Perigo no trânsito

22,6% dos motoristas admitem usar celular ao dirigir em São Luís

Percentual registrado na capital maranhense está acima da média nacional e indica risco ainda maior de acidentes de trânsito causados por esse tipo de imprudência

Daniel Matos / Coordenador de Reportagem

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
No Brasil, um em cada cinco motoristas faz uso do telefone móvel ao volante
No Brasil, um em cada cinco motoristas faz uso do telefone móvel ao volante (motorista celular ao volante multa)

SÃO LUÍS - Pesquisa do Ministério da Saúde, feita com base em dados do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), revela que 22,6% dos condutores de São Luís admitem que usam o celular enquanto dirigem. O percentual registrado na capital maranhense é maior do que o índice nacional, de 19,5%, que indica que um em cada cinco motoristas do país faz uso do telefone móvel ao volante.

No ranking das capitais brasileiras com maior número de motoristas que cometem esse tipo de infração de trânsito, São Luís ocupa a sexta posição, empatada com Macapá. Quando se trata desse tipo de violação, a capital maranhense só fica atrás de Belém (24,1%), Rio Branco e Cuiabá (24,0%), Vitória (23,7%) e Fortaleza (23,5%).

O levantamento revelou, ainda, que o mau hábito de dirigir usando o celular está muito mais presente em São Luís do que nas duas maiores capitais do Brasil. Em São Paulo, maior cidade do país, o percentual de condutores que assumem que dirigem e usam o telefone móvel simultaneamente é de 17,4%. No Rio de Janeiro, segunda maior metrópole nacional, a taxa é de 17,2%. Na região Nordeste, a capital do Maranhão ocupa a incômoda segunda colocação, atrás apenas da capital cearense.

Estatística

Estatística do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) informa que foram aplicadas 1.115 multas de trânsito, este ano, a condutores flagrados utilizando, segurando ou manuseando o celular enquanto dirigiam. Essas infrações ocupam a 10ª, a 11ª e a 16ª posições, respectivamente, no ranking de autuações do órgão em 2019.

Os motoristas multados por utilizar o aparelho no ato da direção somam 453. Outros 386 foram penalizados apenas por segurar o telefone móvel enquanto estavam ao volante. Já os condutores punidos por manusear o celular, mesmo dirigindo, foram 276. Os números são parciais e não refletem todos os meses do ano já decorridos, pois os dados costumam ser atualizados com considerável margem de atraso.

Ações

Sobre as ações desenvolvidas com o intuito de tirar a capital maranhense da incômoda posição no ranking da imprudência ao volante com uso de celular, o Detran informa que, por meio da Coordenação de Educação para o Trânsito, realiza várias atividades voltadas à conscientização da população, com foco na redução de acidentes e valorização da vida de motoristas, passageiros e pedestres.

O órgão informa que tem trabalhado intensamente, com ações permanentes, para levar a educação para o trânsito aos maranhenses durante todo o ano. Dentre os temas abordados, está justamente o perigo de utilizar o celular ao volante.

Na atual campanha desenvolvida pelo Detran, motoristas são alertados de que o uso de celular aumenta em 400% o risco de acidentes, reduz a concentração do motorista em até 37% e equivale a ter tomado quatro copos de cerveja.

O Detran esclarece, ainda, que a fiscalização e a aplicação de multas pela infração do uso de celular na direção é de competência do Município.

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) realiza ações educativas em campanhas de rua, em instituições e escolas relativas a todos os tipos de imprudências e comportamento de risco no trânsito. Com isso, pretende formar condutores conscientes, reduzindo ações que coloquem em riscos tanto os motoristas dos veículos, como passageiros e pedestres no trânsito da capital.

No âmbito das autuações, estas são feitas tanto por agentes de trânsito quanto de modo eletrônico, por meio de videomonitoramento.

Mais

O Vigitel é uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde que desde 2006 monitora diversos fatores de risco e proteção relacionados à saúde, incluindo a temática de trânsito, em todas as capitais dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. Nesta edição, foram entrevistadas, por telefone, 52.395 pessoas, maiores de 18 anos, entre fevereiro e dezembro de 2018.

Números

22,6% é o percentual de motoristas que admitem usar o celular ao volante em São Luís

19,5% é o índice de motoristas que admitem usar o celular ao volante no Brasil

Ranking de infrações registradas este ano no site do Detran (conforme a recorrência)

10ª Dirigir veículo utilizando-se de telefone celular - 453

11ª Dirigir veículo segurando telefone celular - 386

16ª Dirigir veículo manuseando telefone celular - 276

Total de multas de trânsito relativas a celular: 1.115

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.