Facção criminosa

Líder do tráfico de drogas no Calhau é preso em Nova Olinda

Wadson da Silva Araújo, o Tanaka, além do tráfico de drogas na Vila Conceição, era responsável por tiroteio na área

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Wadson da Silva Araújo era procurado desde o início do ano
Wadson da Silva Araújo era procurado desde o início do ano (Tanaka)

SÃO LUÍS - O líder de comandar o tráfico de droga na área do Calhau e acusado de ter promovido conflitos entre faccionados rivais, principalmente na Vila Conceição, no início deste ano, Wadson da Silva Araújo, o Tanaka, foi preso e encaminhado nesta sexta-feira, 2, ao Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Ele foi preso durante um cerco da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), na cidade de Nova Olinda. Com ele foram apreendidos droga, balança de precisão, material para embalar droga e cadernos de anotações referente a venda de entorpecente.

O delegado Gil Gonçalves, da Seic, informou que Tanaka foi preso em cumprimento de uma ordem judicial expedida pela 1ª Vara Criminal de São Luís e transferido para a capital onde prestou depoimento sede da Seic, no Bairro de Fátima. “Havia informações de que o criminoso estava em Olinda Nova se fortalecendo para voltar a agir na Ilha”, disse Gil Gonçalves.

Ele informou, ainda, que Tanaka saiu no mês de novembro do ano passado do Complexo Penitenciário de Pedrinhas e passou a comandar ações criminosas na Vila Conceição, área do Calhau. Inclusive, no começo deste ano ele teria comandado tiroteios na localidade.

Ainda no início deste ano, a polícia teve acesso a um vídeo no qual os “faccionados” exibiam armas de fogo e munições de calibres diversos, além de outros tipos de crimes. O delegado afirmou que os “faccionados” foram identificados e a polícia conseguiu mapear até mesmo a área de atuação.

No dia 25 de janeiro, a Seic realizou uma operação nessa área, que acabou em confronto. Um dos baleados foi Tanaka, que conseguiu fugir do cerco policial. Também foram baleados oito faccionados que morreram no Socorrão I, no centro.

Um dos mortos foi Rafael Mendonça Costa, de 30 anos, que havia sido preso em flagrante no dia 19 de outubro de 2012 pelo assassinato do policial civil Cristiano Azevedo Mota, de 36 anos, no bairro do Sá Viana.

Outro corpo identificado foi o de Adeilton Rodrigues Silva, o Júnior Matador, de 33 anos, acusado de oito homicídio. Inclusive, ele tentou fugir quando foi levado para fazer exame de corpo delito no Instituto Médico Legal (IML), no Bacanga, em julho de 2016.

As outras vítimas foram Rafael da Silva Pinto, o Piroquinha, de 28 anos, que respondia pelos crimes de tráfico e latrocínio; Carlos Alberto da Silva Campos, de 18 anos; Wallace Guimarães Rodrigues, de 26 anos, preso por roubo; Wanderson Abreu dos Santos, de 19 anos; Yanderson Zidane Rodrigues Macedo, de 20 anos, e Jolies Borges Amorim, de 31 anos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.