Solidariedade

Gratitude e Cufa entregam 500 frangos a cinco instituições de São Luís

Ação beneficente contou com a parceria da Central Única das Favelas e beneficiou entidades da área Itaqui-Bacanga, Ilhinha e Portelinha, entre outras comunidades

Kethlen Mata/ O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Terezinha Martins, da Creche Comunitária Deus Criou, com as unidades de frango
Terezinha Martins, da Creche Comunitária Deus Criou, com as unidades de frango

São Luís – Nesta quarta-feira, 26, o Projeto Gratitude, do Grupo Mirante, doou 500 frangos a cinco instituições de São Luís. A ação contou com a parceria da Central Única das Favelas (Cufa). A iniciativa foi comemorada na Creche Comunitária Deus Criou (São Raimundo, área Itaqui-Bacanga), no Clube de Mães Teresa Murad (Ilhinha) e na Associação Beneficente e Cultural da Vila Portelinha (Portelinha), onde a entrega ocorreu na manhã de ontem.

Um caminhão levou as 500 unidades de frango até as instituições. A primeira a receber foi a creche comunitária fundada por dona Terezinha Martins, bairro São Raimundo, área Itaqui-Bacanga. A instituição, que possui 25 anos de história e atende 65 crianças de um a nove anos de idade, recebeu 100 frangos – que serão divididos entre os pais das crianças e a escola.

“Nós trabalhamos com a área do São Raimundo, Vila Ariri, Alto da Esperança e alunos também do Anjo da Guarda. Dos 100 frangos, nós vamos deixar uma quantidade na escola, porque nós damos refeições às crianças, e a outra parte, vamos doar para os pais dos alunos”, afirmou Rosilete Monteiro, diretora e filha da dona Terezinha Martins.

A fundadora, de 86 anos de idade, recebeu a doação com muita alegria e disse ter o sonho de ampliar o espaço, pois muitas crianças ficam na porta pedindo por comida. “Tem muitas crianças, mas não tenho como botar. Quem me ajuda é a Mirante, o Mesa Brasil e uma igreja chamada Renovação Cristã, que me fornece o alimento não perecível”, destacou a fundadora.

Clube de Mães Teresa Murad

A segunda instituição beneficiada pela ação do Projeto Gratitude foi o Clube de Mães Teresa Murad, localizado no bairro Ilhinha. A vice-presidente da creche, Joana Santiago, conversou com a reportagem enquanto recebia as unidades de frango doadas. Segundo ela, a creche comunitária já existe há 35 anos. “A gente ficava lá na Ponta do Farol, mas quando lá explodiu de classe média alta, não tinha mais necessidade de ficar, daí viemos para cá”, frisou.

Tatiane Ribeiro, 35, é mãe de Emily Vitória e de Bruno. A menina estudou na instituição, mas já saiu, e agora está sendo a oportunidade do Bruno. Segundo ela, o alimento vem em um bom momento. “São duas crianças dentro de casa e a gente nem sempre tem o dinheiro para comprar e, às vezes, eles vão pegar comida lá na associação do Carreirinha [como chamam Cláudio Costa. de outra instituição beneficiada pelo Gratitude]”, ressaltou.

Frango foi entregue à comunidade na Associação Beneficente da Vila Portelinha
Frango foi entregue à comunidade na Associação Beneficente da Vila Portelinha

Associação Beneficente e Cultural da Vila Portelinha

A instituição comandada por Cláudio Costa, ou Carreirinha, como é conhecido, recebeu 200 frangos na manhã de ontem, 26. O local funciona, principalmente, como uma espécie de restaurante popular e distribui, de segunda a sábado, cerca de 250 pratos de alimentação para as crianças e pessoas em situação de necessidade no bairro Portelinha. Mas, além disso, a associação funciona como creche comunitária, disponibiliza um posto de saúde, através do Instituto Acqua, e também promove a prática de esportes na comunidade.

“No projeto, já são 16 anos que venho lutando com ele e eu corro atrás de recursos, benefícios para me ajudar e eu ajudar a comunidade. Eu comecei pelo futebol e tirando pessoas da rua, hoje eu consegui trazer posto de saúde, educação e esporte”, contou Carreirinha.

No Maranhão, a Cufa possui grupos de voluntários. Esse é o caso da Daniele e Natiele Aguiar, que participaram da entrega dos frangos na Portelinha. “Não é a primeira vez, já veio cesta, cartela de ovos, vários benefícios para a comunidade. É muito boa essa ajuda”, afirmou Daniele.

SAIBA MAIS

A Cufa

A Central Única das Favelas (Cufa) é uma organização brasileira reconhecida nacional e internacionalmente nos âmbitos político, social, esportivo e cultural que existe há 20 anos. Foi criada a partir da união entre jovens de várias favelas, principalmente negros, que buscavam espaços para expressarem suas atitudes, questionamentos ou simplesmente sua vontade de viver.

Tem o rapper MV Bill como um de seus fundadores. MV Bill já recebeu diversos prêmios devido à sua ativa participação no movimento hip hop. Por exemplo: a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura o premiou como uma das dez pessoas mais militantes no mundo na última década. Além dele, a Cufa conta com Nega Gizza, uma forte referência feminina no mundo do rap, conhecida e respeitada por seu empenho e dedicação às causas sociais. Tem ainda o produtor Celso Athayde como coordenador geral.

O Gratitude

O Projeto Gratitude é uma ação realizada pelo Grupo Mirante, em parceria com a empresária Rafaela Albuquerque, com o apoio do Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão (ICE-MA). Por meio das ações, famílias de baixa renda são beneficiadas.

Em 2018, por exemplo, foram arrecadados mais de R$ 160 mil, que foram distribuídos entre 10 instituições filantrópicas. No ano de 2019, houve um calendário de atividades do projeto. A primeira etapa foi o Gratitude Talks, que ocorreu no Black Swan, no dia 7 de agosto. No dia 31 de outubro, foi realizado o “Baile de Gala”, no Hotel Luzeiros, com renda doada à escola Criança Feliz, que fica no Sacavém. E, encerrando o ano, o “Brechó de Natal”, no estacionamento do Shopping da Ilha. Nesse intervalo, também foi realizado o “Treinão Solidário”, no Crossfit Rangedor, em São Luís. O evento arrecadou leite em pó, que foi distribuído a duas instituições beneficentes: Casa de Apoio Acolher e Clube de Mães Tereza Murad (Creche Escola Brincando e Aprendendo).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.