COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
MESA grande que reuniu os convidados de Augusto Diniz no Alameda Trinta
MESA grande que reuniu os convidados de Augusto Diniz no Alameda Trinta
Augusto Diniz, Diego Arrebola, Gabriele Frizon e o Chef Warwick Trinta
Augusto Diniz, Diego Arrebola, Gabriele Frizon e o Chef Warwick Trinta
Acima, dois dos bem apresentados e deliciosos pratos servidos na noite
Acima, dois dos bem apresentados e deliciosos pratos servidos na noite
Marcio Barbosa e Francisca
Marcio Barbosa e Francisca
Carol e José Leite
Carol e José Leite
Licia e Warwick Trinta
Licia e Warwick Trinta
Liviomar Macatrão e Luana Alves
Liviomar Macatrão e Luana Alves
Alipio Moraes e Thati Mondego
Alipio Moraes e Thati Mondego

Degustação de vinhos no Alameda Trinta
O empresário Augusto Diniz foi o correto anfitrião de um jantar oferecido no bistrô Alameda Trinta para recepcionar dois dos mais famosos sommeliers de vinho do Brasil, Gabriele Frizon e Diego Arrebola.
A dupla esteve recentemente na Bélgica, na cidade de Anvers, onde Diego foi o único representante brasileiro na 16ª edição do campeonato “Best Sommelier of the World 2019”.
Os dois vieram a São Luís participar do evento de lançamento do “Wine Celebration” realizado ontem no restaurante do Blue Tree Towers São Luís, onde também foi servido um jantar harmonizado. Evento, aliás, programado para o dia 23 de agosto, com um show internacional.
No Alameda Trinta, os convidados foram brindados com deliciosos quitutes preparados pelo Chef Warwick Trinta e harmonizados com vinhos escolhidos pelos visitantes.

Abuso de drogas
Estão vivendo dias de expectativa os donos de clínicas para atendimento de pessoas vítimas do uso exagerado de psicoativos nas várias regiões do Maranhão.
É possível que seja necessário aumentar a estrutura e adquirir equipamentos.
É que está havendo uma alteração no conceito de apoio ao drogadicto. A tendência é investimento maciço no que o governo chama de “novas comunidades terapêuticas”.
A ministra Damares Alves é uma das entusiastas do modelo, que substitui o antigo sistema de acolhimento e terapêutica.

Repercussão negativa
Repercutiu como de maneira negativa nos meios intelectuais de Brasília, a exoneração, pela nova Mesa Diretora do Senado Federal, dos escritores maranhenses Joaquim Campelo Marques e Ronaldo Costa Fernandes, que ali atuavam há muitos anos – e com reconhecido mérito – na edição e reedição, pela Gráfica do Senado, de obras de grande importância para a História do país.
Embora estejam radicados há muitos anos na Capital Federal, Campelo e Ronaldo ocupam cadeiras vitalícias na Academia Maranhense de Letras.

Livro ou filme
Entre os colunistas políticos do país, há uma certeza: em três meses de governo, os herdeiros de Jair Bolsonaro tiveram tanto protagonismo que já se pode prever um livro ou filme com o título Todos os Filhos do Presidente, parafraseando Carl Bernstein e Bob Woodward, autores do célebre Todos os Homens do Presidente.
Numerados pelo pai desde antes da fama, os filhos influentes no governo e ativistas de internet vão de “Zero Um” a “Zero Três”, começando pelo senador Flavio Bolsonaro, autor do último tuíte polêmico, aquele em que sugeriu que o Hamas “se exploda” (e que apagou diante da repercussão negativa).
O Zero Dois é Carlos, vereador no Rio, senhor do raio e do trovão nas redes sociais, com influência nos perfis do presidente.
Eduardo, o Zero Três, é deputado federal e dublê de ministro das Relações Exteriores. Na recente viagem do pai aos Estados Unidos, apareceu mais do que o chanceler Ernesto Araújo, criação dele e do guru Olavo de Carvalho, a quem o general Hamilton Mourão chama de “astrólogo da Virgínia”. Participou do encontro com Donald Trump e fez manifestações de apoio à construção do muro na fronteira com o México.

Em Lisboa
De cabelos com reflexos brancos, bem à moda portuguesa, a empresária Glícia Gentil está circulando na cidade, mas no fim do mês regressa a Lisboa para ultimar os preparativos do casamento de seu filho (e de Roberto Fernandes) Filipe Gentil com a jovem potiguar Amanda Raissa Ferreira Costa, filha de Angélica Ferreira da Costa e Elidimar Oliveira da Costa.
A cerimônia será no dia 4 de maio, na Igreja da Memória, seguida de recepção no belíssimo Pestana Pálace – um antigo palácio transformado em hotel.

Flávia no Aleluia, Aleluia
Aos poucos vão sendo definidas as atrações musicais do bailinho Aleluia, Aleluia, dia 20 de abril, na Oak Wine, com o selo desta coluna. Da sensacional sambista Negra Jane, que é sucesso em São Paulo, à maranhense Flávia Bittencourt, que chega dia 11 de uma turnê pela Europa, estão confirmados na programação o excelente Pepê Jr e sua banda mais o bloco Os Reis da Liberdade, duas baterias de escola de samba e a Banda Reviver. Serão sete horas de alegria e animação.

DE RELANCE

Quadro negro
Nos planos do governo federal, que estuda uma Medida Provisória (MP) para regular o ensino domiciliar no país, o homeschooling também entra na pauta de pelo menos uma Assembleia Legislativa, a do Rio Grande do Sul. Pela proposta que tramita na Casa, as crianças e adolescentes educados no regime domiciliar deverão passar por avaliações periódicas por meio de provas aplicadas pelo sistema público para comprovar o aprendizado.

Quadro negro 2
A prática é legalizada em diversos países do mundo e chegou ao Supremo Tribunal Federal no ano passado. Os ministros do STF definiram que, sem uma lei válida que regule a questão, os pais não podem tirar os filhos da escola para ensiná-los em casa, mas entenderam que a prática não viola a Constituição. Os juízes não firmaram posição no sentido de se tratar de competência privativa da União.

Festa no Copacabana
O tititi no meio político está sendo vitaminado nos últimos dias com a festa que o deputado federal Ronaldo Carletto (PP-BA) vai dar neste fim de semana para comemorar o aniversário da filha. Será um festão, com o detalhe de que vai acontecer no Copacabana Palace, no Rio, para 1.500 convidados. Carletto é um forte empresário no ramo de transporte de passageiros com base no extremo sul da Bahia. De lá, os convidados são muitos. Do Maranhão, pouquíssimos.

Justiça no Morro
O Comitê Internacional pela Democracia no Brasil, sediado em Zurique, Suíça, encontrou um jeito inusitado de manifestar-se pela justiça no País: um ato público no alto do Morro do Pai Inácio, principal cartão-postal da Chapada Diamantina, situado a 1.200 metros de altitude. As imagens do ato público circularão mundialmente, pela internet, depois de enviadas para mais de 200 organizações internacionais que defendem as instituições do Estado de Direito em diversos países.

Relato de um recém-aposentado
Leitor da coluna conta que sua aposentadoria foi concedida dias atrás e, antes de saber, ele deduziu pela enxurrada súbita de ligações de bancos, com ofertas de empréstimo consignado pré-aprovado. Desde 25 de março ele tem recebido em torno de 20 ligações diárias, um assédio absurdo que interfere no seu horário de trabalho. E, como seu celular é por um plano empresarial para seis pessoas registrado no seu CPF, todos do plano passaram a receber as mesmas ligações, pedindo para falar com a esposa dele.

Também aconteceu comigo
Inferno coletivo! O casal passa o dia bloqueando números agora. De alguma forma ilícita, provavelmente, as informações chegam nestas financeiras que passam a bombardear os recém-aposentados. Com este Repórter PH, aconteceu a mesma coisa: fiquei sabendo da aposentadoria antes do comunicado oficial, através dessas ligações diárias e em horários na madrugada, inclusive. Não resolve bloquear chamadas. O ataque é ininterrupto e insano. Além dos baixos vencimentos, ter ainda esses predadores juntos no pacote é o que merece quem trabalhou uma vida inteira?

Mais grisalhos
A propósito: pela primeira vez, o mundo tem mais avós do que netos. Segundo a ONU, são 705 milhões de pessoas acima de 65 anos contra 680 milhões entre zero e quatro anos. Até 2050, serão duas pessoas com mais de 65 anos para cada recém-nascido. No Brasil, o Maranhão é um dos Estados com grande percentual de idosos. Entre 2015 e 2030, o percentual de pessoas na terceira idade vai passar de 15% para 24% – patamar igual ao da Áustria hoje.

Sol Nascente
Com a abdicação do Imperador Akihito, o príncipe herdeiro Naruhito deve assumir o trono no Japão a partir de 1º de maio. A nova era real vai se chamar “Reiwa”. O nome é formado por dois ideogramas sendo que “Rei” significa “belo(a)” e “wa” quer dizer “harmonia”. É a primeira vez na história que o nome de uma era tem como fonte documentos japoneses: para quem não sabe, “Reiwa” vem de um trecho de Manyoshu, a mais antiga coleção de poesias japonesas.

Para escrever na pedra:
“A melhor maneira de começar uma amizade é com uma boa gargalhada. De terminar com ela, também”. De Oscar Wilde, autor de “O Retrato de Dorian Gray”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.