dos 49%.

SAIBA MAIS

Ecopontos
Os Ecopontos são equipamentos da Prefeitura de São Luís, com o objetivo de garantir à população um local para a destinação ambientalmente adequada dos resíduos recicláveis e volumosos. Estes resíduos não são recolhidos pelo serviço de coleta domiciliar porta a porta, cabendo ao cidadão fazer a destinação ambientalmente adequada, conforme prevê a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) – Lei Federal 12.305/2010 – e Lei Municipal nº 6.321/2018.
O que são resíduos recicláveis?
Os resíduos recicláveis secos são compostos, principalmente, por metais (como aço e alumínio), papel, papelão, tetrapak, diferentes tipos de plásticos e vidro.
O que são resíduos volumosos?
Os chamados resíduos volumosos são aqueles que apresentam grandes volumes e dificuldade de manejo. Compostos principalmente por móveis, sucatas, eletrodomésticos, pneus, entulhos de obras, restos de poda e capina etc.
Para saber onde ficam os Ecopontos, entre em contato com a Central de Atendimento do Comitê Gestor de Limpeza Urbana pelo telefone 0800 098 1636 ou acesse https://www. saoluis.ma.gov.br/comitedelimpeza

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.