Soja

Maranhão registra queda na produtividade da lavoura de soja

Segundo levantamento do Rally da Safra 2019, expedição privada organizada pela Agroconsult, na atual safra de grãos o estado colheu 49,0 sacas/hectare ante as 52,1 ano passado

Ribamar Cunha

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Técnicos do Rally avaliam potencial produtivo da lavoura e as características físicas e nutricionais da soja
Técnicos do Rally avaliam potencial produtivo da lavoura e as características físicas e nutricionais da soja

SÃO LUÍS - Entre os estados que formam a região chamada de Matopiba, o Maranhão registrou a menor produtividade da lavoura de soja na safra 2018/2019, conforme resultado apresentado pelo Rally da Safra, expedição privada que percorreu 81 mil km no período de janeiro a março deste ano. Enquanto na safra 2017/2018, colheu-se 52,1 sacas/hectare em lavouras maranhenses, na atual safra caiu para 49,0 sacas/hectare.

Mapa da soja
Mapa da soja

Os outros estados que integram o Matopiba tiveram desempenho melhor. Conforme os dados dessa primeira etapa do Rally da Safra 2019, o Piauí colheu 54,0 sacas/hectare, o Tocantins 51,0 sacas/hectare e a Bahia 57,0 sacas/hectare.

O clima irregular acabou contribuindo para essa redução na produtividade da região. Algumas áreas, inclusive no Maranhão, tiveram até 40 dias sem chuva, o que prejudicou o desenvolvimento das lavouras de soja. Um exemplo foi o município de São Domingos do Azeitão que teve 42 dias sem chover, prejudicando o rendimento das plantas.

Esta 16ª edição do Rally reúne 12 equipes em campo, das quais nove avaliaram as lavouras de soja até o mês de março. Outras três irão a campo entre maio e junho para verificar as áreas de milho segunda safra. O levantamento acontece em 14 estados produtores: Mato Grosso, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Maranhão, Piauí, Tocantins, Rondônia e Pará.

Na primeira etapa da expedição foram avaliadas 1.315 lavouras (no ano passado foram 1.100) e percorridos 81 mil quilômetros. Cinco eventos regionais e 27 encontros com produtores para debater as condições da safra brasileira ocorreram no período. A expedição estima percorrer mais de 100 mil quilômetros neste ano.

Os trabalhos em campo começaram com a Equipe 1 no dia 14 de janeiro em Sinop/MT. A Equipe 2 visitou as regiões Norte e Oeste do Paraná entre 21 e 23 de janeiro. Depois seguiu para o Mato Grosso do Sul cobrindo toda a região Sul até chegar a Campo Grande/MS, finalizando esta etapa no dia 26 de janeiro.

A Equipe 3 esteve em Goiás para fazer o levantamento no Sudoeste do estado. A mesma equipe retornou para o Mato Grosso nos dias 31 de janeiro, 01 e 02 de fevereiro para analisar as lavouras na região Sudeste do Estado.

Os técnicos da Equipe 4 retornaram ao Mato Grosso entre os dias 04 e 08 de fevereiro. Os técnicos visitaram as regiões do Médio-Norte (Nova Mutum, Lucas do Rio Verde e Sorriso) e Oeste (Campo Novo do Parecis, Sapezal), avaliando as lavouras de ciclo médio/tardio e finalizaram essa etapa em Rondônia.

Entre os dias 11 e 14 de fevereiro, a Equipe 5 esteve no Nordeste do Mato Grosso, finalizando o levantamento de soja no Estado e seguindo até o Pará. A Equipe 6 esteve em São Paulo entre os dias 17 e 19 de fevereiro e nos dias 20 e 21 no Paraná.

O Tocantins recebeu a Equipe 7 nos dias 23 e 24 de fevereiro. Entre 25 e 28 de fevereiro, os técnicos avaliaram as lavouras em Minas Gerais e Goiás. Já a Equipe 8 avaliou lavouras de soja no Nordeste e Norte do Brasil nas regiões do Oeste da Bahia, Sul do Piauí, Maranhão e Tocantins entre os dias 11 e 16 de março. Por último, a Equipe 9 visitou áreas na região Sul entre os dias 18 e 23 de março.

Mais

Milho segunda safra

Nesta 16ª edição do Rally da Safra, organizado pela Agroconsult, outras três equipes avaliarão o milho segunda safra, entre os dias 6 de maio e 7 de junho no Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná.

Números

49,0

Sacas/hectare foi a produtividade da lavoura de soja no Maranhão, segundo levantamento do Rally da Safra

42

Dias sem chover foi verificado em São Domingos do Azeitão, prejudicando o rendimento das lavouras

1.315

Lavouras de soja foram avaliadas na primeira etapa do Rally da Safra 2019, expedição privada da Agroconsult

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.