Alerta

Ação educativa conscientiza sobre riscos do glaucoma

Evento da Associação Maranhense de Oftalmologia acontecerá nos dias 25 e 26 deste mês no São Luís Shopping

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Mário Menezes, presidente da Associação Maranhense de Oftalmologia.
Mário Menezes, presidente da Associação Maranhense de Oftalmologia. (Divulgação)

SÃO LUÍS - Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Glaucoma — 26 de maio —, uma blitz educativa vai conscientizar o público ludovicense a respeito do tema, nos dias 25 e 26 deste mês, no São Luís Shopping. À frente da ação, o presidente da Associação Maranhense de Oftalmologia, Mário Menezes, destaca que a iniciativa serve para alertar a sociedade sobre os riscos da doença, por meio de orientações e distribuição de folhetos.

O oftalmologista Mário Menezes, especialista em glaucoma, explicou que a forma mais comum da doença é silenciosa, sem apresentar sintomas. “Por isso é tão importante fazer consultas regulares, para a detecção precoce, o que pode evitar a progressão da doença e complicações mais graves”, ressalta Menezes.

“Os tratamentos disponíveis atualmente não são capazes de reverter o comprometimento da visão provocado pela doença, mas sim de barrar que ela evolua mais ainda, e o tratamento adequado, contínuo e diferenciado para o paciente é fator decisivo para o sucesso do cuidado”, aponta o médico.

Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, no país a estimativa é que tenha cerca de um milhão de casos da doença, com incidência de 2% a 3% na população acima de 40 anos. Deste um milhão de casos, 50% ou mais desconhecem ter a doença.

Alguns fatores de risco que podem levar à doença são a pressão intraocular elevada; idade acima dos 60 anos ou acima dos 40 anos, para o caso de glaucoma agudo; histórico familiar; doenças no olho, como alguns tumores, descolamento de retina e inflamações. Diabetes, problemas cardíacos, hipertensão e hipertireoidismo também entram na lista.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.