Campanha

PMs unidos na ação de doação de sangue do Grupo Mercúrio

Novas atividades de coleta de sangue acontecerão na sede da Clínica Dignus Saúde, no Monte Castelo, na quarta, 28, e na quinta-feira, 29, e na sede da SEAP, na Vila Palmeira, na sexta, 30

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Campanha do Grupo Mercúrio tem meta de coletar 1 mil bolsas de sangue, até o dia 31 de agosto
Campanha do Grupo Mercúrio tem meta de coletar 1 mil bolsas de sangue, até o dia 31 de agosto (sangue)

A sede do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), localizada na BR-135,recebeu uma grande ação de cidadania coletiva. O local, que concentra as atividades de formação dos alunos que serão os futuros policiais militares do Maranhão, saiu de sua rotina para um outro tipo de aula: a da cidadania ativa.

E os alunos do curso de formação de soldados da PMMA trocaram de papel por um dia. Deixaram de ser alunos para serem heróis dessa grande aula de fraternidade e responsabilidade para com o próximo. Eles deixaram sua rotina de lado para se dedicaram em massa ao ato de doar sangue para salvar vidas.

O ato aconteceu na última sexta-feira, 23, e fez parte da ampla programação de coleta itinerante de sangue que o Grupo Mercúrio vem realizando desde o último mês de julho.

O tenente-coronel Anderson Fernando Holanda Maciel ressaltou como relevante a participação da PMMA nesta ação. “É sempre muito positivo quando podemos demons­trar que o papel da Polícia Militar é o de ajudar a sociedade, também em ações como essa. Nós tivemos mais de 300 alunos que são doares em potencial e estão envolvidos nessa ação social”, disse ele.

A campanha do Grupo Mercúrio acontece pelo quarto ano, e dessa vez o slogan escolhido resumiu bem esse ato de doar sangue: “Compartilhe a Vida que corre em suas Veias”. As coletas e doações acontecem até 31 de agosto e a campanha tem como meta a coleta de 1 mil bolsas de sangue. Todo esse acervo comporá o banco de reserva de sangue do Hemomar, que com a chegada do final de ano sempre fica deficitário e por isso necessitado de todo o engajamento da sociedade para que não venha a faltar sangue a quem mais precisar.

Na reta final da campanha, as ações de coleta de sangue acontecerão na sede da Clínica Dignus Saúde, no Monte Castelo, na quarta, 28, e na quinta-feira, 29; e na sede da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), na Vila Palmeira, na sexta-feira, 30.

Todos os que quiserem se engajar podem e devem comparecer a esses locais para fazer a triagem com a equipe do Hemomar. Caso esteja liberado, realizará a ação, que é rápida e não oferece nenhum risco para a saúde ou mal-estar.

O coordenador-geral da campanha, Plínio Tuzzolo, faz um balanço parcial muito positivo da IV Campanha. “Para chegarmos a esse resultado final de uma mil bolsas de sangue coletadas precisamos na verdade articular quase o dobro de doadores. É que na hora de doar, ainda existem pessoas que acabam não sendo liberadas pela triagem do Hemomar por algum fator que não atende aos critérios de doação. Assim, nosso esforço é sempre intenso, mas até agora todas as instituições parceiras e as 13 empresas do Grupo Mercúrio abraçaram essa campanha com muita garra e vontade de salvarmos muitas vidas”, disse Tuzzolo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.