Censura

Seis meses após censurar O Estado, Eliziane Gama defende liberdade de imprensa

Em 2018, a então deputada federal, Eliziane Gama foi autora de ação judicial com censura prévia

O Estado MA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Foto: Aquivo
Foto: Aquivo

A censura movida contra O Antagonista e Crusoé pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), desencadeou uma onda de apoio ao direito de liberdade de expressão da imprensa. Dezenas de associações, personalidades e políticos que se solidarizaram com os jornalistas. Entre eles a senadora Eliziane Gama.

Disse Eliziane:

A opinião atual de Eliziane não encontra eco em sua histórica recente, quando a política tentou usar a Justiça para censurar a imprensa. Apesar de hoje sugerir "outros caminhos na lei para reparar possíveis abusos da mídia", em setembro do ano passado Eliziane Gama entrou com uma ação judicial exigindo que reportagens sobre o seu marido, Inácio Cavalcante, fossem retiradas de circulação.

Na mesma ação era exigido que O Estado do Maranhão retirasse a reportagem, o jornal também ficava impedido de publicar qualquer reportagem sobre o assunto no futuro, caracterizando censura prévia.

Eliziane Gama tentou impedir que denúncias contra seu marido, Inácio Cavalcante, fossem publicadas
Eliziane Gama tentou impedir que denúncias contra seu marido, Inácio Cavalcante, fossem publicadas

Ativista dos direitos das mulheres, Eliziane casou-se com Inácio Cavalcante. No ano passado O Estado divulgou denúncias contra ele por falsidade ideológica e acusações de violência física e psicológica de suas ex-mulheres. Uma delas chegou a gravar vídeo, de grande repercussão nas redes sociais, em que expôs as agressões.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.