Espionagem

Deputado quer federalizar investigação contra Portela

Aluisio Mendes ameaçou decretar a prisão de secretário em caso de desrespeito a qualquer autoridade na Câmara

Ronaldo Rocha da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Deputado Aluisio Mendes fez discurso firme contra Jefferson Portela, que ainda não se manifestou a respeito
Deputado Aluisio Mendes fez discurso firme contra Jefferson Portela, que ainda não se manifestou a respeito (Aluisio Mendes)

O deputado federal Aluisio Mendes (Podemos) afirmou, ontem, na tribuna da Câmara dos Deputados, que vai pedir a federalização das investigações contra o secretário de Estado de Segurança Pública, Jefferson Portela (PCdoB).
Portela – que vai participar de audiência na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado - é acusado pelos delegados de Polícia Civil, Tiago Bardal [ex-superintende de Investigações Criminais do Maranhão] e Ney Anderson Gaspar [ex-chefe do Departamento de Combate ao Crime Organizado], de determinar investigações clandestinas contra, pelo menos, quatro desembargadores do Tribunal de Justiça (TJ), seus respectivos assessores e familiares e até de lideranças políticas, a exemplo do senador Roberto Rocha (PSDB) – adversário político do chefe do Executivo – governador Flávio Dino (PCdoB).
“Eu faço aqui um conselho ao governador Flávio Dino que afaste imediatamente […] do comando da Secretaria de Segurança Pública, para que possam ser apuradas essas denúncias. Porque aqui, em Brasília, nós iremos pedir a federalização dessa investigação, por total falta de isenção do sistema de Segurança Pública em investigar o seu próprio chefe. Esse é o intuito da vinda desses delegados aqui”, disse.
O posicionamento de Aluisio ocorre depois de Jefferson Portela ter feito ilações, em blogs alinhados ao Palácio dos Leões, sobre membros da bancada maranhense no Congresso Nacional. Sem citar nomes, ele afirmou que irá revelar “coisas que estão escondidas aqui”. Ele fez referência ao crime organizado e ao contrabando de cigarros.
Para Aluisio Mendes, a postura do secretário não o intimida. Ele afirmou que Portela tem atuado de forma irresponsável, ao tentar atingir autoridades do Congresso Nacional.
“O senhor Portela tem atacado todos, no intuito de intimidar parlamentares, autoridades que pretendem averiguar a veracidade dessas graves denúncias. Achando que a melhor defesa é o ataque, ele tem atacado a todos indiscriminadamente. Eu gostaria de deixar um alerta ao senhor Jefferson Portela: ele não intimida ninguém. Não assusta ninguém. Até porque o ato de maior virilidade e de coragem do senhor Jefferson Portela que se tem conhecimento, é chutar e esmurrar fotografias instaladas na Secretaria de Segurança Pública, nos quadros de ex-secretários”, pontuou.

Prisão
Aluisio Mendes também ameaçou decretar a prisão de Portela, no Congresso Nacional, caso o secretário desrespeite as autoridades em Brasília.
“Como autor do , irei presidir essa reunião. E se ele acha que vai transformar o Congresso Nacional num circo e a Comissão num picadeiro, ele está muito equivocado. Virá aqui para prestar conta das denúncias. E se faltar ao respeito com qualquer autoridade, ou parlamentar aqui nessa Casa, será decretada sua prisão. Eu pessoalmente o farei”, disse. E emendou: “Ele que venha preparado para se defender”, enfatizou.
As denúncias contra Jefferson Portela elevadas em juízo pelos delegados Tiago Bardal e Ney Anderson são alvo de uma apuração da Corregedoria do Tribunal de Justiça. A apuração foi determinada pelo corregedor, desembargador Marcelo Carvalho.

OUTRO LADO

O Estado entrou em contato com a Secretaria de Estado da Comunicação para obter um posicionamento do secretário de Estado da Segurança Pública, Jefferson Portela, sobre a sua eventual participação em audiência da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, mas até o fechamento desta edição, não obteve resposta.

Edilázio pediu auditoria no sistema “Guardião”

O deputado federal Edilázio Júnior (PSD) formalizou no fim do mês de maio, um pedido à Procuradoria-Geral de Justiça do Estado e protocolou um ofício no Palácio dos Leões, de auditoria no sistema “Guardião” utilizado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública na interceptação telefônica de investigados.
O objetivo foi de esclarecer se são verdadeiras ou não as denúncias dos delegados de Polícia Civil Tiago Bardal e Ney Anderson Gaspar contra o secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela (PCdoB).
“As afirmações feitas pelo pelo Delegado Tiago Mattos Bardal, e pelo ex-chefe do Departamento de Combate ao Crime Organizado, delegado Ney Anderson Gaspar, importam em grave violação aos pilares do Estado Democrático de Direito, em específico a Separação dos Poderes, vez que, a prima facie, configura uma espécie de espionagem do Poder Judiciário pelo Poder Executivo em mesma esfera Estadual”, destaca texto do ofício.
Edilázio se reuniu com o vice-procurador geral do Estado, Francisco Barros, pediu providências do Ministério Público e afirmou que uma auditoria junto a empresa Digitro Tecnologia Ltda, a responsável pela construção do sistema “Guardião”, pode esclarecer as denúncias.
“Se na auditoria do sistema forem encontrados os números telefônicos das pessoas citadas pelos delegados, confirma-se aí a veracidade da denúncia. Se não, ambos podem ser responsabilizados na forma da lei. O fato é que caso é grave e precisa de respostas”, finalizou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.