COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
O Presidente da CDL SLZ Fábio Ribeiro e a Presidente da FCDL-MA Socorro Noronha com o deputado estadual Adriano Sarney no evento “Políticas Públicas 4.0” em prol do desenvolvimento nacional da atividade varejista.
O Presidente da CDL SLZ Fábio Ribeiro e a Presidente da FCDL-MA Socorro Noronha com o deputado estadual Adriano Sarney no evento “Políticas Públicas 4.0” em prol do desenvolvimento nacional da atividade varejista.
O EMPRESÁRIO e restauranteur Reges Fialho, dono dos restaurantes Cabana do Sol, a esposa Socorro, a filha Soraia Fialho e a nora Aline, mantêm sempre a melhor política de boa vizinhança com os concorrentes. No último domingo, eles foram vistos conferindo os sabores do Ferreiro Praia e saíram de lá fazendo os maiores elogios para a beleza do empreendimento e a boa culinária que ali é praticada
O EMPRESÁRIO e restauranteur Reges Fialho, dono dos restaurantes Cabana do Sol, a esposa Socorro, a filha Soraia Fialho e a nora Aline, mantêm sempre a melhor política de boa vizinhança com os concorrentes. No último domingo, eles foram vistos conferindo os sabores do Ferreiro Praia e saíram de lá fazendo os maiores elogios para a beleza do empreendimento e a boa culinária que ali é praticada

Desenvolvendo o varejo e fortalecendo a economia
A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Maranhão (FCDL-MA) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís foram as anfitriãs de um evento nacional “Políticas Públicas 4.0”, uma iniciativa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e do Sebrae, realizado na última terça-feira em São Luís, na sede da Assembleia Legislativa do Estado.
Secretários estaduais, deputados, vereadores, entidades empresariais e presidentes de CDL´s maranhenses discutiram questões essenciais do varejo que devem ser incluídas na agenda do poder público.
Ao final do evento, o deputado estadual Adriano Sarney, que preside a Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa, recebeu um documento contendo demandas da classe varejista maranhense.

Blue Tree em festa
A empresária Jacira Haickel atraiu para si a responsabilidade de ser a grande anfitriã do segmento hoteleiro desta Capital nesta quinta-feira.
Ela representa um grupo de oito sócios que recepcionarão guras de nossa sociedade para celebrar um ano da chegada a São Luís da Blue Tree Towers, rede de hotéis comandada pela dama da hotelaria Chieko Aoki.
O convite, em forma de um pequeno bolo, enviado para um grupo de formadores de opinião da sociedade maranhense, é a senha para uma noitada que promete.
Em tempo: o hotel, localizado no Calhau, passou por uma ampla reforma e ganhou novos produtos e serviços.

Nova equipe
O novo ministro da Educação, Abraham Weintraub, tirou do bolso do colete a indicação dos novos secretários da pasta.
Ele, que recebeu carta branca de Bolsonaro para escolher todo o seu primeiro escalão, indicou para a Secretaria Executiva, o nome de Antonio Paulo Vogel de Medeiros. Como secretário-executivo adjunto, assume Rodrigo Cota.
O novo titular da Secretaria de Educação Superior (Sesu) será Arnaldo Barbosa de Lima Junior, e da Secretaria de Educação Básica (Seb), Janio Carlos Endo Macedo.
Para a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), foi escolhido Silvio José Cecchi. A Secretaria da Educação Profissional e Tecnológica (Setec) será comandada por Ariosto Antunes Culau.

Justiça e Ciência
O desembargador Froz Sobrinho, novo diretor da Escola Superior da Magistratura, lançou nesta semana um audacioso programa de mestrado e doutorado para alavancar o desenvolvimento técnico, acadêmico e científico de juízes e servidores do Judiciário.
E apresentou os membros do Comitê de Ética e do Conselho Técnico-Científico, que vão acompanhar as atividades do PPGP.
São os Juízes Douglas Lima, Douglas de Melo, Mirella Freitas e Rosângela Prazeres e o desembargador Raimundo Barros.

Dança árabe
A bailarina e coreógrafa Solange Costa e sua companhia de dança afivelam as malas para irem participar, em São Paulo, do Congresso Internacional de Dança, Arte e Cultura Árabe “Mercado Persa”, sendo o primeiro grupo maranhense do gênero a participar do evento.
O grupo fará sua participação dentro da categoria “fusão”, levando um pouco do Nordeste para o Sudeste do Brasil.
É que os bailarinos da companhia, entre outras coisas, dançarão o forró Xenhenhem, do compositor Antônio Barros, na voz de Elba Ramalho, com os movimentos e beleza da dança do ventre.
Solange Costa embarca com Tammires Carvalho, Myrella Neiva, Rosário Coelho e Lilian Pantoja e se apresentam no sábado, no WTC Events Center.

Dança árabe 2
O Mercado Persa foi realizado pela primeira vez em 1995 e, desde então, acontece anualmente, sem interrupção.
Aliás, é parada obrigatória para todos os artistas da área, praticantes da dança e música, artesãos, profissionais, prestadores de serviços, lojistas, estilistas e apreciadores da arte.
Assim sendo, abril torna-se o mês da maior festa da dança oriental árabe, com um verdadeiro oásis de informação, cultura, beleza, alegria e muito amor pela arte.

TRIVIAL VARIADO
Depois de uma circulada por sua fazenda em Piracanjuba, no estado de Goiás, Donizetti Machado já está na Ilha às voltas com a produção de sua camiseta-convite para marcar presença no bailinho “Aleluia, Aleluia”.

Na Venezuela em crise, nem a morte traz sossego. Os túmulos localizados no cemitério General del Sur, o maior de Caracas, estão sendo alvos de criminosos em busca de joias, dentes de ouro e até de ossos.

A briga dentro da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) e a recusa inicial do embaixador Mario Vilalva de deixar o comando da pasta causam a sensação de déjà-vu.

No assunto: três meses atrás, o então titular, Alex Carreiro, primeira baixa do governo, só aceitou a demissão após ser recebido pelo presidente Jair Bolsonaro.

A chanceler alemã Angela Merkel decidiu tirar de seu gabinete dois quadros de Emil Nolde, um dos mais importantes expressionistas alemães. O motivo foi o passado do artista, que era nazista. Blumengarten - Thersens Haus, de 1915, e Brecher, de 1936, foram devolvidos ao proprietário das obras, o Museu de Berlim.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, assumiu o compromisso com os prefeitos que participam da 22ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios: rediscutir o pacto federativo. A mesma promessa se repete há muitos anos.

Após a rápida e exitosa temporada do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, nos Estados Unidos, sua agenda lotou mais ainda. São convites do Oiapoque ao Chuí e outros do exterior.

Ministério da Saúde deu início à campanha nacional de vacinação contra a gripe. Nesta primeira etapa, estão sendo priorizadas crianças de um a seis anos e grávidas ou mulheres com até 45 dias de pós-parto.

“Diálogo de Proteção e Defesa Animal” discutiu doenças e abandono de animais em evento realizado esta semana no Auditório Gervásio Santos, na Assembleia Legislativa. A ideia era debater ações que possam solucionar os problemas ligados ao controle de zoonoses e ao abandono de animais em todo o Maranhão.

DE RELANCE

A maconha na medicina
Se medicamentos há muito incorporados ao cotidiano das práticas de saúde, como a anestesia de dentista, são feitos à base de drogas como a cocaína, por que o canabidiol, extraído da Cannabis sativa, ou maconha, não pode ser usado para tratar pessoas que sofrem de epilepsia, por exemplo? Simples. A carga de preconceito prevalece no conjunto institucional, que engloba uma gama de segmentos, dos religiosos até da própria medicina e meios jurídicos.

A maconha na medicina 2
O médico baiano Antônio Andrade, neurologista bastante referenciado, que publicou na Revista Brasileira de Neurologia e Psiquiatria o trabalho Efeitos do canabidiol na frequência das crises epilépticas: uma revisão sistemática, que só na Europa rendeu mais de nove mil acessos, admite que a luta é longa: – Ano passado, no Congresso Brasileiro de Neurologia, quando eu falei do assunto, parecia um E.T. Ele defende a realização de mais estudos, mas diz que os resultados no tratamento de epilepsia refratária são altamente positivos.

Marcha dos Prefeitos
Aguardada com grande expectativa pelos prefeitos que participavam ontem da solenidade de abertura da XXII Edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, a fala do presidente Jair Bolsonaro não agradou aos gestores, aí incluída a representação maranhense, que saiu da reunião comentando que o discurso do Presidente foi muito vago, muito vazio, falou de promessas futuras, mas nada de concreto, nada no papel. A delegação maranhense aguardava uma sinalização positiva do governo sobre pautas como a correção dos repasses de programas federais e projetos novos em benefício dos municípios, o que não ocorreu.

Marcha dos Prefeitos 2
A Marcha a Brasília, que acontece até hoje, reúne mais de cinco mil participantes, entre prefeitos – o Maranhão compareceu com 190 –, secretários municipais e vereadores de todo o Brasil, com o objetivo de ampliar o diálogo com o Executivo e o Legislativo federal, em busca de mais autonomia para os municípios brasileiros. O Maranhão foi um dos campeões em número de prefeitos inscritos. Todos os prefeitos defendem mais atenção do presidente Bolsonaro para com os pequenos. Afinal, eles são a base de tudo, e a marcha serve justamente para mostrar que o País é forte quando o municipalismo também é.

Diretamente ao destino
Para selar a série de boas notícias aos prefeitos, o plenário do Senado aprovou uma proposta de emenda à Constituição que permite a transferência direta de recursos federais para Estados e municípios, através de emendas parlamentares individuais ao orçamento. A PEC agora segue para a Câmara dos Deputados. O texto aprovado definiu que esses repasses poderão ser feitos sem a necessidade de firmar nenhum tipo de convênio com um órgão intermediário.

Crônica S/A na Bahia
O jornalista e escritor maranhense Vicente Sá lança nesta quinta-feira, o livro Crônica S/A, num dos locais mais boêmios de Salvador (BA): a Confraria do França (Rio Vermelho). O evento estreia o projeto BraSa na capital baiana, idealizado pelo economista sotero-candango Adroaldo Quintela, para promover o intercâmbio e divulgar os trabalhos de escritores e músicos em Salvador e São Luís.

Aleluia de vento em popa
Na sociedade brica top de cachaça tipo exportação, a Mangueira, do Piauí, já confirmou presença no Bar Temático do bailinho “Aleluia, Aleluia”, dia 20, a partir das 17h, na Oak Wine. A cachaçaria também está lançando uma vodca muito elogiada. O certo é que vem uma equipe de Teresina ajudar na produção do bar, fazendo drinques irresistíveis. Enquanto isso, Teresa Martins deu continuidade ontem à entrega das belíssimas camisetas-convites, de uso obrigatório para acesso à festa.

Para escrever na pedra:
“A segurança só para alguns é, de fato, a insegurança para todos”. De Nelson Mandela

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.