Teatro

Relações de trabalho analisadas em peça

Espetáculo "Contrações", do Grupo 3 de Teatro, traz Débora Falabella e Yara de Novaes no elenco e será apresentado no Teatro Arthur Azevedo neste fim de semana

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Cena da peça "Contrações" em cartaz em São Luís este fim de semana
Cena da peça "Contrações" em cartaz em São Luís este fim de semana (Peça Contrações)

São Luís - Com Débora Falabella e Yara de Novaes no elenco, será apresentada neste sábado, às 20h e domingo, às 19h, no Teatro Arthur Azevedo (Centro), o espetáculo “Contrações”. Sucesso de crítica e de público, a versão do Grupo 3 de Teatro para obra do dramaturgo inglês Mike Bartlet tem direção de Grace Passô. A sessão de domingo terá tradução simultânea para libras.

A montagem conquistou importantes prêmios nacionais como Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), Associação dos Produtores de Teatro do Rio de Janeiro (APTR), Questão de Crítica e Aplauso Brasil, e, só na capital paulista, foi encenado no Centro Cultural Banco do Brasil (2013), Itaú Cultural, Teatro Porto Seguro (2015), Teatro Shopping Frei Caneca (2016) e no Auditório do Ibirapuera (2017 – Mostra Petrobras Premmia de Teatro). Mais recentemente, no Festival Teatro Vivo.

Parceiros criativos constantes do coletivo Grupo 3 de Teatro, Silvia Gomez assina a tradução do texto, Morris Picciotto é o autor da trilha original e André Cortez criou cenário e figurino desta montagem. A companhia foi fundada pelos artistas mineiros radicados em São Paulo Débora Falabella, Yara de Novaes e Gabriel Fontes Paiva, que atualmente assinam a direção artística do grupo.

Enredo

A obra, cruelmente engraçada, demonstra a faceta mais absurda de uma situação comum de trabalho. “Contrações” traz as atrizes Débora Falabella e Yara de Novaes, respectivamente, como a funcionária de uma grande corporação e sua gerente. Ambientada na empresa, a peça aborda o assédio moral em ambiente de trabalho, faz uma crítica à importância conferida ao dinheiro pelas pessoas e expõe, aos olhos do público, a degradação humana diante de um vínculo capital.
A patroa convoca Emma para ler, em voz alta, uma cláusula de seu contrato que proíbe o relacionamento amoroso ou sexual entre os empregados sem o conhecimento da instituição. Em encontros seguintes, a gerente, amparada por sua posição hierárquica, faz questionamentos embaraçosos e coloca a funcionária em estranhas situações.

O processo de criação de “Contrações” ocorreu em 2013, quando a equipe criativa viajou por oito cidades do interior paulista e expôs seus ensaios para plateias de aproximadamente 400 pessoas por

cidade. A peça foi construída e modificada com a presença do público, em um processo criativo exposto no qual, ao fim de cada apresentação, a plateia podia colocar suas impressões e opiniões sobre o texto e a montagem. Ao todo, os ensaios foram vistos por aproximadamente 3.000 pessoas. “Foi uma das experiências mais ricas que tivemos em nossa trajetória. Pude verificar o que já tinha percebido na primeira leitura, que o texto do Bartlett é preciso, objetivo e comunica de imediato com o espectador. Além disso, essa experiência influenciou diretamente a construção do espetáculo. O público direcionou o caminho que deveríamos seguir”, comenta o diretor artístico Gabriel Paiva.


Serviço

O quê

Peça “Contrações”

Quando

Sábado, 20h e domingo, 19h

Onde

Teatro Arthur Azevedo – Rua do Sol, Centro

Ingressos

R$ 60,00 (todos os lugares são marcados). À venda na bilheteria do teatro (sem taxa); Bilheteria Digital nos postos Rio Poty Hotel, Shopping da Ilha e Rio Anil Shopping (com taxa)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.