Coluna

Visto Americano

Perguntas e respostas sobre a aplicação

Sheila Dureles, Personal Travel

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25

O período de férias está se aproximando e as famílias já estão se programando para viajar. Muitas sonham em ir para Flórida aproveitar os parques de Orlando e suas novidades e entretenimentos. Curtir Miami, Nova York, Califórnia, etc.
Mas, primeiramente no planejamento de qualquer viagem para os Estados Unidos se encontra a necessidade de aplicação do pedido de visto americano. Seja a trabalho, estudo, negócios, tratamento médico ou turismo, que é o que vamos abordar aqui respondendo a algumas dúvidas entre as mais solicitadas.

O brasileiro precisa de visto para entrar em território americano?
Sim. O visto válido de entrada nos Estados Unidos da América(EUA) é necessário para todo cidadão brasileiro, inclusive crianças, mesmo que simplesmente em trânsito em um aeroporto.

Não tenho passaporte. Posso solicitar o visto mesmo assim?
Não. O passaporte é solicitado diversas vezes ao longo do processo de aplicação de visto. Por isso tire seu passaporte antes de solicitar a emissão de visto.

Qual a validade do visto americano?
O visto americano tem validade de 10 anos.

Quanto custa tirar o visto americano?
O visto americano custa US$160,00 para turismo, estudos, intercâmbio ou negócios. Como a taxa é cobrada em dólar, ela sofre variação diária, o que sempre impacta no preço final.

Como posso pagar pelo visto americano?
O pagamento pode ser feito com cartão de crédito eletronicamente ou por boleto bancário. A vantagem do pagamento via cartão é que a aprovação do pagamento sai na hora e você já consegue marcar a data de sua entrevista.
Uma vez aprovado o seu visto você poderá retirá-lo no Centro de atendimento ao solicitante de vistos(CASV) ou recebê-lo em casa, sem pagar nada mais por isso.

Qual o tipo de visto devo solicitar para turismo e quais as principais etapas do processo?
Deverá solicitar o visto de Turismo e Negócios – B1/B2.

As principais etapas são:
• Preencher eletronicamente o formulário DS-160;
• Pagar a taxa MRV;
• Fazer os agendamentos;
• Ir ao CASV com documentos colher as digitais e tirar a foto;
• Comparecer a entrevista no consulado.

O que não é permitido no CASV e na entrevista no consulado ou embaixada?
No CASV, você pode entrar de bolsa ou mochila, mas deverá desligar todos os aparelhos eletrônicos durante o processo. Já nos consulados e embaixada as regras são mais rígidas, só é permitida a entrada com bolsa ou mochila mas são proibidos quaisquer aparelhos eletrônicos, mesmo desligados.
Dica: Leve apenas o necessário. Evite entrar no consulado ou embaixada com muito objetos, você passará por revistas e raio-x. Coloque a documentação em uma pasta transparente. Aqui vale a máxima que menos é mais.

Consigo agendar o CASV e Consulado ou embaixada no mesmo dia?
Sim nos casos de Recife, Brasília e Rio de Janeiro, dependendo da disponibilidade de vagas é possível realizar agendamento no CASV e consulado/embaixada no mesmo dia. São Paulo e Porto Alegre são em dias alternados conforme disponibilidade.

Quais documentos devo levar na entrevista?
Você deverá apresentar documentação que demonstre seus vínculos com o Brasil. Deve indicar que não deseja imigrar ilegalmente para lá.
Separe e leve documentos como por exemplo matrícula em cursos/universidades, contrato de compra e venda de imóveis, contrato de aluguel, documentação de carro, certidão de casamento, extratos bancários, carteira de trabalho ou contrato social, etc.

Sobre a entrevista.
Ela poderá ser rápida ou um pouco mais longa mas dura em média de 2 a 5 minutos. Você poderá ter de responder a perguntas como:
Você já foi para os Estados Unidos antes? O que pretende fazer nos Estados Unidos? Quando pretende viajar e quanto tempo vai ficar? Já viajou para outros lugares? Onde irá se hospedar? O que você faz no Brasil?
Dica: Só responda o que lhe for perguntado e de forma direta, não entre em detalhes.

O que acontece depois da entrevista?
O cônsul vai lhe informar se seu visto foi ou não concedido. Se a resposta for positiva, o seu passaporte fica no consulado pois o visto será anexado a ele e enviado para o endereço fornecido por você ou buscado no CASV.
No caso de negativa, será entregue uma carta com explicação de motivos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.