Violência

10 agências bancárias já foram explodidas no Maranhão este ano

Seis dessas ocorrências foram na capital e a última no João Paulo, na madrugada desta quarta-feira (26); apesar do estrago, nada foi roubado

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Forro e caixas eletrônicos destruídos com a explosão da agência do BB do João Paulo
Forro e caixas eletrônicos destruídos com a explosão da agência do BB do João Paulo (Banco)

SÃO LUÍS - Dez agências bancárias já foram destruídas por grupos criminosos este ano no Maranhão. Seis dessas ocorrências foram na capital, segundo o Sindicato dos Bancários do Maranhão. O último caso foi registrado na madrugada desta quarta-feira, 26, e teve como alvo a agência do Banco do Brasil, no bairro do João Paulo. A polícia informou que os bandidos não levaram nenhuma quantia em dinheiro, mas deixaram o prédio destruído.

Policiais militares e os civis da Superintendência de Investigações Criminais (Seic), e peritos do Instituto de Criminalística (Icrim) estiveram na manhã de ontem na agência do João Paulo e encontraram parte do teto despencado, caixas eletrônicos destruídos e estilhaços de vidro espalhados pelo piso. A polícia encontrou, ainda, três bananas de dinamite e uma carteira de identidade no local.

O delegado Pedro Fernandes, do Departamento de Combate a Roubo a Instituições Financeiras (Decrif), órgão da Seic, declarou que essa ação criminosa ocorreu por volta das 3 horas e teria tido a participação de três ou quatro bandidos portando explosivo.

Eles conseguiram quebrar a porta de frente e adentrar a agência e colocar as bananas de dinamite nas proximidades dos caixas eletrônicos. Ainda segundo o delegado, os bandidos não conseguiram danificar os cofres dos caixas eletrônicos e fugiram sem levar nenhuma quantia em dinheiro.

O delegado explicou que o local ainda ontem foi periciado. As imagens das câmeras de segurança serão analisadas para tentar identificar os assaltantes. Policiais militares realizaram rondas pela cidade, mas até o período da tarde não havia registro de identificação dos criminosos.

Pedrinhas

Outra agência explodida recentemente foi a do Banco do Brasil, na Avenida dos Holandeses, no Calhau. A ação ocorreu no último dia 3, e de acordo com a polícia, os assaltantes não conseguiram levar dinheiro. Essa ação foi coordenada de dentro do Complexo Penitenciário de Pedrinhas pelo faccionado Joel Maia Reis, que está preso desde setembro do ano passado.

Segundo a polícia, além de Joel Maia, participaram dessa explosão Paulo Roberto Gomes Silva, o Seu Paulo, e Alexandro Falcão Olímpio, o Sabão, que foram presos na semana passada, na Vila Conceição, área do Alto do Calhau. Com eles, a polícia apreendeu um vasto material explosivo, armamento, munições, dois ósculos de proteção, duas máscaras, dois protetores auriculares, um par de luva, alicate e chave de fenda.

Outros ataques

Outras quatro agências da capital também já foram alvo de criminosos este ano. Um delas foi a do bairro do Anil, na Avenida Santos Dumont, no dia 14 de março. Essa ação, segundo a polícia, teve a participação de dois ou quatro assaltantes. Mais duas agências do Banco do Brasil foram assaltadas. Uma delas na madrugada do dia 23 de janeiro.

Nesse caso, a agência atacada ficava a menos de dois quilômetros da sede do Comando-Geral da Polícia Militar, com a explosão de dois caixas eletrônicos. Os bandidos recolherem o dinheiro e fugiram em um veículo vermelho, em direção ao bairro Renascença.

A explosão deixou um rastro de destruição no local. A Seic investigou o caso e prendeu Franklin Licon Silva Araújo, Halison Hansen Santos Rego, Francisco das Chagas de Moraes Filho, Gabriel Santos Lopes, Mira Fortes Tanakawa e Iuri Araújo dos Santos, o JP ou Kauai, líder de uma facção criminosa que teria fornecido armento para o grupo criminoso.

O outro caso de assalto foi na agência do bairro da Alemanha, no dia 17 de janeiro. Segundo a polícia, esse roubo foi realizado por um bando composto por cinco criminosos. Dois bandidos tiveram acesso ao banco e utilizaram um maçarico para arrombar o caixa eletrônico, enquanto os outros ficaram em um veículo, dando suporte aos companheiros.

No dia 24 de fevereiro, os bandidos arrombaram a Caixa Econômica Federal do Monte Castelo. Eles conseguiram levar as câmeras de videomonitoramento, as bandejas de dinheiro dos caixas eletrônicos. Policiais militares ainda foram acionados, mas não conseguiram localizar os criminosos. Esse caso está sendo investigado pela Polícia Federal.

Entenda

Agências explodidas este ano no estado

Dia 17 de janeiro: Banco do Brasil na Alemanha

Dia 23 de janeiro: Banco do Brasil no Calhau

Dia 24 de fevereiro: Caixa Econômica Federal no Monte Castelo

Dia 14 de março: Banco do Brasil no Anil

Dia 9 de abril: Banco do Brasil na cidade de Santa Inês

Dia 3 de junho: Banco do Brasil no Calhau

Dia 4 de junho: Banco do Brasil e Bradesco na cidade de São Bernardo

Dia 8 de junho: Bradesco na cidade de Penalva

Dia 26 de junho: Banco do Brasil no bairro do João Paulo

Número

10

é o número de agências bancárias explodidas por quadrilheiros este ano no estado, seis delas na capital, segundo dados do Sindicato dos Bancários

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.