OVOS DE PÁSCOA

Ovos gourmet, a maneira sofisticada de presentear na Páscoa

Em São Luís, loja Degustare Brigaderia inova com tamanhos, modelos, recheios e sabores inusitados; ovos de chocolate a preço que cabe no bolso

Igor Linhares / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25

[e-s001]A época mais doce do ano está se aproximando, e o que não falta no mercado é inovação. Os ovos de Páscoa, símbolo milenar e tradicional da festa pascal, estão quebrando as barreiras do chocolate puro, alcançando misturas inimagináveis, a partir de ingredientes simples até os mais nobres, e sem falar, claro, na personalização do produto, ponto que pegou em cheio os amantes de doces e atraiu tantos outros que não se julgavam fãs dessas delícias.

Se no restante do Brasil já é tradição, em São Luís também não há Páscoa sem os ovos de chocolate. Mas, na era da gourmetização, o chocolate deixou de ser o protagonista desse doce. Para adoçar o Domingo de Páscoa, dia 21, o que não faltam são ovos de todos os modelos, tamanhos e recheios, dos mais variados, uma estratégia para lá de criativa, para fisgar o cliente pelo estômago.

E não será fácil resistir, se depender da doceira Isabela Fiquene. Há, pelo menos, seis anos, a empresária e proprietária da Degustare Brigaderia, uma das poucas lojas de doces gourmet e personalizados da capital, tem posto a mão na massa, literalmente, para provocar o paladar da população ludovicense. Desta vez, assim como das outras cinco Páscoas passadas, a jovem promete causar sensações, por meio de suas criações, aos amantes dos ovos de chocolate que buscam pelo diferente e por satisfazer vontades.

[e-s001]E como o segredo do sabor está nos detalhes durante a produção, o chocolate é apenas mais uma composição dos ovos de Páscoa produzidos pela Degustare Brigaderia. “Hoje em dia, a barra de chocolate já é muito comum. Então, acaba que nessa data as pessoas querem comer algo com recheio, e que tire aquela ideia que é só o chocolate”, explicou Isabela Fiquene.

Ainda de acordo com a doceira, a gourmetização dos ovos de Páscoa torna-o uma novidade por ser um produto não industrializado, o que dá, inclusive, maior durabilidade ao doce. “Além de novas embalagens, na hora da produção do ovo sempre há um toque diferente, deixando-o mais bonito e gostoso, a partir de novos ingredientes que dão durabilidade ao produto, tornando-o menos industrializado e o sabor, mais real”.

Gourmetize
Se para os adultos personalizar o próprio ovo de Páscoa é uma realização, que dirá para as crianças, que costumam ter uma infância regada a muitos doces. “A produção de ovos de Páscoa gourmet é uma nova tendência, a qual o produto sai um pouco do tradicional, que costuma ser apenas a casca, ou seja, eles vêm recheados e deve-se comer de colher”, ponderou Isabela Fiquene. “Até os ovos infantis vieram com uma proposta, a de estimular a criança a montar o seu próprio ovo”.

Novas invenções
Para a Páscoa deste ano, a proprietária da Degustare Brigaderia enfatiza que, como o ovo de chocolate gourmet é personalizado, a gosto do cliente, não se pode deixar para encomendar em cima da hora. “Já divulgamos nossos produtos com um pouco de antecedência para as pessoas se prepararem, e, desta vez, há novidade especial para quem gosta de sentir o excêntrico. Nesta Páscoa, trouxemos uma opção diferente para quem gosta de uísque”, contou Fiquene.

[e-s001]Preços
Isabela Fiquene conta que, apesar do ovo de chocolate gourmet requerer um pouco mais de trabalho, o preço não se diferencia do produto industrializado na prateleira do supermercado – que não oferece o mesmo mundo de recheios e sabores que o ovo personalizado, a gosto de quem vai se deliciar com ele. “Os valores variam de R$ 45 até R$ 101. Depende do modelo, sabor e tamanho, que variam de 100 gramas a 1 quilo”, especificou a jovem.

A diferença
Sempre que alguém fala em “gourmet”, refere-se a produtos de alta qualidade e que foram elaborados através de estudos de combinações de sabores e ingredientes, como se fosse um tipo de obra de arte.

O ovo gourmet foi criado para quem aprecia a arte do chocolate feito com matérias-primas sofisticadas e não se importa em pagar um pouco a mais para ter um produto de alta culinária.

Esses ovos são feitos de forma mais artesanal do que os ovos industrializados. Eles levam mais tempo e a mão de obra é
especializada, por isso são produzidos em menor quantidade. Em outras palavras, não é tão fácil produzi-los em escala industrial.

Nos ovos gourmet, também são usados chocolates de sabores inusitados, produzidos em diversas partes do mundo e finalizados com toques especiais. No caso da Degustare Brigaderia, utiliza – se chocolate belga e brigadeiro gourmet.

[e-s001]Recheios inusitados
Lembra que o ovo gourmet é feito como uma obra de arte? Os sabores casam muito bem com o tipo de chocolate da casca. Nada está ali por acaso! O mesmo para os bombons que vão dentro do ovo: os sabores podem ser surpreendentes, sempre feitos com ingredientes de muita qualidade.

Ao contrário dos ovos que são recheados de forma convencional, o ovo de Páscoa gourmet consegue surpreender a todos, desde a compra até o último pedaço a ser degustado. E, quando chega – se ao seu recheio, a surpresa pode ser ainda maior.

Sabe-se que, sozinho, o ovo de chocolate já oferece sabores e sensações que são capazes de nos levar à loucura, mas quando estão acompanhados de recheios inusitados, toda experiência é mais prazerosa.

Embalagens luxuosas
Uma das principais características do ovo gourmet é o luxo, e isso se vê logo na embalagem. Nas chocolatarias mais chiques do mundo, as embalagens podem ser feitas de metal, cerâmica ou até cravejadas de pedras preciosas. Na Degustare Brigaderia, então, a embalagem é tão trabalhada quanto e compõe, perfeitamente, o conjunto ovo e embalagem para uma Páscoa inesquecível.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.