COLUNA

Maturidade política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24

O deputado estadual César Pires teve uma longa e agradável conversa com o ex-presidente da República, José Sarney, na última semana.
Destacou a oportunidade aprender um pouco mais com quem ele considera ser um dos políticos mais inteligentes do país e revelou que no encontro, houve diálogos construtivos sobre os campos da Baixada e suas riquezas naturais, a literatura e a atual conjuntura política e econômica nacional.
Pires revelou que eles conversaram sobre o livro “José Sarney, Bibliografia e Fortuna Crítica” que o ex-presidente fez questão de autografar e dar de presente ao deputado, além de mostrar o esboço da sua próxima obra, intitulada “O Brasil no seu labirinto”.
Com ufanismo, segundo o parlamentar, Sarney falou dos 120 títulos já produzidos por ele, em 168 edições registradas - alguns publicados em vários idiomas -, e considerou como metas inatingíveis por qualquer outro político do Maranhão no campo da literatura.
Depois da conversa, César Pires se ateve a destacar a admiração que sente por Sarney. Para ele, o ex-presidente mantém a postura de grandeza que marcou sua trajetória, sobretudo a sabedoria de perdoar, apesar de todas as agressões sofridas de seus adversários políticos.
E sobre a conversa do ex-presidente com o atual governador, Flávio Dino, César Pires entende que cabe somente a eles trazerem a público ou não o assunto que trataram.
Ele optou por não emitir nenhuma opinião pública sobre o tema e disse que o encontro de Sarney com o chefe do Executivo Estadual não muda em nada a sua posição política na Assembleia Legislativa.

Posicionamento
A Câmara dos Deputados deve iniciar amanhã a discussão no Plenário da Casa a respeito do relatório da Reforma da Previdência que foi aprovado na Comissão Especial na última sexta.
E o eleitor está vigilante a respeito da argumentação que vai ser levantada sobre cada um dos membros da bancada maranhense naquele Parlamento.
Na ocasião da votação do texto-base, os únicos maranhenses que pertenciam à Comissão Especial, deputados João Marcelo e Cléber Verde, se ausentaram da apreciação.

Correção
O ex-presidente José Sarney foi agraciado com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Estadual do Maranhão, ao contrário do que foi publicado no seu artigo, na edição deste final de semana.
No artigo, sob o título “A política é destino”, o ex-presidente cita algumas universidades do Brasil e de outros países que lhe concederam essa honraria.
E informa que no Maranhão foi homenageado pela Universidade Federal, quando o correto é pela Universidade Estadual.

Debate
Apesar de a tramitação da Reforma da Previdência se dar no âmbito do Congresso Nacional, os debates sobre o tema vão se concentrar também, nesta semana, na Assembleia Legislativa.
Fortalecimento do sistema para os mais carentes, benefícios exigidos por militares e redução da idade mínima para professores, são alguns dos pontos que devem ser abordados na Casa.
Os parlamentares tratam dos temas diretamente com a bancada federal, que é quem vai ter o poder de voto em Brasília.

Suspensão I
A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB), solicitou por meio de ofício ao Conselho Federal da OAB intervenção junto ao Tribunal Regional Federal 1ª Região.
O objetivo é alcançar a edição de uma resolução que suspenda os prazos processuais na Sessão Judiciária do Maranhão, a não intimação pelo e-Cint, e a normalização do sistema.
Isso tudo porque desde o dia 19 de junho os sistemas de consultas e peticionamento eletrônico da Justiça Federal no estado não estão, segundo a OAB, funcionamento adequadamente.

Suspensão II
O presidente da OAB-MA, Thiago Diaz, sustenta que o problema tem trazido prejuízos à advocacia maranhense e tem provocado insegurança jurídica.
“É um problema sério e que tem causado prejuízo à advocacia e aos seus clientes. Essa instabilidade do sistema da Justiça Federal impede, por exemplo, que os advogados acessem documentos e andamentos processuais”, disse.
Thiago Diaz explicou que a OAB não conseguiu junto ao TRF uma resolução para suspensão dos prazos processuais, por isso acionou o Conselho Federal da entidade.

Magistratura
A assinatura da Carta de São Paulo selou o encerramento do 76º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel) na última sexta-feira, em São Paulo.
No documento, presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de todo o país definiram os principais encaminhamentos a serem observados pelas cortes regionais nas eleições 2020.
O desembargador Cleones Cunha, presidente do TRE-MA, participou do evento.

DE OLHO
R$ 36 mil é o valor pago somente este ano pelo Executivo Estadual a Jean Carlos Oliveira, do PCdoB, pelo aluguel de imóvel na Aurora.

E MAIS

• Com o fim do período chuvoso foram retomadas as obras de alargamento da AV. Jerônimo de Albuquerque na altura do Angelim. Resta saber se a lagoa que fica na região será preservada.

• Continuam paralisadas as obras de construção de uma maternidade, na Cidade Operária.

• O Estádio Municipal Nhozinho Santos segue em desuso e sem inclusão em nenhuma competição oficial.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.