COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
SOB A COORDENAÇÃO do escritor Alexandre Maia Lago, o Centro de Estudos Constitucionais e de Gestão Pública realizou interessante seminário onde foram analisadas as ligações intercorrentes entre
SOB A COORDENAÇÃO do escritor Alexandre Maia Lago, o Centro de Estudos Constitucionais e de Gestão Pública realizou interessante seminário onde foram analisadas as ligações intercorrentes entre "Direito, Literatura e Estado de Exceção na América Latina". O tema foi brilhantemente exposto pelo coordenador e pelos convidados especiais - juristas João Batista Ericeira e Lourival Serejo (na foto com Alexandre). Uma numerosa plateia composta por intelectuais, professores e estudantes prestigiou o evento
O COORDENADOR de Administração da UNDB, professor Fábio Carvalho, a diretora Isabella Rodrigues Caracas, a reitora Ceres Murad e a finlandesa Tina Koskiranta, com a diretora do Conselho do Grupo Dom Bosco, Elizabeth Rodrigues, e a diretora acadêmica da UNDB, Graciana Cordeiro
O COORDENADOR de Administração da UNDB, professor Fábio Carvalho, a diretora Isabella Rodrigues Caracas, a reitora Ceres Murad e a finlandesa Tina Koskiranta, com a diretora do Conselho do Grupo Dom Bosco, Elizabeth Rodrigues, e a diretora acadêmica da UNDB, Graciana Cordeiro

Maranhão e Finlândia trocam experiências
As instituições de ensino superior da Finlândia estão entre os melhores modelos acadêmicos do mundo. Não apenas pelo excelente desempenho de seus alunos em aprovações e exames, mas, acima de tudo, pelas soluções efetivas que geram para a sociedade, seja por meio de projetos de extensão relevantes ou de parcerias público-privadas e na formação de profissionais competentes para mudar, inovar e melhorar o mundo.
Em São Luís, o Colégio Dom Bosco e a UNDB Centro Universitário mantêm próxima relação com diversas instituições finlandesas, com envio de docentes e diretores àquele país para pesquisas, imersões e troca de experiências.
Entre essas instituições, está a Universidade de Ciências Aplicadas de Tampere, a TAMK, reconhecida internacionalmente por seus diversos cursos em mais de 50 áreas e projetos globais. Em recente visita a São Luís, acompanhando um grupo de alunos finlandeses em intercâmbio local com o IFMA, esteve a responsável pela área de tecnologia educacional e inovação da TAMK, Tina Koskiranta, expert em educação empreendedora.
Quando soube da parceria entre a TAMK e o Grupo Dom Bosco e UNDB, a finlandesa fez questão de visitar a instituição, que tem replicado as metodologias educacionais de seu país e universidade. E ficou muito bem impressionada com o que viu e ouviu das diretoras e professores do grupo maranhense.

Gardênia em livro
O professor Euclides Moreira Neto está envolvido, nos últimos dias, na conclusão de um novo projeto editorial.
Ele deve lançar no mês de maio o livro “Gardênia: flor na lapela”, uma instigante entrevista sobre a história de vida da ex-prefeita de São Luís,
Gardênia Ribeiro Gonçalves.
Com o selo da Edufma, a obra tem texto de apresentação da escritora Arlete Nogueira da Cruz Machado.

Vendedor de Sonhos
Na próxima semana, nos dias 27 e 28, o Teatro Arthur Azevedo receberá o espetáculo “O Vendedor de Sonhos”, baseado no best-seller homônimo de Augusto Cury.
A história foi adaptada pelo próprio escritor, em parceria com Cristiane Natale e Erikah Barbin.
Quem traz o espetáculo é Moraes Júnior.
O livro é o romance mais vendido de Cury, tendo sido traduzido para mais de 60 idiomas e ganho adaptação para o cinema sob a direção de Jayme Monjardim, em 2016.
O médico psiquiatra e escritor é o autor mais lido da década e vendeu mais de 35 milhões de livros em 70 países.

Vendedor de Sonhos 2
Na trama, o personagem Júlio César tenta o suicídio e é impedido de cometer o ato final por intermédio de um mendigo, o “Mestre”, que lhe vende uma vírgula, para que continue a escrever a sua história.
Juntos, eles encontram Bartolomeu, um bêbado boa-praça que decide unir-se a eles na missão de vender sonhos e despertar a sociedade doente.
A revelação de um passado conflituoso do Mestre pode destroçar a grande missão do Vendedor de Sonhos.

Plano Diretor
A última reunião plenária da Associação Comercial do Maranhão tratou de um tema de extrema importância para a cidade e seu desenvolvimento econômico: a necessidade de revisão do Plano Diretor de São Luís.
O evento contou com a participação do deputado estadual Adriano Sarney.
O debate, que envolveu empresários, políticos e lideranças sociais, foi mediado pelo advogado Marcelo Lobato. E o debatedor convidado foi o engenheiro e ambientalista
Márcio Vaz dos Santos.
Marcelo Lobato teceu alguns comentários sobre a necessidade de desburocratização de licenças de projetos em áreas urbanas e industriais.
Já Márcio Vaz destacou questões complexas, como o crescimento desordenado da cidade e a desigualdade entre áreas populosas e outras que estão subutilizadas por questões burocráticas, principalmente.

Contra a gripe
Uma equipe de médicos britânicos desenvolveu em laboratório um tipo único e revolucionário de gotas para o nariz capazes de proteger contra a gripe. Apenas algumas gotas em cada narina têm o potencial de prevenir a infecção por doenças como a meningite, pneumonia e otite. Neste momento, os pesquisadores estão realizando testes num grupo de voluntários humanos e espera-se a realização de experiências posteriores ainda em 2019 e 2020.

Focos de queimadas
A chuva também traz boas notícias: o número de focos de queimadas no Maranhão caiu mais da metade. O volume de chuvas está acima do esperado para este período do ano. O resultado foi analisado em uma pesquisa do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos que apontou queda das queimadas. Na região Nordeste, foram registrados 475.685 focos de queimadas. O número representa 26% do total registrado em todo o Brasil.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.