Inspiração para ajudar

Depoimentos inspiradores e homenagem no Gratitude Talks

Noite foi marcada por discursos emocionantes e troca de experiências sobre trabalhos sociais; Projeto Gratitude 2019 ainda terá mais duas etapas neste ano e será encerrado em dezembro, com o tradicional Brechó de Natal

Nelson Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23

[e-s001]Casa cheia, discursos emocionantes, depoimentos inspiradores e homenagens. Assim se caracterizou o Gratitude Talks, que aconteceu na noite desta quarta-feira, 7, no Black Swan, na Cohama, em São Luís. Com 300 pessoas inscritas, o evento, que compõe a primeira etapa do Projeto Gratitude 2019, foi marcado pela excelência na realização e elogios sinceros de quem esteve presente prestigiando o momento.

[e-s001]Em grande estilo, o evento teve início com uma palestra de Gustavo Almeida, presidente do Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão (ICE), com o “Case São Mateus”. De acordo com ele, trata-se de um projeto social oferecido naquela cidade maranhense. “É um projeto de judô para crianças carentes, que estão em situação de vulnerabilidade e que vai completar dois anos, agora. Começamos pequenos, com 50 crianças, e agora já vamos passar de 100 crianças”, pontuou o palestrante. Ele comemorou os resultados expressivos do projeto e enfatizou os benefícios sociais da iniciativa. “A nossa abrangência não é só no esporte, como também na cidadania, pois retiramos as crianças da zona de vulnerabilidade”, destacou o presidente do ICE.

[e-s001]Após a palestra de Almeida, foi a vez de Thalyta Ribeiro se apresentar com o “Case Te Orienta Estudante”. Na sequência, houve um discurso emocionante de Lídia Tamy Carvalho, por volta das 19h40. Gerente de Marketing do Unicef Brasil, ela falou um pouco sobre como é prazeroso, e ao mesmo tempo difícil, trabalhar pelo outro.

[e-s001]“A gente precisa de motivação diária, de uma dose extra de energia. Quando você trabalha com o que gosta, você se dedica ainda mais àquilo, que passa a ser uma vocação”, comentou Lídia a O Estado. A gerente de Marketing avaliou o Gratitude Talks como um evento que inspira pessoas e agradeceu ao Grupo Mirante e à empresária Rafaela Albuquerque (também organizadora do Projeto Gratitude) o convite. “Eu me sinto muito honrada de estar aqui, representando o Unicef”, assinalou.

[e-s001]Empreendedorismo
A noite emocionante do Gratitude Talks prosseguiu com a apresentação de Lou Marques, que discorreu sobre o “Wonder Woman”, um projeto que capacita o público feminino para o empreendedorismo, resgatando sonhos, muitas vezes abandonados por barreiras históricas de cunho machista.

[e-s001]“Do Limão, uma Limonada” foi o tema da palestra do jornalista Francisco Nicodemos. Conhecido carinhosamente como “Tio Francisco”, ele disse que, em julho do ano passado, foi diagnosticado com Aids. Desde então, decidiu transformar “o luto em luta”.

“Hoje, sou um ativista social e rodo o Brasil inteiro fazendo palestras sobre prevenção, preconceito e superação do vírus HIV. A falta de educação sexual atinge muitos jovens, que não têm a oportunidade de conversar sobre esse assunto. Decidi não mais querer mudar o mundo, mas ser a mudança no mundo que quero que tanto mude”, ressaltou o jornalista. O palestrante, aliás, tem muitos seguidores nas redes sociais. “Eu tenho apostado nas palestras para que não aconteça com outros jovens o que aconteceu comigo”, frisou.

[e-s001]Após a palestra do jornalista, Jucélia Ganz, do Instituto Rosa, tomou a palavra, com o tema “Pensamento Solidário em ação”. Ela discorreu sobre a importância do trabalho voluntário e o instituto, que é uma entidade sem fins lucrativos que ajuda as instituições a gerir demandas sociais emergentes de forma responsável e transparente. A médica homenageou Maria Fernanda Sarney Santos, gerente de Conteúdo do Imirante.com, e Maria Adriana Caminha, gerente de Marketing do Grupo Mirante, com buquês de flores - um também foi entregue à empresária Rafaela Albuquerque.

[e-s001]A programação foi encerrada com a apresentação do radialista, fotógrafo e ativista social Noilton Pereira, autor do projeto “Sertão Forte”. Segundo ele, mais de 37 países já tomaram conhecimento do seu trabalho fotográfico. As suas fotografias, inclusive, são vendidas para ajudar famílias carentes do Brasil todo.

“Do evento Gratitude, eu levo muita experiência, com certeza. Aqui, há muita troca de informação”, disse Pereira, que postou em seu Instagram uma selfie que fez no local.

O evento terminou com as madrinhas organizadoras do projeto posando para fotos com as representantes do Grupo Mirante e a empresária Rafaela Albuquerque, juntamente com os palestrantes da noite.

Fórum
Durante o evento, Maria Fernanda Sarney Santos pontuou que a ideia do Gratitude Talks é fazer um fórum de conversas e histórias inspiradoras. “São relatos que encorajam as pessoas a terem atitudes positivas. Passa também pela nossa missão fazer com que as outras pessoas toquem seus corações e façam o bem. Para alguém ter uma atitude positiva, para ajudar o próximo, não precisa às vezes de muita coisa, só de vontade”, declarou a gerente de Conteúdo do Imirante.com.

De igual modo, Maria Adriana Caminha destacou a felicidade em poder ajudar o outro a conseguir seus sonhos por meio da influência de histórias emocionantes. “Isso prova apenas que há pessoas com o coração aberto a escutar histórias inspiradoras, que transformam a vida de outras pessoas, para fazer o bem. A intenção é fazermos mais eventos com essa mesma mensagem”, salientou.

Missão
Rafaela Albuquerque, por sua vez, disse que o Gratitude começou há 11 anos e que, no ano passado, quando comemoraram uma década do evento, a iniciativa social ganhou nova dimensão. “A gente entendeu que nossa missão não era apenas ajudar instituições, como também inspirar outras pessoas a fazerem ações sociais e suas próprias correntes do bem. Foi aí que surgiu o Gratitude Talks, evento que inaugura o calendário do Gratitude 2019”, disse a empresária.

Ainda segundo Rafaela Albuquerque, a próxima etapa do Projeto Gratitude será o Baile de Gala, no dia 31 de outubro, no Hotel Luzeiros, em São Luís, com toda a renda arrecadada destinada a instituições. Em seguida, nos dias 7 e 8 de dezembro, ocorrerá mais uma edição do Brechó de Natal, no estacionamento do Shopping da Ilha.

“O brechó é o momento no qual pedimos que as pessoas doem peças de roupas, sapatos e acessórios que não são mais utilizados, mas que estão em bom estado. Da venda desses objetos, nós ajudamos outras instituições”, enfatizou a empresária.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.