São João

Arraial do Rio Anil Shopping anima público e inicia festejos juninos em SL

Realizado em parceria com a Rádio Mirante FM, evento se estenderá até o dia 15 e abre espaço para uma programação diversificada e muito animada, com comodidade e segurança para toda a família

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24

O São João já começou em São Luís e para dar as boas-vindas aos festejos teve início neste sábado (1º) o Arraial do Rio Anil, que já virou tradição na cidade. Realizado pelo Rio Anil Shopping em parceria com a Rádio Mirante FM, o terreiro junino se estende até o dia 15 de junho. Pelo local, passarão mais de 40 atrações entre grupos de bumba meu boi, quadrilha e danças tracionais. Na abertura, a quadrilha Flor do Sertão, do Monte Castelo, e o Boi de Axixá (orquestra), deram uma mostra do que vem por aí nos próximos dias. A programação tem início às 16h.

Além das apresentações culturais, o arraial abre espaço para outras atividades. No sábado, um animado desfile infantil movimentou os presentes que entraram no clima junino. No domingo, segundo dia do arraial, as atrações foram a Banda do Bom Menino, Dança Portuguesa Arte e Beleza de Portugal e Boi de Nina Rodrigues (orquestra).
A coordenadora de Eventos do Grupo Mirante, Cristina Almeida, destacou a longínqua parceria entre o shopping e a Mirante FM, que há nove anos realiza o arraial. “Trata-se de um espaço que prima pela qualidade das apresentações, além de proporcionar segurança e comodidade para quem vem ao shopping. As pessoas já aguardam ansiosas pelo Arraial do Rio Anil que é quem dá o pontapé inicial dos festejos juninos na cidade”, afirmou Cristina Almeida.

Quem for ao arraial pode ainda se deliciar com as comidas típicas à disposição do público nas barracas juninas próximas ao local das apresentações, no piso L1. “O Arraial do Rio Anil abre espaço para nossa cultura, a cultura do Maranhão. Promovemos, em parceria com a Mirante FM, um espaço confortável e seguro por onde se apresentam os melhores grupos folclóricos, além de dispormos das barracas com comidas típicas do período. Então, é um espaço para toda a família, das crianças aos idosos”, pontuou a gerente de Marketing do Rio Anil Shopping, Natália Zerbini.

Ela destaca como novidade para este ano, um espaço projetado e exclusivo no qual as pessoas podem tirar fotos usando a tecnologia freeze 180º, que permite dar animação à parte da imagem. “Aqui as pessoas podem eternizar o momento inclusive publicando suas fotos nas redes sociais”, observou Natália Zerbini.
Outra novidade da programação são as aulas show de culinária, ministradas por profissionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) que ensinam a preparar delícias da culinária maranhense. Além disso, ocorrem aulas de dança, abertas ao público, nos dias 6, 7, 8 e 14 de junho, sempre às 16h, quando os instrutores da SmartFit vão brindar o público com zumba, fitdance e ritmos juninos.

Atrações
O Boi de Axixá foi a atração mais aguardada da noite de abertura. Celebrando 60 anos de existência em 2019, a manifestação, uma das mais tradicionais do sotaque de orquestra, encantou o público com as coreografias das índias e as todas, bastante conhecidas do grande público. “Eu vim ao shopping e adorei saber que o arraial já começou. Aqui é muito bom porque temos comodidade e um local específico para o público que é prioritário”, disse a aposentada Jesus Ribeiro, referindo-se às cadeiras colocadas na lateral do tablado que serve como palco e que são destinadas a idosos e pessoas com dificuldade de locomoção.

Quem também aprovou o espaço foi a dona de casa Micaele Ribeiro. “Tem espaço para as crianças e tem segurança. Tenho dois filhos pequenos e não consigo ir nos arraiais da cidade por causa dos horários das apresentações, que são mais tarde e também pela falta de segurança da cidade. Por isso, trago as crianças para o Arrial do Rio Anil”, disse ela que estava acompanhada dos filhos Mirela, de 1 ano, e Miguel, de 3 anos.

E por falar em acessibilidade, pela primeira vez, haverá um tradutor de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para permitir que todos possam aproveitar a festa da melhor forma possível. A ação é feita em parceria com a Associação de Surdos do Maranhão e ocorreu domingo (2) e volta a ser ofertada no próximo domingo (9).
No total, 43 grupos folclóricos vão se apresentar ao público. A programação conta com muito bumba meu boi, quadrilhas juninas, grupos de dança portuguesa, tambor de crioula, cacuriá e outras manifestações típicas do período, como as danças country e do boiadeiro.


Programação Arraial do Rio Anil

3/06 – SEGUNDA-FEIRA

16h – Músicas juninas
17h – Brincadeiras com Helô Batalha
18h – Dança Country Laço de Ouro
19h – Tambor de Crioula Arte Nossa
20h – Barriquinha

4/06 – TERÇA-FEIRA
16h – Músicas juninas
17h – Brincadeiras com Helô Batalha
18h – Bumba Boi da Escola Magnólia
19h – Quadrilha Asa Branca
20h – Cacuriá de Dona Teté

5/06 – QUARTA-FEIRA

16h – Músicas juninas
17h – Brincadeiras com Helô Batalha
18h – Boi Brilho do Amanhecer
19h – Dança Cigana
20h – Boi Barrica

6/06 – QUINTA-FEIRA

16h – Músicas juninas
17h – Brincadeiras com Helô Batalha
18h – Cacuriá ASC
19h – Os Sublimes
20h – Boi de Morros

7/06 – SEXTA-FEIRA

16h – Aulão de dança com a Smart Fit
17h – Aula Show Senac – Preparação de batidas regionais
18h – Quadrilha Esfarrapados
19h – Dança Portuguesa Império de Lisboa
20h – Boi Mirantes da Ilha

8/06 – SÁBADO

16h – Aulão de dança com a Smart Fit
17h – Aula Show Senac – Sobremesas juninas: canjica e cocada cremosa
18h – Banda do Bom Menino
19h – Cacuriá do John
20h – Boi Brilho da Ilha

09/06 – DOMINGO

16h – Músicas juninas
17h – Quadrilha dos blogueiros e influencers
18h – Dança do Boiadeiro da Cidade Operária
19h – Show da Companhia Cazumbá

10/06 – SEGUNDA-FEIRA

16h – Músicas juninas
17h – Brincadeiras com Helô Batalha
18h – Quadrilha Explode Coração
19h – Dança Portuguesa Raízes de Portugal
20h – Boi da Luz

11/06 – TERÇA-FEIRA

16h – Músicas juninas
17h – Brincadeiras com Helô Batalha
18h – Boi Brilho do Sesc
19h – Quadrilha Flor do Amor
20h – Cacuriá Assa Cana

12/06 – QUARTA-FEIRA

16h – Músicas juninas
17h – Brincadeiras com Helô Batalha
18h – Cacuriá Filhas Herdeiras
19h – Dança Portuguesa Princesa de Lisboa
20h – Boi Pirilampo

13/06 – QUINTA-FEIRA

16h – Músicas juninas
17h – Brincadeiras com Helô Batalha
18h – Junina Mexe Mexe
19h – Grupo Piaçaba
20h – Boi de Axixá

14/06 – SEXTA-FEIRA

16h – Aulão de dança com a SmartFit
17h – Aula show Senac – Papo de cachaça maranhense
18h – Dança Portuguesa Majestade de Portugal
19h – Cacuriá da Vila Goreth
20h – Boi de Nina Rodrigues

15/06 – SÁBADO

16h – Músicas juninas
17h – Aula show Senac – Segredos de Catirina: Arroz de toucinho com casquinha de caranguejo
18h – Banda do Bom Menino
19h – Quadrilha Império Nordestino
20h – Boi de Morros

Arraial do Rio Anil e Mirante FM

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.