Articulação

Ex-presidente do Iprev ganha cargo na Emap

Joel Benin agora atua no Conselho de Administração da Emap,

Gilberto Léda da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
(Joel Benin)

O ex-presidente do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (Iprev), Joel Benin, ganhou novo cargo no Governo do Maranhão.

Exonerado após a revelação de O Estado de que o órgão havia nomeado em seus quadros um dos alvos da Operação Pegadores, da Polícia Federal, Benin agora está na Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap).

Segundo ato publicado no Diário Oficial, ele foi contemplado com um assento no Conselho de Administração da Emap, como representante do Executivo.

O Estado entrou em contato com o governo e questionou como esse cargo é remunerado.

Joel Benin comandou o Iprev desde a sua criação, há pouco mais de um ano, até abril de 2019. No lugar dele assumiu o presidente da Empresa Maranhense de Recursos Humanos e Negócios Públicos (Emarhp), Mayco Murilo Pinheiro, que agora acumula os dois cargos.

Além da nomeação de um preso pela PF, pesou para a saída dele do órgão uma articulação do governo para tentar barrar a revelação de detalhes sobre a dilapidação do Fundo Estadual de Pensões e Aposentadorias.

À época da exoneração, o deputado César Pires (PV) chegou a apresentar um requerimento pela convocação do agora ex-presidente do Iprev, mas, num acordo com o líder do governo na Assembleia, Rafael Leitoa (PDT), ele retirou a proposta de pauta, com o compromisso de que a base aliada ao Palácio dos Leões o liberaria a ser inquirido pelos parlamentares por meio de um convite.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.