Ação de turismo

Festejos juninos de São Luís no Mercado Municipal de SP

Na oportunidade, visitantes do Mercado municipal poderão conhecer mais sobre a cultura e a culinária da capital maranhense

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Cazumbá é um dos personagens das brincadeiras juninas  no evento em São Paulo
Cazumbá é um dos personagens das brincadeiras juninas no evento em São Paulo (Divulgação)

SÃO LUÍS - O São João de São Luís, considerado uma das maiores festas populares do Brasil, será apresentado de quinta-feira (4) até sábado (6) no Mercado Municipal de São Paulo. A partir das 11h, quem passar pelo local poderá degustar as comidas típicas da capital e se encantar com as cores e ritmos das apresentações culturais que conquistam o público e atraem cada vez mais pessoas durante o mês de junho - mês da efervescência da festa - para o Maranhão.

A ação, da Prefeitura de São Luís por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), tem o objetivo de reforçar a divulgação e atrair mais turistas para a capital maranhense e, com isto, incrementar a economia da cidade com a geração de emprego e renda.

Esta não é a primeira vez que a prefeitura investe na divulgação das festas juninas de São Luís fora do Estado. Ano passado, uma ação semelhante também ocorreu em São Paulo, no Paraná e Pará. Este ano, foi iniciada a temporada de divulgação do São João 2019 de São Luís durante o 6º Encontro de Negócio New It, com agentes de viagem do Rio do Janeiro.

"Seguindo com as ações de fomento ao turismo, faremos apresentação do bumba meu boi e da nossa gastronomia para tornar o contato com São Luís maior. É uma excelente oportunidade para apresentar a nossa cultura para milhares de pessoas que visitam diariamente o Mercado Municipal de São Paulo", explica a secretária municipal de Turismo de São Luís, Socorro Araújo.

"É um momento especial com um belo trabalho organizado ao longo de meses, para que nossa São Luís seja bem apresentada. Vamos mostrar muitas novidades para apresentar à cidade a São Paulo para que vejam a riqueza cultural que temos", destaca a secretária.

Cultura maranhense

Nesta ação em São Paulo, personagens célebres da cultura maranhense apresentarão as festas populares locais. Índias e índios do Boi Brilho da Ilha vão fazer apresentações gratuitas durantes os três dias de evento no Mercado Municipal. Além disto, haverá degustação de comidas típicas do período junino maranhense para quem visitar o espaço. Arroz de Cuxá e Guaraná Jesus receberão destaque.

E quem passar pelo Mercadão ainda poderá ganhar um brinde que tem tudo a ver com o Maranhão: uma matraca ou um maracá - instrumentos percussivos populares no São João do Maranhão, personalizados com a marca turística de São Luís. Para isso, basta estar presente, fazer um registro do evento e postar na sua rede social (Facebook, Instagram ou Twitter), utilizando a hashtag #TurismoSãoLuís. É preciso também seguir os nossos perfis oficiais no Facebook (Turismo São Luís), Instagram (@turismo.saoluis) ou Twitter (@turismosaoluis).

Alegria e tradição

O bumba meu boi é o carro-chefe do São João de São Luís. São mais de 100 grupos subdivididos no que o maranhense denomina de 'sotaque', que envolve variações de ritmos, indumentária e instrumentos musicais. Um dos principais sotaques é o de matraca, instrumento altamente popular no Maranhão, e é justamente ela que será oferecida como brinde na ação para todos que seguirem os perfis do 'Turismo São Luís' e postarem fotos nas redes sociais.

O Maranhão também é rico em relação às histórias do período junino. Esse é o caso da lenda do Pai Francisco e da sua esposa, Catirina. Diz a lenda que o escravo Pai Francisco, para satisfazer a sua mulher Catirina, grávida e com desejo de comer língua de boi, mata o novilho Mimoso, o mais querido do seu senhor. Ao ser descoberto, Pai Francisco foge com a mulher, mas é preso e finalmente libertado quando feiticeiros conseguem, por meio de rituais mágicos, ressuscitar o animal. Tudo isso é feito ao som de muita música e de danças que embalam a manifestação, formando um grande teatro a céu aberto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.