Ministério Público Federal

Formada lista tríplice para novo comando da PGR

Jair Bolsonaro não é obrigado, pela Constituição, a escolher um dos três nomes da lista tríplice

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Presidente Jair Bolsonaro pode escolher outro nome fora da lista, segundo a Constituição
Presidente Jair Bolsonaro pode escolher outro nome fora da lista, segundo a Constituição (Bolsonaro)

BRASÍLIA

A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) divulgou na noite de ontem o resultado da votação que definiu os nomes que vão compor a lista tríplice que será encaminhada ao presidente Jair Bolsonaro. Os três mais bem colocados na votação interna foram: Mario Bonsaglia (478 votos), Luiza Cristina Frischeisen (423) e Blal Dalloul (422).
A lista é formada pelos três procuradores mais votados em eleição interna promovida pela ANPR. A votação é eletrônica.
O presidente Jair Bolsonaro não é obrigado, pela Constituição, a escolher um dos três nomes da lista e já sinalizou que não vai necessariamente segui-la. Também não há prazo para Bolsonaro definir o nome - o mandato da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, se encerra em setembro deste ano.
Raquel já se colocou à disposição de Bolsonaro para ser reconduzida ao cargo por mais dois anos, mesmo sem se inscrever para a lista tríplice da ANPR.
A Constituição impõe que o indicado para chefiar o Ministério Público Federal tem que integrar a carreira, com mais de 35 anos de idade. Ontem, Bolsonaro disse que "tudo é possível" na escolha do futuro procurador-geral da República.

Tradição
A tradição da lista tríplice da ANPR começou em 2001, quando foi ignorada por Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que optou por reconduzir Geraldo Brindeiro para o cargo.
De lá para cá, a lista começou a ser acatada, em 2003, quando o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolheu o primeiro colocado para chefiar o Ministério Público Federal. A tradição foi mantida por Dilma Rousseff (PT).
Michel Temer ja escolheu o segundo nome mais bem colocado da lista, Raquel Dodge.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.