Julgamento

Jhonathan de Sousa vai ser julgado este mês no Piauí

Matador de Décio Sá responde naquele estado pela morte do corretor de imóveis Fábio Brasil, ocorrida um mês antes do assassinato do jornalista Maranhense

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Jhoinathan de Sousa Silva será julgado pelo terceiro crime cometido
Jhoinathan de Sousa Silva será julgado pelo terceiro crime cometido (Jhonathan)

SÃO LUÍS - O acusado de assassinar o blogueiro e repórter do O Estado, Décio Sá, Jhonathan de Sousa Silva, vai ser julgado pelo Tribunal do Júri de Teresina, no Piauí, no dia 26 deste mês, pelo assassinato do corretor de veículos Fábio Brasil. Este crime ocorreu em março de 2012, na avenida Miguel Rosa, na capital piauiense, um mês antes da morte do jornalista.

Jhonathan Silva foi pronunciado a júri em setembro de 2016 pelo juiz Antônio Reis de Jesus Nolleto da 1º Vara do Tribunal do Júri de Teresina. Além dele, foi pronunciado Elker Farias Veloso, apontado como o homem que dirigiu o carro que deu fuga a Jhonathan Silva após a execução de Fábio Brasil.

O magistrado pronunciou ainda os agiotas Gláucio Alencar Pontes de Carvalho, José de Alencar Miranda de Carvalho e o empresário José Raimundo Charles Junior, o Bolinha, como mandantes do crime. Dos acusados do assassinato de Fábio Brasil, apenas o pistoleiro Jhonathan Silva e Elker Farias não recorreram da sentença de pronúncia.

A motivação da morte do corretor de veículos, segundo o depoimento de Jhonathan, foi uma dívida de R$ 70 mil contraída e não paga com o agiota José Miranda e Gláucio Alencar Miranda. A polícia piauiense somente chegou aos acusados após a morte do jornalista Décio Sá, ocorrida em abril de 2012, em um bar na Avenida Litorânea, em São Luís. Décio Sá foi morto por denunciar a ligação do bando com o assassinato de Fábio Brasil, em seu blog.

No próximo dia 9, Jhonathan Silva também vai ser julgado pelo 1º Tribunal do Júri da capital maranhense pelo assassinato do interno Alan Kardec Dias Mota. Este crime ocorreu durante o banho de sol, no dia 7 de janeiro do ano passado, na Unidade Prisional de Ressocialização São Luís 4, em Pedrinhas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.