Meu diploma, minha dívida

Rombo nas contas do FIES bate recorde e ultrapassa R$ 13 bilhões

Os números do FNDE revelam que cerca de 60% dos 899.957 contratos em fase de consignação apresentam algum tipo de atraso.

O Estado MA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Três em cada 5 estudantes que usaram o Fies para pagar a faculdade estão inadimplentes.
Três em cada 5 estudantes que usaram o Fies para pagar a faculdade estão inadimplentes. (Fies)

Dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) mostram uma inadimplência recorde nas contas do FIES atingiram inadimplência recorde de R$ 13 bilhões. Os recursos acarretam em prejuízos para o Tesouro Nacional e, diretamente, são arcados por toda a população.

Os números do FNDE revelam que cerca de 60% dos 899.957 contratos em fase de consignação apresentam algum tipo de atraso. Ou seja: 3 em cada 5 estudantes que usaram o Fies para pagar a faculdade estão inadimplentes. A grande maioria (45%), por mais de 90 dias.

A inadimplência recorde com o Tesouro ocorre ao mesmo tempo em que o número de novos contratos sofre uma grande diminuição. No ano passado foram concedidos 82.424 novos termos de financiamento. Em 2014, quando foi instaurada pela ex-presidente Dilma um relaxamento da exigência de fiador, prazo alongado de quitação e carência de 18 meses no início do pagamento, foram firmados 732.673 contratos.

A medida de Dilma fez com que a taxa de inadimplência aumentasse ano após ano, colocando em risco o financiamento de novos estudantes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.