MARANHÃO - Em 2017 o Governo do Maranhão realizou concurso público para a Polícia Militar do Maranhão. Foram chamados mais de 3 mil aprovados para o Curso de Formação e Aperfeiçoamento da Polícia Militar (CFA). Apesar de divulgar em 2018 que 3 mil novos policiais seriam contratados, apenas 1200 foram chamados. Como forma de sensibilizar o governador Flávio Dino a cumprir sua promessa durante a campanha, aprovados no último concurso prepararam uma petição eletrônica. A inciativa é inédita no Maranhão.
“A legislação deixa claro que ingressar no CFA transforma o aprovado automaticamente em militar”, disse um dos aprovados no concurso.
O documento, idealizado pelo deputado Adriano (PV), tem como meta mostrar ao governador que a população maranhense apoia a nomeação de cerca de 2 mil policiais. “Estamos falando de uma questão que não tem cor partidária ou grupo político, que é a segurança pública. Mais policiais, mais segurança. O próprio governador falou muito isso”, disse o deputado.
Além dos pontos de vista legal e administrativo, a categoria também reclama da condição social. “Muitos de nós largaram empregos e outros compromissos para poder fazer o curso de formação porque éramos amparados pela lei e porque o governador disse que iria fazer as nomeações. Como essas pessoas ficam? Há uma responsabilidade do governo com milhares de famílias que acreditaram nele”, disse outro concursado.
Poucas horas após seu lançamento, a iniciativa já contou com o apoio de milhares de pessoas. A petição pode ser acessada em http://bit.ly/NomeacaoJa.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.