COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
VANUZA Araújo Alves é quem está produzindo o Desfile Flores do Brasil, que um grupo de estudantes da Expocine Crescimento 2019, entre os quais a filha dela, Giovana Alves (as duas na foto acima) é uma das realizadoras. O desfile, nesta sexta-feira 23, no Golden Shopping Calhau, é um evento que preza pela valorização da história do papel feminino na sociedade contemporânea e pela elevação da autoestima da mulher acometida pelo câncer
VANUZA Araújo Alves é quem está produzindo o Desfile Flores do Brasil, que um grupo de estudantes da Expocine Crescimento 2019, entre os quais a filha dela, Giovana Alves (as duas na foto acima) é uma das realizadoras. O desfile, nesta sexta-feira 23, no Golden Shopping Calhau, é um evento que preza pela valorização da história do papel feminino na sociedade contemporânea e pela elevação da autoestima da mulher acometida pelo câncer

Coral 46 anos
O Coral Universidade Federal do Maranhão (Coral Ufma) escolheu uma forma diferente para comemorar o seu 46º aniversário: fará apresentações de concertos públicos em São Luís e em São José de Ribamar.
A abertura da programação da celebração será com uma apresentação do Coral Ufma acompanhado do Quarteto Departamento de Assuntos Culturais (Quarteto Dac) e Madrigal Olga Mohana no começo da noite da próxima quinta-feira, no Cine Teatro Aldo Leite do Palacete Gentil Braga.
O segundo concerto público do Coral Ufma acontecerá no dia 31 de agosto, às 19h, na Paróquia e Santuário Arquidiocesano da cidade balneária de São José de Ribamar.
A diretora do Dac e coordenadora geral do evento, Fernanda Santos Pinheiro, afirmou que os dois concertos serão uma celebração especial desse importante órgão cultural com a comunidade local.

Performance
Alta performance no atendimento. Este é o tema de um curso que será promovido em São Luís, com o objetivo de maximizar a imagem de instituições públicas e empresas por meio dos seus colaboradores.
Voltado para a capacitação atendentes, recepcionistas, secretárias, auxiliares e assessores que mantém contato com público externo e interno, o curso é promovido pela Eric Teixeira Gestão de Eventos, empresa com vasto know how na área de cerimonial e eventos.
O curso, com carga horária de 16 horas, ocorrerá nos dias 23 e 24 de setembro, no Brisamar Hotel. E a ideia é oferecer aos participantes a conscientização do papel do colaborador; a excelência pessoal para o êxito da empresa; a capacidade de gerenciar crises; e, a melhoria da marca da instituição na visão do público.

Performance 2
A ministrante será Kátia Oliveira Bonifácio Albuquerque, líder coach e analista de mapeamento de perfil comportamental com foco em alta performance.
Com vasta expertise na área de treinamento corporativo, há 19 anos Kátia Albuquerque ministra cursos no mercado nacional e profere palestras em conferências e congressos nacionais e internacionais.
Sua experiência na área de capacitação e desenvolvimento humano tem grande lastro, incluindo desde empresas públicas e privadas até empresários e empreendedores dos mais diversos segmentos.

Pipoca
Os lançamentos de filmes para o público infantil movimentaram os cinemas no mês de julho, especialmente durante o período de férias das crianças.
Estreias como O Rei Leão e Toy Story 4 promoveram o crescimento superior a 30% nas bilheterias dos cinemas de São Luís, em comparação com o mesmo período de 2018.
O sucesso da Marvel, Vingadores: Ultimato foi a maior bilheteria do mês em todo o País.

Sarau na AMEI
Será neste sábado, dia 24, às 18h, na AMEI - Livraria e Espaço Cultural no São Luís Shopping o “Sarau - Enlace Poético no Divã” sob a organização do cientista político Fábio Alex Melo e da psicanalista Anicia Ewerton. O evento contará com a apresentação da cantora Mila Camões que, juntamente com algumas das poesias do último livro da Psicanalista e Escritora Tereza Braúna – Psicanálise e Artifício Poético – dará o tom da tarde/noite. Mais uma iniciativa que une Psicanálise e Poesia na cidade.

TRIVIAL VARIADO

Quem muda de idade nesta quarta-feira é Flávia Araújo Ferraz, que juntamente com o marido Nilson Frazão Ferraz e um grupo de amigos comemora a data com jantar no bistrô Alameda Trinta.

Nada justifica o descaso com a Amazônia. Mas existe uma verdade pouco comentada na atual onda de histeria dos países europeus: o Brasil não faz parte da lista dos países mais poluidores do mundo.
Se depender de Mourão, a lei do abuso de autoridade deve ser sancionada, mas com vetos. Para ele, é necessário eliminar pontos subjetivos, como a questão da não obrigatoriedade das algemas.

Os cofres municipais andam vazios. Mesmo assim, a partir de agora e até outubro do próximo ano, todos prefeitos usarão a senha: virar o jogo.

Um dos artistas plásticos mais famosos do Brasil, Siron Franco inaugura no próximo sábado, dia 24, a mostra Césio 137. A exposição ficará em cartaz no Espaço Oscar Niemeyer, localizado na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

Começo de tarde dos mais alegres e descontraídos, graças a um grupo de bem com a vida que se reuniu ontem para almoço muito especial: Fernando Santos, Demócrito Silva e Silva, Matheus Facas e Sérgio Balata. Única convidada feminina: Étia Vale.

DE RELANCE

Decisão difícil
Nem a complicada escolha do substituto de Raquel Dodge na Procuradoria-Geral da República será tão difícil para o presidente Jair Bolsonaro quanto o destino do projeto do abuso de autoridade. Bolsonaro terá de escolher com quem vai se desgastar, porque não existe solução indolor no ato de sancionar ou vetar o projeto aprovado às pressas na semana passada pela Câmara.

Decisão difícil 2
O mais provável é que o presidente sancione o projeto com vetos, para não queimar as pontes com os deputados nem ficar mal com os setores que clamam pelo veto integral, como as polícias, o Ministério Público, o Judiciário e a maior parte da sua base eleitoral. Seja qual for a decisão, o presidente terá de pesar os prós e os contras e preparar uma justificativa convincente para o que decidir.

Decisão difícil 3
Em uma sociedade democrática, juízes, promotores e policiais não estão acima da lei e devem responder por eventuais abusos. Aqui começa o problema de Bolsonaro: a imprecisão do texto que passou pelo Senado e pela Câmara. A lei não pode ser subjetiva, mas o conceito de abuso de autoridade contido no projeto dá margem para interpretações diversas em vários artigos.

Decisão difícil 4
O temor de juízes, promotores e policiais é de que sua atividade seja inviabilizada se o presidente sancionar o texto sem vetos. E há quem veja nisso que até o trabalho da imprensa ficará comprometido, porque nenhuma autoridade correrá risco de dar entrevistas e de prestar informações sobre determinados casos e vir a sofrer as draconianas penas nela previstas.

Santa Dulce dos Pobres
Estão se formando em todo o Brasil – e especialmente na Bahia – caravanas de católicos que voarão para Roma, em outubro, especialmente para participar da canonização de Santa Dulce dos Pobres. Há quem preveja que vai faltar padres em muitas paróquias, mais especificamente em meados do mês de outubro, já que a canonização de Santa Dulce será no dia 13. Não é possível ter o número exato dos padres que vão viajar, mas quem precisar de sacerdote para rezar alguma missa nesse período poderá ter de recorrer a vigários paroquiais das congregações religiosas autônomas.

Um devoto em São Luís
O maior devoto maranhense de Santa Dulce dos Pobres era nosso saudoso amigo Jan Buhatem, que antes mesmo de ser confirmada a canonização da religiosa baiana, ele já distribuía fotos dela para os amigos, junto com preces para pedidos de ajuda. Nas últimas vezes que o visitei, Jan não falava, mas escrevia para dizer de sua devoção pela freira que a partir de 13 de outubro deste ano será Santa Dulce dos Pobres.

O sucesso antecipado
Há muito tempo um evento social em São Luís não mexia tanto com a expectativa das figuras mais badaladas de nossa sociedade como está acontecendo com o Wine Celebration que acontece na próxima sexta-feira no Blue Tree São Luís, tendo como atração musical desta cidade os artistas Bruna Lussaray e Marcelo Rabelo, e como atração nacional, o performático cantor Tiago Abravanel. As mesas já estão praticamente esgotadas e quem não andar ligeiro corre o risco de não encontrar lugar.

Ana Karin e as consulesas
A ex-prefeita de Cruzeiro (SP), Ana Karin Andrade, desembarca sexta-feira em São Luís, participa da Wine Celebration e no sábado segue para Barreirinhas e adjacências, acompanhando a Cônsul do Peru em São Paulo, Maria Lourdes Hilbck, e as consulesas do Canadá, Karin Whitaker Larue, e da Argentina, Carola Maria Yacon, ambas na Capital paulista, que virão especialmente conhecer o Patrimônio Histórico de São Luís e as belezas paradisíacas dos Lençóis Maranhenses.

Para escrever na pedra:
“Nunca duvide da voz do seu coração, pois ela reflete a verdade do seu pensamento”. De autor desconhecido.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.