Geral | Feira da Mulher

Primeiro dia da Feira da Mulher reúne dezenas de pessoas no Shopping da Ilha

Evento realizado por O Estado e patrocinado pela Claro levou a um dos maiores centros comerciais da capital palestras, exposições e serviços gratuitos
Emmanuel Menezes / O Estado04/05/2019 às 18h13
Visão geral da Feira da Mulher, na Praça de Eventos do Shopping da Ilha (Emmanuel Menezes / O Estado)

SÃO LUÍS - O primeiro dia da Feira da Mulher, evento organizado pelo jornal O Estado, levou dezenas de pessoas até a praça de eventos do Shopping da Ilha, em São Luís. Com palestras, bate-papo, exposições e serviços gratuitos, o evento ocorre até as 22h deste sábado (4) e segue programação a partir das 14h do domingo (5).

Um dos pontos altos da tarde foi a presenta da atleta revelação do futebol americano Tayna Leitão, que esteve em um bate-papo sobre a mulher no mundo esportivo não convencional. A jornalista esportiva Priscille Damous também fez parte da palestra. "Apesar de não estar mais em São Luís, fico muito grata de fazer parte dessa rede de mulheres que busca trazer pautas interessantes para nós mesmas", diz a esportista, agradecendo a oportunidade de fazer parte da programação.

Atualmente, a atleta reside em Curitiba. Ela faz parte do Curitiba Lions. Ela conquistou o título de atleta revelação pelo seu bom desempenho no campeonato nacional. "Aqui em São Luís, ainda não existe nenhum time feminino dessa modalidade. Mas é importante, desde já, estarmos debatendo sobre a importância desse tipo de esporte para as atletas que se interessam", completa.

Priscille Damous, durante o bate-papo, contou sobre a experiência de ser mulher no esporte, mas visto sob a ótica de comentarista. Poucas mulheres que fazem esporte no nosso estado. Há um medo, há um preconceito, mas esses paradigmas devem ser quebrados", conta a jornalista.

Técnicas para o dia
Seguindo a rodada de palestras da tarde de sábado, a jornalista e personal organizer Lanny Bedasi, deu dicas as presentes sobre como melhor organizar o dia a dia tendo diversas tarefas. "Muitas de nós trabalham em ambientes externos, somos mães, esposas e donas de casa. São tarefas múltiplas que merecem ter uma atenção especial para serem bem organizadas para que nada saia dos trilhos", explica.

São aplicativos, listas semanais, listas de almoço, variedades de lazer e outras pequenas atitudes que podem facilitar a vida daquelas que não são apenas mulheres, e sim trabalhadoras, mães e donas de casa.

Palestra da personal organizer, Lanny Bedasi (Emmanuel Menezes / O Estado)

Relacionamentos abusivos
Ainda durante a tarde de sábado, a tenente-coronel e psicóloga da Polícia Militar do Maranhão, Cris Castro, esteve no palco principal da Feira da Mulher falando sobre como identificar e se livrar de relacionamentos abusivos.

"Esse é um assunto delicado porquê muitas mulheres que sofrem com esse tipo de relação nem sabem que estão dentro de um", diz a especialista. Durante o bate-papo, a psicóloga explicou o que é uma relação abusiva, sendo essa toda e qualquer relação onde predomina o excesso de poder de um sobre outro.

"Ai você pode fazer alguns questionamentos sobre seu relacionamento, independente de ser hétero ou homoafetivo. Essa relação te traz mais paz ou angústia? Segurança ou medo?", frisa a psicologa.

Demais programação
Uma palestra sobre traumas comuns vivenciados por mulheres, ministrada pela cineasta Milena Carvalho; um tutorial de maquiagem, feito pela equipe da Natura; e um show voz e violão com a cantora Luciana Pinheiro completam a programação deste sábado.

Serviços
Oito estandes de diversas marcas fazem parte da Feira da Mulher. Diversos serviços estão sendo oferecidos no local, dentre eles massoterapia e maquiagem. "A ideia é proporcionar a mulher um ambiente confortável, onde ela possa se sentir acolhida e de bem consigo mesma", diz Madelon Araujo, diretora comercial de O Estado.

Sobre a Feira da Mulher
O protagonismo feminino na sociedade é pauta principal na Feira da Mulher. O evento é uma realização do jornal O Estado e conta com o patrocínio da Claro, marcas que juntas veem a importância da mulher e de sua valorização em todos os segmentos sociais. O evento continua neste domingo (5), a partir das 14h, na Praça de Eventos do Shopping da Ilha. Confira a programação completa abaixo:

Dia 5 de maio, domingo
14h – Defesa pessoal, com Juliana Noronha, faixa preta e graduada na faixa vermelho e branco 8º grau de Jiu-Jitsu;
15h – Violência doméstica e feminicídio, com Mirella Freitas, juíza criminal;
17h – As mulheres nas relações de trabalho, com Danielle Lima Beckman, gerente de recursos humanos do Grupo Mirante;
18h – Papo de Comadre: moda, beleza, maternidade e autoestima, com presença de Rafaela Albuquerque, consultora de moda; Denise Cavalcante, digital creator, influencer for marketing; Michelle Villas Boas, farmacêutica e digital influencer; e Adriana Caminha, estilista da marca Drix e marketing do Grupo Mirante;
19h – Show voz e violão com as SOMANAS

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© 2019 - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte