Coluna

O Porto Encanta. Surpreenda-se!

Sheila Dureles, Personal Travel

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
(porto coluna viaje Mais)

O verão chegou na Europa. E perguntei a alguns entusiastas das cidades lusitanas o que não se pode deixar de ver em uma visita rápida a cidade portuguesa.

A cidade
Porto é a segunda cidade e o quarto município mais populoso de Portugal. É a cidade que deu o nome a Portugal – desde muito cedo (c. 200 a.C.), quando se designava de Portus Cale. É ainda uma cidade conhecida mundialmente pelo seu vinho, pelas suas pontes e arquitetura contemporânea e antiga, o seu centro histórico classificado como Patrimônio Mundial pela Unesco, pela qualidade dos seus restaurantes e gastronomia, pelo seu futebol e pela sua principal universidade pública: a Universidade do Porto, colocada entre as 200 melhores universidades do Mundo.

Qual é o Porto que te encanta?
Foi a pergunta feita. Em uma viagem rápida a cidade do Porto eis os locais imperdíveis segundo Maira Braga, Kelly Prezotto, Isnaldo Ferreira e Marco Antonio Rangel.

O Porto é surpreendente para todos eles. O Rio Douro com sua cor de prata encanta com o seu pôr do sol, diferente a cada dia. Suas cores, suas pontes, barcos trazendo os vinhos, as caves de Gaia, os azulejos, a estação de São Bento, a Livraria Lello, a gastronomia e os vinhos.

Centro Histórico
Para não perder tempo algum e desfrutar do melhor da cidade, comece pela Torre dos Clérigos, projetada por Nicolau Nasoni, foi inaugurada em 1763. Tem características barrocas e mais de 75 metros de altura e 225 degraus. Uma vista deslumbrante em 360° da cidade durante o dia e algumas vezes a noite tornando-se assim um dos melhores miradouros da cidade. Depois vá ao Jardim das Oliveiras ao lado da torre com suas mais de 50 oliveiras ali plantadas e cercada de belos prédios a sua volta. Atravessando a rua está a Livraria Lello, icônica livraria que tanto mexe com a imaginação de tantos pelo mundo. Fundada em 1906 no local em que se encontra até hoje, é considerada a mais bela livraria do mundo. Suba a Rua de Santa Catarina, um calçadão com lojas e restaurantes, conheça o Mercado do Bolhão onde se vende carne, peixes e flores, a Capela das Almas criada no século XVIII, possui uma imagem de Nossa Senhora das Almas. Em 1929 seu exterior foi todo recoberto por azulejos que retratam cenas da vida de São Francisco de Assis e Santa Catarina. Aproveite que a fome já deve aparecer após tudo isso e faça uma parada estratégica no encantador e delicioso Café Majestic, inaugurado em 1921, o espaço conta a história do Porto. Considerado um dos cafés mais lindos do mundo, tendo sido frequentado por intelectuais, boêmios e ponto de encontro das senhoras da sociedade. Foi palco de tertúlias políticas e debate intenso de ideias.

A dica é provar uma rabanada e a famosa Francesinha(sanduíche recheado com linguiça, salsicha, fiambre e bife do lombo, coberta de queijo, sendo depois "regada" com um molho especial, considerado a alma da receita, que tem por base caldo de marisco, carne e cerveja do Porto). Depois de provar estas delícias continuar pela parte baixa da Rua Santa Catarina e estará em frente à estação de São Bento: maravilha arquitetônica construída no antigo Convento de São Bento de Ave-Maria. É um grande átrio com painéis ornados por mais de 20.000 azulejos pintados por Jorge Colaço em suas paredes. Eles retratam alguns fatos da história e vida portuguesa.

Vá também ao Miradouro da Igreja de Nossa Senhora da Vitória de onde se poderá ver a Catedral da Sé, o Palácio da Bolsa, a ponte D Luis I e Vila Nova de Gaia.

Desça a Avenida dos Aliados e curta o pôr do sol na Ribeira do Porto. Este tem de constar em sua lista de locais prioritários. Escolha um dos restaurantes da orla do Douro, peça um vinho, algo para comer e aprecie com calma este espetáculo da natureza.

No seu segundo dia atravesse a ponte D. Luis I e faça uma prova de vinhos em uma das caves instaladas em Vila Nova de Gaia. Aconselhamos agendar com antecedência.

Aproveite também e faça o Cruzeiro das 6 pontes pelo Douro onde passará pelas pontes: Ponte D.Luís I; Ponte do Infante; Ponte D.Maria Pia; Ponte de S.João; Ponte do Freixo; Ponte da Arrábida. Nele têm-se uma vista da cidade do Porto e a foz de Vila Nova de Gaia. Dura em torno de 50 minutos.

Se tiver mais tempo, inclua em seu roteiro e visite ainda o Palácio de Cristal; a Casa da Música; Palácio da Bolsa; A Fundação Serralves com a Casa de Serralves e o Museu de Arte Contemporânea; o terminal de passageiros do Porto de Leixões- local de onde partem os cruzeiros; Matosinhos e sua gastronomia de peixes e frutos do mar, frescos.

Citando Saramago encerro: “É preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu já...; É preciso voltar aos passos que foram dados, para repetir e para traçar caminhos novos ao lado deles. É preciso recomeçar a viagem.”

O Porto tem muito a lhe oferecer. Surpreenda-se!

sheila@dureles.com.br

Porto coluna Viaje Mais

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.