COLUNA

Pergentino Holanda

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
ANA KARIN Andrade foi recebida esta semana no Consulado do Canadá em São Paulo, pelo Embaixador do Canadá no Brasil, Riccardo Savone e o Cônsul Geral daquele país na capital paulista, Stéphane Larue, para um coquetel organizado pela consulesa Karin Whitaker Larue. grande amiga da ex-prefeita de Cruzeiro (SP). O cônsul e a consulesa, depois de uma longa temporada servindo no Brasil, retornam para o Canadá em agosto. Na foto, Ana Karin entre o consul e a consulesa e o embaixador
ANA KARIN Andrade foi recebida esta semana no Consulado do Canadá em São Paulo, pelo Embaixador do Canadá no Brasil, Riccardo Savone e o Cônsul Geral daquele país na capital paulista, Stéphane Larue, para um coquetel organizado pela consulesa Karin Whitaker Larue. grande amiga da ex-prefeita de Cruzeiro (SP). O cônsul e a consulesa, depois de uma longa temporada servindo no Brasil, retornam para o Canadá em agosto. Na foto, Ana Karin entre o consul e a consulesa e o embaixador
ESTA SEMANA, o presidente da Fiema, Edilson Baldez, recebeu, em São Luís, o embaixador da Tailândia, Surasak Suparal e a diplomata Phitchanan Panadamrong. A visita teve o objetivo de fomentar o comércio bilateral Maranhão-Tailândia, principalmente nas importações e exportações, além da promoção do turismo.
ESTA SEMANA, o presidente da Fiema, Edilson Baldez, recebeu, em São Luís, o embaixador da Tailândia, Surasak Suparal e a diplomata Phitchanan Panadamrong. A visita teve o objetivo de fomentar o comércio bilateral Maranhão-Tailândia, principalmente nas importações e exportações, além da promoção do turismo.

Autismo
Aprovada no Senado a determinação de que os censos demográficos incluam em seus levantamentos dados e informações específicos sobre pessoas
com autismo.
A proposta altera lei para que
seja obrigatório que os censos populacionais do país incluam “especificidades inerentes ao autismo”.
Atualmente, não existem dados oficiais sobre as pessoas com transtorno do espectro autista.
O projeto considera que os censos demográficos
realizados a partir de 2018
incluirão as especificidades inerentes ao autismo.

Autismo 2
Assim, é de total relevância, pois determina o tipo de patologia e a quantidade de autismo em cada região, estados e municípios.
Os estados terão conhecimento e condições das demandas das pessoas com autismo que estão distribuídos em todos o território nacional para a implantação mais efetiva de políticas públicas.

Agora é no Plenário
Por 36 votos a favor e 13 contra, o governo comemorou a aprovação do texto da reforma da Previdência na comissão especial da Câmara.
O resultado foi alcançado após três dias de reuniões e intensa negociação. Para manter a
projeção de economia de R$ 1 trilhão em 10 anos, o Planalto escalou uma tropa de choque formada por deputados, ministros e economistas. Agora, a proposta seguirá ao plenário da Casa.

A um passo de ser aprovada
Ninguém mais duvida: a reforma da Previdência mais ambiciosa dos últimos tempos está a um passo de ser aprovada no plenário da Câmara, ainda antes do recesso de julho. Na prática, a vitória na comissão especial é do governo, que, apesar de todas as confusões do primeiro semestre, está conseguindo emplacar o seu principal projeto.

O mérito é de Rodrigo Maia
Em tempo: segundo os observadores mais atentos, o mérito, no entanto, é do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que driblou o lobby dos policiais, a constrangedora intervenção do presidente Bolsonaro a favor
da corporação e as reclamações do centrão. Comprometido com o mercado e disposto a colocar a reforma no currículo, Maia conseguiu articular para que as discussões na comissão especial não se estendessem, comprometendo o calendário

IPTV
Julho é sinônimo de muito entretenimento para os assinantes e usuários da TVN.
Já está no ar a super programação infantil do canal Discovery Kids, com muitas opções de desenhos animados e filmes.
Para os adultos, há séries exclusivas, os maiores sucessos do cinema mundial e muito esporte.
Detalhe que faz toda a diferença: com o serviço IPTV TVN, a programação pode ser acessada dentro e fora de casa. Pela TV, Tablet, Notebook ou Celular, o usuário TVN pode estar conectado com mais de 220 canais.

Estratégico
O consultor e professor Anderson Myranda, também ligado à Faculdade de Negócios Faene, continua dando provas de sua competência e trabalho.
Agora, ele integra a equipe que elabora o planejamento estratégico da Assembleia Legislativa do Estado
do Maranhão.
Planejamento este que dá o senso de direção a longo prazo, conforme Myranda, mas, ao mesmo tempo, a flexibilidade do dia-a-dia. É quando são compostos projetos e ações que estruturam objetivos a longo prazo.
Dessa forma, garante-se o equilíbrio de ações presentes, com uma meta
ara o futuro.

Férias com movimento
Mexa-se! É essa a palavra de ordem para a criançada que deu um tempo das salas de aula para aproveitar as férias de verão. A programação na Academia Viva Água, no Renascença II, está melhor do que a encomenda, com atividades físicas diversas e oficinas. São atividades como natação, psicomotricidade, funcional, ginástica artística, judô e LPO Kids. Podem participar crianças de 4 a 13 anos. Além dessas, tem xadrez para crianças a partir de 6 anos, com aulas ministradas pelo professor Nicolau Duailibe.

TRIVIAL VARIADO

No Carnaval de 1950, Evaldo Rui e Fernando Lobo compuseram uma marchinha, cujo refrão dizia “toma que o filho é teu”. Deputados federais ressuscitam o sucesso ao rejeitarem a inclusão de estados e municípios na reforma da Previdência. Têm medo de se indispor com servidores públicos e perderem votos na
próxima eleição.

Muitos parlamentares concordam com o conteúdo, mas querem que a iniciativa seja de governadores e prefeitos. Significa que todas as assembleias legislativas e mais de 5 mil câmaras municipais terão de encaminhar projetos e votar separadamente.

Há forte tendência na Câmara dos Deputados para votar e aprovar a reforma da Previdência antes do recesso, que começará dia 17 deste mês. Os parlamentares sabem: quando mais adiarem, maiores serão as pressões das corporações.

Depois da reforma da Previdência, o ministro da Economia, Paulo Guedes, terá novo foco: com a participação da Polícia Federal, buscará os 100 bilhões de reais desviados dos fundos de pensões e aposentadorias de estatais em todo o país.

Pior ainda é a revelação do ex-ministro Antonio Palocci à CPI das Práticas Ilícitas do BNDES: 500 bilhões de reais acabaram enviados “a países de índole socialista e de governos ditatoriais”. Acrescente-se: caloteiros.

Com a proibição de coligações nas nominatas às câmaras municipais, a partir do próximo ano, a maioria dos partidos terá candidatos próprios às prefeituras.

Mais uma bonita voz na noite da Oak Wine: Israel Costa, que arrancou aplausos na quinta-feira interpretando os clássicos da Música Popular Brasileira. Na quarta-feira é a vez de Mário Fernando, que canta cada
vez melhor.

DE RELANCE

Classe média e política
Não há dúvidas de que as imagens, vistas na televisão, dos que foram às ruas para manifestar apoio ao governo Bolsonaro, particularmente ao seu ministro Sérgio Moro, deixa claro que a classe média brasileira continua inspirando e gerando movimentos políticos; e este é um dado que os poderes do país devem considerar, ainda que momentaneamente fortalecidos. A manifestação permitiu lembrar mobilizações recentes ou pretéritas, para confirmar que a massa mediana da população recorre a elas, para condenar ou aplaudir.

Classe média e política 2
Ela mesma – a classe média – foi para o asfalto abrindo caminho para o movimento militar de 1964, logo depois traída com a ditadura, que não desejava.
Decepcionada, contra ela se voltou, anos depois, para protestar contra torturas e pedir que fossem a
nistiados presos políticos ou exilados.
Não diferentemente desse segmento, voltaria a garantir as ruas lotadas na luta pelas Diretas Já; depois pela Constituinte, na segunda metade da década de 1980.

Classe média e política 3
A classe média, com aquele mesmo perfil do último domingo, faria acontecer o impeachment de dois presidentes da República (eleitos diretamente, um da direita, outro da esquerda). E, no ano passado, ela mesma não se satisfez mais em ir à rua, mas foi à urna para eleger um presidente de direita. Agora, reaparece para confirmar a direita no poder, defendendo algumas bandeiras conjunturais que lhe são importantes. Enfim, é a classe média fazendo política no Brasil.

Sabedoria
Do magistrado aposentado João Baptista Herkenhoff, do Espírito Santo, vale a reflexão: “Neste mundo em que se exaltam a juventude como um estado eterno, o vigor e a beleza como referências existenciais, a pouca idade como síntese de todos os valores, existe algum papel para ser desempenhado pelos avós? Os avós têm um duplo papel: na família e na sociedade. Na família, os avós são conselheiros dos pais e dos netos. Podem transmitir ao vivo a experiência que nenhum livro ou programa radiofônico, ou televisivo, é capaz
de traduzir. Na sociedade, os avós transmitem ao presente a herança do passado. São depositários da sabedoria acumulada através de milênios”.

Estamos envelhecendo
Experiente observador do cotidiano garante que mais pessoas saem do que entram no Estado. Além disso, a nossa taxa de natalidade é uma das menores do país. Estamos envelhecendo rapidamente. A projeção é de que, em 10 anos, 30% dos maranhenses teremos mais de 60 anos de idade. Isso me deixa muito feliz. Seremos mais velhos e, portanto, mais sábios. Nada de arroubos juvenis. Nada de açodamento. Passaremos a sopesar, antes de tomar decisões. Esse, aliás, será nosso verbo preferido.

A São Luís do futuro
Outra vantagem: pessoas idosas não são afeitas às redes sociais. Ou seja: seremos menos belicosos, brigaremos menos. Como a população está diminuindo, as cidades serão menores, fáceis de administrar e agradavelmente espaçosas. A São Luís do futuro será sempre como a São Luís de agosto e setembro: sem engarrafamentos, sem filas em bares, restaurantes e cinemas, tranquila e funcional como uma boa cidade tem de ser.

Extinção da humanidade
Schopenhauer pregava a extinção gradual da humanidade a fim de também extinguir o inevitável sofrimento. Essa extinção não se daria pela eliminação, e sim pela renúncia à atividade reprodutiva. Sei bem que o próprio Jeová deu as seguintes orientações ao primeiro homem e à primeira mulher: “Sede fecundos e multiplicai-vos, enchei a Terra e submetei-a! Dominai sobre os peixes do mar, as aves do céu e todos os animais que se movem pelo chão!”. Está visto que obedecemos, mas não foi uma boa ideia de Jeová.

Farmácias, por que tantas?
Será lindo o Maranhão no porvir: todos usaremos chapéu, todos jogaremos damas, moinho e escova, todos nos queixaremos das articulações. Malditas articulações. Não é por acaso que há tantas farmácias não só em São Luís, mas espalhadas por todo o Estado. Precisamos delas.
Sentimos as dores da idade. Mas somos felizes assim. Deixem-nos aqui, quentinhos nos nossos cardigãs, suspirando ao recordar dos sucessos românticos do Rei, sentindo a doce nostalgia que dá quando pensamos nos bons e velhos tempos.

Para escrever na pedra:
“A gente não se liberta de um hábito, atirando-o pela janela: é preciso fazê-lo descer a escada, degrau por degrau”.
De Mark Twain.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.