COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
ELEITO NO mês passado pela comunidade universitária para comandar a UFMA pela terceira vez, Natalino Salgado participou da celebração dos 190 anos da Academia Nacional de Medicina, no Rio de Janeiro. A inauguração do Centro de Memória Médica foi um dos pontos altos da programação comemorativa. A partir de agora, objetos médicos, informações históricas acerca da evolução dos procedimentos e artefatos antigos estarão à disposição de tantos quantos queiram mergulhar no passado das ciências médicas no Brasil
ELEITO NO mês passado pela comunidade universitária para comandar a UFMA pela terceira vez, Natalino Salgado participou da celebração dos 190 anos da Academia Nacional de Medicina, no Rio de Janeiro. A inauguração do Centro de Memória Médica foi um dos pontos altos da programação comemorativa. A partir de agora, objetos médicos, informações históricas acerca da evolução dos procedimentos e artefatos antigos estarão à disposição de tantos quantos queiram mergulhar no passado das ciências médicas no Brasil
Em 1985, elas tinham um sonho em comum: conquistar a coroa de Miss Brasil e representar o país no Miss Universo. Hoje o objetivo é bem mais simples, elas querem matar a saudade das colegas e colocar o papo em dia. Para tanto, quase todos os anos se reúnem em um estado da Federação. Esta semana, elas comemoraram os 34 anos da realização do concurso em São Paulo. E entre as beldades daquele ano estava a maranhense Thatiana Rodrigues Bandeira
Em 1985, elas tinham um sonho em comum: conquistar a coroa de Miss Brasil e representar o país no Miss Universo. Hoje o objetivo é bem mais simples, elas querem matar a saudade das colegas e colocar o papo em dia. Para tanto, quase todos os anos se reúnem em um estado da Federação. Esta semana, elas comemoraram os 34 anos da realização do concurso em São Paulo. E entre as beldades daquele ano estava a maranhense Thatiana Rodrigues Bandeira

Elba e Lamparina
Ainda repercute a participação da cantora maranhense Regina Oliveira, do Grupo Lamparina, com a paraibana Elba Ramalho, no São João deste ano. Foi no encerramento do Arraial da Praça Maria Aragão, quando, em determinado momento do show, Ramalho falou ao microfone que gostaria de dividir o palco com algum artista da terra.
O cantor lírico Fernando de Carvalho, que estava nos bastidores, na mesma hora deu o comando para que Regina entrasse em cena. Antes dela, no entanto, apressou-se uma outra cantora, mas que, na hora H, não sabia a música sugerida pela artista famosa. Teve que deixar o palco.
Não deu outra: a vocalista do Lamparina, ao contrário, segurou a peteca e surpreendeu Elba Ramalho.
O encontro foi registrado em vídeo.

Justiça Cidadã
O programa “Justiça Cidadã”, iniciativa do Tribunal de Justiça do Maranhão e que vai ao ar pela TV Assembleia Legislativa, está em nova temporada e é apresentado aos sábados.
No fim de semana, o programa abordou temas como a diferença de correção da poupança dos tempos dos planos Bresser, Verão e Collor. O entrevistado foi o coordenador do Núcleo de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça, juiz Alexandre Abreu.

Justiça Cidadã 2
Recentemente, o Núcleo de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça, presidido pelo desembargador José Luiz Almeida, realizou uma etapa do Mutirão de Planos Econômicos, para ajudar pessoas que ingressaram na Justiça para tentar reaver essas diferenças.
Os acordos entre o banco Bradesco e os autores das ações somaram mais de R$ 150 mil.
Na entrevista, o juiz Alexandre Abreu falou sobre a previsão de novos acordos com instituições financeiras e o que deve fazer quem não participou de audiências ou ainda não foi chamado.

Férias e cultura
O Centro Histórico de São Luís recebeu, no fim de semana, diversas atrações dentro do projeto “Mais Cultura e Turismo de Férias”, entre shows, grupos de forró,
bumba meu boi e cacuriá.
E a programação prossegue: acontecerá durante todo o mês de julho, com atrações às sextas,
sábados e domingos, na Praça Nauro Machado, e às quartas-feiras, na Casa do Tambor de Crioula.
A partir de 19 de julho, outra opção será o “Pôr do Sol no Palácio”, às
sextas-feiras, com apresentações de grupos de música instrumental.

Missão na praça
A Praça Maria Aragão foi palco do “Start Calebe 2019”, reunindo, no sábado, mais de 15 mil jovens adventistas, para marcar o início do projeto “Missão Calebe no Maranhão”, programa de voluntariado, serviço social e evangelismo desenvolvido pela Igreja Adventista do Sétimo Dia.
Lá estava também o governador Flávio Dino, que sancionou, no fim do ano passado, a Lei Estadual 10.948, instituindo o “Dia da Missão Calebe”.
Durante o evento na praça, o Governador fez a entrega oficial da Lei em moldura para os líderes da Igreja Adventista para o Norte e
Nordeste do Maranhão.

Esforço contra as drogas
Nos primeiros cinco meses deste ano, foram apreendidos quase 100 quilos de crack e cocaína no Maranhão. Também houve apreensão de 25 armas de fogo e 109 prisões, inclusive de líderes de quadrilha. As autoridades locais buscam retirar de circulação, principalmente, grandes traficantes que movimentam essas drogas mais caras e de maior potencial lesivo, além de garantir mais impacto às ações de combate ao narcotráfico. O que se sabe também é que houve um aumento de mais de 200% na apreensão de cocaína em relação aos primeiros cinco meses do ano passado.

TRIVIAL VARIADO

Não comprem as marcas de azeite de oliva com os rótulos de Oliveiras do Conde, Quinta Lusitana, Quinta D’Oro, Évora, Costanera e Olivais do Porto. As seis marcas tiveram a venda proibida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. São produtos fraudados e impróprios ao consumo.

Estão abertas as inscrições para o I Processo Seletivo para Estágio Forense de
Pós-Graduação em Direito, do Núcleo Regional de Paço do Lumiar. As inscrições se estenderão até 15 de julho.

A TV Mirante vai realizar os Jogos de Praia em parceria com o Sesi, com futebol masculino e feminino, no dia 14 de julho. As inscrições estão abertas.

Quem brilhou domingo na final da Copa América, com o jogo Brasil 3 e Peru 1, foi a cantora Anitta, que surgiu radiante e cheia de graça.

Economistas de reconhecimento mundial concluem o acompanhamento iniciado em 2011. Até 2020, o Brasil crescerá 10,6%. O desempenho de países emergentes da Ásia chegará a 93%; Estados Unidos a 24,5% e União Européia a 18,5%.

Passado o período chuvoso, tomara que as autoridades resolvam o problema dos buracos nas ruas e avenidas de São Luís. É preciso dar um basta!

O São João passou, mas, a partir de agosto, o Supremo Tribunal Federal reacenderá a fogueira da cobrança da Lei Kandir. A dívida da União com Estados não para de crescer.
O desembargador João Santana, do Tribunal de Justiça do Maranhão, está com um novo livro saindo do forno: “Zé Catucá – Contos e Poesias”, inspirado em suas memórias de criança. A obra é composta por quarenta contos e poesias.

No clima de férias, o São Luís Shopping montou na Praça de Eventos uma piscina de bolinhas, escorregador, escalada e circuito radical para a alegria da gurizada. O evento “Férias Radicais do Salú” funciona de segunda a sábado.

A vitória do Brasil na Copa América teve sabor especial no apartamento de Cintia e Fernando Motta. Além do jogo, deliciosos quitutes foram saboreados por amigos como este Repórter PH, Márcia Paz e Ricardo Gonçalves, Thiaguinho
e Sérgio Balata.


DE RELANCE

João Gilberto
A morte do cantor baiano João Gilberto, aos 88 anos, não é apenas a morte de um artista, é um ponto final na história do protagonista por excelência da música brasileira em mais de meio século. Ícone da bossa nova, inventor de uma maneira de cantar e tocar violão, influenciador de gerações, desbravador de caminhos para toda a melhor MPB que o sucedeu. Coisas como essas já foram escritas sobre João Gilberto ao longo do fim de semana para dar uma dimensão da grandeza do artista, uma tarefa algo inglória e fadada desde o início à incompletude, já que a maior parte do que se escreveu sobre a MPB da segunda metade do século 20 em diante é um capítulo disfarçado da biografia de João Gilberto, cuja morte, ocorrida sábado, deu-lhe o devido estatuto: a eternidade.

Carta Aberta
É grande a repercussão da Carta Aberta dirigida aos deputados federais maranhenses lançada pela Associação dos Magistrados do Maranhão. No documento, a entidade manifesta insatisfação com a aprovação de um relatório, na Comissão Especial da Câmara Federal, contendo medidas que tratam da Reforma da Previdência. E também lamenta que, apesar do permanente canal de diálogo entre a Magistratura e o Parlamento, o relatório final foi aprovado sem considerar um único destaque em favor dos trabalhadores públicos, retirando e reduzindo direitos Previdenciários.

Exposição “Afetos”
A exposição “Afetos”, inaugurada em São Luís pelo fotógrafo Edgar Rocha já passou por São Paulo, Belo Horizonte e Canaã dos Carajás. A iniciativa democratiza o acesso às artes, possibilitando ao visitante passear pelas histórias de vida das dezenas de pessoas fotografadas. São imagens que contam sobre o fazer cotidiano do povo. Haverá ainda rodas de conversa para a discussão da tradição local, saberes do território e os ofícios retratados nas imagens.

Oficina de Culinária
A primeira oficina de culinária “Sabores da Terra”, a ser realizada no Museu da Gastronomia Maranhense, já está com inscrições abertas. A capacitação será ministrada por um chef do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. A proposta do espaço, que já recebeu um grande número de visitantes nos primeiros dias de funcionamento, é contar a história da culinária maranhense aos visitantes locais e a turistas, além de ser local permanente de capacitação na área da gastronomia. Ao todo, há 20 vagas.

Combate ao Aedes
A Agência Executiva Metropolitana, em parceria com os gestores e técnicos de saúde dos municípios de São Luís, Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar, promove até o dia 13 deste mês a Semana de Ação de Mobilização de Combate ao Aedes Aegypti. O evento objetiva mobilizar a população sobre a importância de intensificar o combate ao inseto vetor das arboviroses nos municípios envolvidos.

Filmes e séries
Está no ar a programação infantil do canal Discovery Kids que, ao longo deste mês, está exibindo desenhos animados e filmes, a exemplo das aventuras da Peppa Pig, Sadie Sparks, 44 Gatos e muito mais. Isto quer dizer que as férias de julho podem ser sinônimo de diversão e aprendizagens mesmo para quem não vai viajar. Sem sair de casa, quem for assinante da TVN, por exemplo, pode ter uma programação divertida com filmes e séries.

Celebridade
No segmento dos influenciadores digitais, os gatos (e seus donos) encontraram uma forma eficaz para conquistar fama e dinheiro. A influencer Nala, uma gata siamesa de oito anos, conta com mais de 4 milhões de seguidores no Instagram e diversos patrocinadores. Durante o maior evento do mundo dedicado
aos felinos, a CatCon, nos EUA, fãs pagaram entre US$ 40 e US$ 75 para encontros individuais com a gata. Segundo a dona, Shannon Ellis, o animal já trabalhou com ao menos 30 marcas e gera renda suficiente para o sustento da família e para o investimento em imóveis. Não há o que não haja.

Para escrever na pedra:
“Um amigo se faz rapidamente. Já a amizade é um fruto que amadurece lentamente”. Do filósofo Aristóteles.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.