CORPUS CHRISTI

Programação de Corpus Christi deve atrair milhares em São Luís

Feriado na capital contará com celebrações em diversas regiões da cidade, como no Centro, que deve reunir cerca de 50 mil e no Cohatrac, que monta extenso tapete em alusão à data

Igor Linhares

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Dom José Belisário comanda as celebrações de Corpus Christi no Bacanga
Dom José Belisário comanda as celebrações de Corpus Christi no Bacanga

SÃO LUÍS - O feriado de Corpus Christi contará com programação da Igreja Católica em São Luís. No Cohatrac, os fiéis da Igreja de Nossa Senhora de Nazaré começaram ontem (19) a confecção de um tapete na principal avenida do bairro e seguem celebrando hoje (20), com outras atividades. A Arquidiocese de São Luís também terá programação. Entre elas, uma procissão luminosa pela Avenida Beira-Mar, no Centro.

Igreja de Nossa Senhora de Nazaré dá início às comemorações de Corpus Christi
Igreja de Nossa Senhora de Nazaré dá início às comemorações de Corpus Christi

Como ocorre há 26 anos, fiéis da Igreja de Nossa Senhora de Nazaré e comunidades vizinhas se reuniram mais uma vez ontem para confeccionar um tapete na Avenida Leste-Oeste, pelo Dia de Corpus Christi. Das 20h ao início da madrugada, voluntários se dispuseram a confeccionar um tapete com materiais, como sal grosso, tinta, verniz e papelão. A programação na igreja continua hoje, às 6h, com celebração de Santa Missa. Depois, os devotos seguem em procissão pelo caminho traçado no tapete.

A Arquidiocese de São Luís também terá uma programação especial hoje. Às 14h30, começa a concentração com Terço de Misericórdia para a procissão, no Aterro do Bacanga. Às 17h, será celebrada Santa Missa, pelo arcebispo de São Luís, dom José Belisário, e o bispo auxiliar, dom Esmeraldo Barreto Faria. Depois, os fiéis seguem em procissão luminosa (com velas) até a Catedral Metropolitana, onde haverá uma bênção final por volta de 20h. A Arquidiocese estima que 50 mil pessoas participem do ato.

SAIBA MAIS

O Corpus Christi tem como objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à Quinta-feira Santa, quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia. A festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV, em 1264. A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento, o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia, o povo é alimentado com o corpo de Cristo.

Tapetes

A festa de Corpus Christi é única vez em que a Eucaristia sai da igreja e passeia pelas ruas. Por isso, a importância de enfeitar as vias com os tapetes por onde a procissão vai passar. No Brasil, essa tradição acontece em inúmeras cidades e envolve toda a comunidade que a cada ano busca se superar na montagem dos tapetes.

A utilização de materiais recicláveis também tem sido bastante usada pelas comunidades. Jornais, papelão, garrafas pet, embalagens longa vida e tampinhas formaram estrelas, flores, cachos de uva e demais símbolos religiosos.

Em cada cidade brasileira, a confecção dos tapetes segue um rito, uma tradição da região e é muito comum também encontrar retratado nos desenhos o momento atual do país. A confecção dos tapetes, além de ser um gesto de piedade popular é também uma maneira de refletir sobre as consequências da Eucaristia para a vida de cada fiel e as consequências sociais de comungar o Corpo e Sangue de Cristo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.