SÃO LUÍS - O faccionado Anselmo Bispo Ferreira Machado Júnior, o Bolero, de 23 anos, foi condenado ontem a 16 anos de reclusão pela morte do adolescente Jhousef Silva Gonçalves, de 15 anos. O crime ocorreu no dia 3 de outubro de 2017, no bairro Itapera, motivado, segundo a polícia, pela publicação de uma foto em que aparecia a vítima em companhia de outro jovem fazendo referência com as mãos a uma facção criminosa.
A sessão de julgamento ocorreu no Fórum Desembargador Sarney Costa, no Calhau, e foi presidida pelo juiz da 1ª Vara do Tribunal do Júri, Osmar Gomes. Ainda contou com a participação da promotora de Justiça, Cristiane Lago, e a defesa do réu feita pelo defensor público Adriano Campos.
Durante o julgamento, o magistrado ouviu quatro testemunhas. Uma delas afirmou ao juiz que a vítima não fazia parte de nenhuma de organização criminosa e que o gesto teve como referência as iniciais da loja da mãe de um primo dele, que funciona em um shopping na Grande Ilha.
Outra testemunha declarou que o acusado ao ser preso afirmou ser integrante de uma facção criminosa e que pretendia matar o outro jovem que apareceu na foto com Jhousef Silva. Já o réu usou o direito constitucional de permanecer calado durante o seu interrogatório.
No fim do julgamento, o juiz anunciou a condenação de Anselmo Bispo a 16 anos de cadeia, negando a ele o direito de recorrer da decisão judicial em liberdade. Ele retornou ao Complexo Penitenciário de Pedrinhas, onde está preso desde o dia 4 de outubro de 2017.
Crime
A vítima em companhia de dois amigos teriam ido a um shopping da capital em agosto de 2017 onde tiraram uma foto que circulou em rede social e mensagem de aplicativo.
Na foto, eles faziam com as mãos, o sinal de uma facção criminosa e por isso, passaram a ser ameaçados de morte por faccionais rivais. No dia 3 de outubro de 2017, Jhousef Silva foi morto a tiros quando estava a caminho da escola. Ele, inclusive, morreu com a farda escolar. O caso foi investigado pela Superintendência de Homicídio e Proteção a Pessoas (SHPP).
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.