COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
NA TARDE de sábado um reencontro de antigos amigos: Fabrício Trífoni, que ainda este ano vai oficializar seu casamento com Luciana, com o Repórter PH e Teresa Martins, no apartamento de sua família na Ponta d´Areia. Fabrício está se restabelecendo de uma cirurgia de hérnia inguinal, feita pelo cirurgia José Aparecido Valadão, que está com sua encantadora mulher Cida circulando pela Europa
NA TARDE de sábado um reencontro de antigos amigos: Fabrício Trífoni, que ainda este ano vai oficializar seu casamento com Luciana, com o Repórter PH e Teresa Martins, no apartamento de sua família na Ponta d´Areia. Fabrício está se restabelecendo de uma cirurgia de hérnia inguinal, feita pelo cirurgia José Aparecido Valadão, que está com sua encantadora mulher Cida circulando pela Europa
Uma das marcas registradas do almoço-buffet do restaurante e casa de vinhos Oak Wine é o burburinho das conversas animadas entre amigos. profissionais liberais, artistas, políticos e empresários, interagem naquele ambiente charmoso, enquanto saboreiam os quitutes preparados pela chef Lúcia Barbosa. Vistos por lá colocando a prosa em dia o Secretário de Turismo de Caxias, Fernando Santos, e o Secretário de Comunicação de Imperatriz, Sérgio Macedo, acompanhado de sua amada Nice
Uma das marcas registradas do almoço-buffet do restaurante e casa de vinhos Oak Wine é o burburinho das conversas animadas entre amigos. profissionais liberais, artistas, políticos e empresários, interagem naquele ambiente charmoso, enquanto saboreiam os quitutes preparados pela chef Lúcia Barbosa. Vistos por lá colocando a prosa em dia o Secretário de Turismo de Caxias, Fernando Santos, e o Secretário de Comunicação de Imperatriz, Sérgio Macedo, acompanhado de sua amada Nice

Cigarro e multa
Uma lei inovadora na saúde começa a vigorar na capital paulista. E que não tarde a ser seguida em outras capitais.
O prefeito Bruno Covas sancionou lei aprovada pela Câmara Municipal de São Paulo que proíbe fumar nos parques públicos municipais da cidade.
A lei passa a valer em 60 dias e não será permitido o consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos, narguilés, vape ou qualquer produto fumígeno, derivado ou não do tabaco.
Quem for pego em flagrante fumando nos parques estará sujeito a uma multa de R$ 500, aplicada em dobro na reincidência.

Nome gringo
Certa vez perguntaram a Paulo Maluf, então governador de São Paulo, o que ele achava da mentira na política. Resposta:
– Quem disser que não mente já está mentindo.
De fato, a mentira para levar vantagem, uma doença da alma, no jogo político ganha a exata dimensão da sua imensidão, que vai das picuinhas até as agressões virulentas, passando obviamente pelo estelionato das promessas fajutas.
O que antes se manifestava no tititi agora nestes tempos de sociedade em rede ganhou até nome gringo, fake news.

Tem história
A Lei de Abuso de Autoridade, em debate no cenário nacional, é de 9 de dezembro de 1965. Criada durante o regime militar, visava punir exageros praticados pelo poder. Eram comuns conflitos nas manifestações que resultavam em atos de violência.
Diz o artigo 1º: “O direito de representação e o processo de responsabilidade administrativa civil e penal, contra as autoridades que, no exercício de suas funções, cometerem abusos, são regulados pela presente lei.”
O que ocorre agora é uma adaptação.
Em tempo: os que se opõem à revisão da Lei do Abuso de Autoridade lembram o ditado saxão “Se não está estragado, não tenta consertar”.

Inconformado
A Guiana Francesa, que faz limite com o Brasil, é o único território continental na América Latina ainda sob domínio de um país europeu.
Para o presidente Emmanuel Macron deve ser muito pouco. Continua insistindo no tal estatuto internacional para a Amazônia, que nem ele parece saber exatamente o que é.
Efeito do trauma que traz das salas de aula, onde soube que o império colonial francês desapareceu com as perdas da Indochina em 1954 e da Argélia em 1962.

Inconformado 2
Emmanuel Macron acredita que seu país tem uma missão civilizatória. Para isso, nada melhor do que reviver o tempo das colônias.
Engana-se redondamente.
O território brasileiro da Amazônia está sob nossa exclusiva jurisdição e soberania.

Acessos novos na ALM
O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto, assinou ontem ordem de serviço para a elaboração de estudos e projeto de engenharia e arquitetura de adequação às normas e recomendações técnicas vigentes referentes à acessibilidade do conjunto de edificações da Alema. Igualmente foi assinada a ordem de serviço para a adaptação, também, da escadaria de acesso principal à sede do Legislativo maranhense, seguindo as normas de acessibilidade.

TRIVIAL VARIADO

O presidente da Câmara Municipal de Presidente Dutra visitou ontem a família deste Repórter PH para comunicar a aprovação da lei sancionada pelo prefeito Juran Carvalho que dá o nome de Tabelião Geraldo Holanda Cavalcante a uma das praças mais bonitas da cidade.

No assunto: ele estava acompanhado do atuante vereador André Jardins, autor do projeto que resultou nessa grande homenagem ao meu saudoso pai. A reinauguração da praça ainda não tem data marcada.

Já têm candidatos buscando estocar botox para depois aplicar em promessas antigas. Na teatralidade eleitoral, darão a impressão de novas.

O próximo sábado é 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil. A aproximação da data abre a oportunidade para se debater as diferenças entre patriotismo, nacionalismo e civismo.

A maior parte das atenções nos últimos dias se voltou para o dólar, mas foi o ouro que brilhou em agosto. No Brasil, o metal precioso se valorizou em 18%, mais do que o dobro da moeda americana.

Karla Patrícia e Augusto Diniz (leia-se TVN) passaram o fim de semana na Bahia, onde começaram as comemorações pela nova idade dela, que transcorreu ontem. No domingo, regressaram a São Luís, a tempo de festejar a data também nesta Capital.

Referência no mundo da moda, Costanza Pascolato, uma das maiores referências no mundo da moda no Brasil, lança na próxima segunda-feira, dia 9, no Shopping Iguatemi São Paulo, o livro “A Elegância do Agora”.

No capítulo: no livro, Costanza abre a história da sua vida e entrega como a elegância resiste ao tempo. Ela resgata as memórias familiares e amorosas, desde a infância até a juventude e os movimentos decisivos de sua vida adulta.

DE RELANCE

Atenção primária
“Práticas alimentares em crianças de 0 a 6 meses de vida atendidas na Atenção Primária em uma capital do Nordeste” foi o tema da Dissertação em Gestão de Programas e Serviços de Saúde, pela Universidade Ceuma, defendido por Márcia Cristina Monteiro de Jesus, professor do Instituto Florence de Ensino Superior. O tema é pertinente e resultou de sua observação das crianças atendidas no centro de saúde onde trabalha. Márcia constatou que, desde muito cedo, as crianças já se alimentavam de forma complementar, ou seja, as mães não esperavam chegar ao sexto mês para alimentá-las de forma sólida. O resultado foi a baixa prevalência do aleitamento materno exclusivo e a conclusão de que essas mães receberam pouca orientação no pré-natal, com relação à alimentação ideal.

Histórias de Sucesso
A Faculdade de Negócios Faene deu início ao projeto “Histórias de Sucesso”, para homenagear os alunos formandos da instituição. Entre os agraciados, está o discente André Luiz Melo, formando do curso de MBA em Logística e Negócios Sustentáveis, e Diogo dos Reis Pereira, do curso de Gestão Empresarial.

Aniversário de carreira
Nesta quarta-feira, o cantor Marquinhos Bill vai comemorar seu aniversário de 38 anos de carreira na Choperia Kabão, no Anel Viário, espaço que foi totalmente reformado e está em uma nova fase. O artista fará um grande show com a participação do filho, Michael Wesley (que vem de Fortaleza exclusivamente para o evento), Tom Cléber, Bruno Shinoda, da Banda do Kabão, Fran Teixeira, Banda Rei, Allanzinho (ex-Banda 007) e do Grupo Digital.

Atleta destaque
A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer prestou uma homenagem ao atleta Davi Hermes de Oliveira, aluno da natação na Academia Viva Água, no Renascença II. Ele recebeu o título de “Atleta destaque na modalidade natação da fase estadual dos Jogos Escolares Maranhenses de 2019”. Merecido! Afinal, trata-se de um menino vitorioso na vida e nas piscinas e seu talento para as braçadas merece destaque, placas e medalhas.

Festival de Teatro
Estão abertas as inscrições para o Festival de Teatro Estudantil (Femate). Podem participar alunos que estejam cursando do segundo ao nono ano do ensino fundamental e primeiro ao terceiro ano do ensino médio em escolas públicas/particulares e comunitárias.

Turma do contra
Consulta a dados oficiais mostra: o déficit da Previdência Social em 1999, somando contribuintes da iniciativa privada e do setor público, foi de 25 bilhões de reais. Este ano, a diferença entre arrecadação e pagamentos atingirá 308 bilhões de reais. Mesmo assim, partidos de oposição, adeptos do quanto pior, melhor, votaram contra a reforma.

Danos
Entre 1987 e 2018, 10 pessoas morreram e 62 ficaram gravemente feridas por consequência de incêndios em 4.330 ônibus no Brasil. Segundo dados da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos, nestes 30 anos o prejuízo dos incidentes ao patrimônio público e às empresas de ônibus correspondeu a R$1,9 bilhão, valor suficiente para a compra de 2.093 veículos articulados com capacidade para 250 passageiros cada.

Preço da imprevidência
Quando o Tesouro Nacional socorre a Previdência para o pagamento de pensões e aposentadorias, subentende-se: é dinheiro que o governo deixa de aplicar em obras públicas que geram empregos. Retrato de um país que recolheu contribuições de empregados e empregadores por várias décadas, mas não soube formar um fundo de reserva.

Transformação
Com as queimadas na Amazônia, líderes de comunidades indígenas dão entrevistas diárias para emissoras de TV. Os hábitos confirmam o que o cientista político Hélio Jaguaribe disse na metade da década de 1990: “O destino do índio brasileiro é deixar de ser índio e se tornar um cidadão brasileiro.”

Para escrever na pedra:
“O tempo não cura tudo. Aliás, o tempo não cura nada, o tempo apenas tira o incurável do centro das atenções”. De Martha Medeiros, cronista gaúcha

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.