COLUNA

Novo olhar

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23

A revelação feita por O Estado no fim de semana, de que um levantamento sobre arrecadação municipal confronta a tese de separatistas de que o “Maranhão do Sul” é mais rico que o “Norte” deve lançar um novo olhar a respeito da possível separação.
O assunto voltou à tona no mês passado, após a apresentação de um projeto de decreto legislativo pelo senador tocantinense Siqueira Campos, do DEM, propondo a realização, pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), de um plebiscito para que os maranhenses decidam se o estado segue um só, ou dividido em dois.
Até hoje, a discussão do tema esteve calçada muito mais em bairrismos.
Mas, agora, com dados concretos – e cada vez mais acessíveis - sobre arrecadação e produção de riqueza em cada município, ficará mais fácil debater-se com argumentos.
Quem é contra a separação, no momento, ganhou um forte aliado ao seu discurso.
Resta aos defensores da criação do “Maranhão do Sul” buscar base para a sua tese.
Até porque, como bem lembrou o relator do projeto no Senado, Roberto Rocha (PSDB), se a proposta for aprovada, o que ocorrerá é um plebiscito. E, nesse, todo o Maranhão votará.

Ato
O Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA) confirmou para hoje uma manifestação da categoria.
Os profissionais de enfermagem realizarão um ato em frente à sede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em São Luís.
A principal reivindicação é a não alteração da escala de trabalho, o que aumentaria a jornada dos trabalhadores, sem reajuste salarial.

E o acordo?
Na semana passada, a SES chegou a anunciar que havia entrado em acordo com representantes dos profissionais, ao desistir das mudanças na escala.
O acerto foi comemorado nas redes sociais pelo secretário Carlos Lula.
- Estive reunido na tarde de hoje com a Força Sindical e o SEEMA e decidimos, em comum acordo, pela suspensão na mudança de escalas de enfermagem. Segunda-feira a mesa de diálogos será ampliada -, afirmou, no Twitter.

Um lá…
O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), foi ao Rio de Janeiro, na sexta-feira, 30, pedir que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenha um novo julgamento.
Na avaliação do comunista o petista foi “vítima de perseguição institucionalizada e movida por interesses econômicos”.
Dino discursou durante o evento que encerrou o Fórum de Resistência Democrática.

...outro cá
Enquanto o governador maranhense defendia a soltura de Lula lá, o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), estava aqui no Maranhão.
Ele veio a São Luís para participar do ato de filiação do deputado federal Aluisio Mendes ao PSC.
O parlamentar, aliás, chega à legenda com o status de presidente estadual, e ainda levando consigo mais de uma dezena de prefeitos.

Julgamentos
Com o julgamento de quatro acusados de homicídio, começam nesta segunda-feira, 2, as sessões de julgamento do mês de setembro no Tribunal do Júri de São Luís.
Durante todo o mês serão julgados 55 denunciados, segundo dados da Corregedoria de Justiça do Maranhão.
Haverá sessões simultâneas nas quatro Varas do Júri da capital, no Fórum Des. Sarney Costa (Calhau), começando sempre às 8h30.

Confirmada
A 13ª Feira do Livro de São Luís (FeliS), maior evento literário do Maranhão, já tem data marcada para ocorrer em 2019.
O evento vai acontecer de 11 a 20 de outubro, no Multicenter Sebrae.
O anúncio foi feito no fim da semana passada pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) em suas redes sociais.

DE OLHO

15 é o número de explosões a agências bancárias no Maranhão (interior e capital), de janeiro a setembro deste ano.

E MAIS

• O prefeito de Imperatriz, Assis Ramos, “soltou os cachorros” contra a Caema, no fim de semana; segundo ele, é “doença que não tem cura”..

• Por conta de uma decisão judicial, a prefeita de Paço do Lumiar, Paula da Pindoba (SD), homologou o concurso da Prefeitura para nomear uma candidata.

• O senador Weverton Rocha (PDT) vê riscos à aprovação da “PEC Paralela da Previdência” no Senado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.